Vazamento de Ar pelo Pedal das Pontas

Uma peça de essencial uso no Consultório Odontológico como o Pedal de Acionamento das Pontas, não pode passar despercebido pelo técnico em sua manutenção periódica, pois qualquer pequeno dano a essa peça poderá ocasionar um vazamento de ar pelo pedal das pontas.

Este equipamento merece o seu devido respeito, porque sem ele não dá para acionar as pontas (Caneta de Alta Rotação, Micromotor, Contra Ângulo, Ponta Reta, Ultrassom pneumático sistema borden e jato de bicarbonato sistema borden).

Se danificar por completo esse pedal de ar, o dentista simplesmente “para”.

E como os dentistas não tem tanto conhecimento de seu funcionamento “apenas sabem o que tem que saber obviamente”, não impõe ao técnico que revise o pedal de ar.

Em todos esses anos trabalhando no ramo de odontologia, eu nunca recebi um chamado de visita técnica preventiva para fazer uma revisão no equipamento odontológico e no Pedal de Acionamento de Ar.

No entanto, quando fazia a revisão geral do consultório incluía no meu Checklist, uma revisão interna do pedal de acionamento para clientes novos e quando a visita técnica já tinha se passado mais de um ano também.

Agora você pode estar pensando o porquê estou falando isso?

– Vou explicar rapidamente de uma boa forma!

Dentro da maioria dos Pedais de Acionamento de Ar têm uma válvula com uma molinha, uma pequena bucha de borracha e um anel de vedação.

vazamento pelo pedal de ar

Pedal progressivo de ar

Com as variações de temperatura ambiente, umidade do ar, umidade passada de uma possível limpeza com água e produtos químicos ou com o próprio tempo de uso, esses componentes como todos os outros do consultório também sofrem um desgaste natural.

Pode até ser um ressecamento prematuro, acarretando assim vários problemas como o próprio nome do texto diz, vazamento de ar pelo pedal das pontas, que poderiam ser facilmente evitados.

Se o seu pedal vaza ar de vez em quando, pode ser um ressecamento na ponta da mangueira dentro do pedal, onde pode estar havendo um alaciamento temporário das mangueiras devido à oscilação da temperatura ambiente (quente e frio).

Às vezes isso pode até acontecer se o consultório tem um condicionador de ar, aí dependendo da posição que para o pedal vaza na mangueira ou não.

Muitas vezes este problema pode ser solucionado de uma forma bem simples.

A maioria dos pedais de acionamento de ar com o formato redondo e que apenas serve para acionamento das pontas, é fácil de abrir.

Geralmente esse pedal tem 4 parafusos na base, basta solta – los desrosqueando no sentido anti-horário e retirar o conjunto de cima.

pedal de ar desmontado

Pedal progressivo de ar desmontado o aro e a tampa superior

 

 

Após esse processo você encontrará as mangueiras ligadas na válvula do pedal já mencionada acima, verifique mexendo levemente em uma mangueira e depois a outra para verificar qual delas realmente está com vazamento de ar.

Após ter achado qual das mangueiras está vazando, aí você terá que fechar o ar que vai para o consultório, e só assim, poderá começar o procedimento de retirada de vazamento dessa mangueira.

Geralmente na ponta de cada mangueira haverá um anel (de borracha ou de metal), solte-o puxando em sua direção até que a mangueira esteja totalmente livre para ser puxada.

Quando retirar a mangueira, marque uns 5 cm para traz e corte esse pedaço da mangueira.

Recoloque-a novamente no local não se esquecendo do anel que a segura, às vezes pode ser que seja difícil colocar novamente pelo fato da mangueira estar dura, mas basta aquecer um pouco a ponta da mangueira com água quente ou até mesmo um isqueiro e forçar devagar para entrar.

Bem provavelmente você terá que efetuar esse mesmo procedimento na outra mangueira também por prevenção, pois senão poderá continuar o vazamento de ar pelo pedal das pontas novamente.

A mangueira que você não mexeu, estará maior podendo ficar desalinhada na hora de fechar o pedal, e se um lado estava com problemas, bem provavelmente o outro estará também.

Para fixar as mangueiras para evitar vazamentos, você pode usar os mesmos anéis ou abraçadeiras plásticas finas próprias para este fim ou amarrando com fio de nylon ou fio dental ou se não der certo, substitua a mangueira por completo, que é o mais recomendado.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Concordo em ter meus dados cadastrados na plataforma MailChimp ( mais informações )
Junte-se a mais de 3.000 visitantes que recebem nossas dicas, informações e ajuda para consertar equipamentos odontológicos. Faça parte de nossa lista VIP e receba dicas de consertos por email, para manter seus equipamentos sempre em dia.
Odiamos SPAM. Seus dados estão 100% Seguros!

O pedal com essas mesmas características de vazamento de ar também pode ser que a pequena bucha de borracha que há nele, possa estar ressecada ou danificada.

Se realmente esta pequena bucha de borracha estiver muito ressecada, danificada ou muito maleável, o êmbolo de acionamento desta válvula não vai cumprir sua função.

Se ela estiver muito maleável o êmbolo entra na borracha, estrangula a saída do ar (reduzindo a pressão) ou até entope a saída (não sai ar).

Se ela estiver muito ressecada ou até danificada, a ação é inversa, não consegue vedar o Ar na válvula e assim começa o ciclo de vazamento pelo pedal de ar das pontas.

Usando as mesmas especificações do pedal mencionado neste artigo, repita o processo de abertura do mesmo já informado no texto acima.

Após o pedal estar aberto e com o ar que vai para o consultório fechado, vamos ao procedimento de troca da bucha da válvula.

Na base do pedal está fixada com dois parafusos, a válvula de fechamento e liberação de ar após o mesmo ser acionado com os pés.

Solte esses dois parafusos com a ferramenta correta (Chave de Fenda ou Philips) desrosqueando no sentido anti-horário, e desta forma, vai sair a válvula.

Mas cuidado para que a mola que fica dentro da válvula e em contato com a base do pedal, não pule e se perca, pois a mesma está com muita pressão para segurar a buchinha de borracha mencionada para cima.

base do pedal com a vàlvula retirada

Base do pedal progressivo com válvula de ar

Após tudo solto e se a buchinha também não se soltar sozinha, empurre-a de cima para baixo e ela se soltará, aí basta troca-la e montar tudo novamente em seu devido lugar.

Bucha de Borracha do Pedal

Bucha interna de borracha da válvula do pedal de ar

E em pensar que esta “pequena bucha de borracha” custa menos de R$ 10,00 e é fácil de trocar, mas faz um estrago enorme se não tiver o devido cuidado com ela.

Às vezes por causa de tão pouco ou de um técnico não preparado, o profissional fica sem trabalhar por horas ou até um dia, causando lhe prejuízos e incômodos de desmarcar pacientes que muitas vezes acham ruim o reagendamento.

Resumindo, por tão pouco é inadmissível perdurar por muito tempo o vazamento de Ar pelo Pedal das Pontas, e esta é uma opinião de um técnico.

Se após todos esses procedimentos, seu pedal continuar apresentando os mesmos problemas, será necessário verificar minuciosamente outros equipamentos e parâmetros como por exemplo, a pressão do compressor e a do filtro regulador de ar.

Recomendações finais.

Se ainda estiver com dúvidas é só entrar em contato através dos comentários do artigo, pois terei o maior prazer em responder, e se eu não souber vou pesquisar para obter respostas concretas e colocar no artigo.

Sempre consultar o manual do usuário e solicitar assistência técnica autorizada ou seu técnico de confiança para não ter surpresas desagradáveis como perda da garantia, preços abusivos ou pessoas que se intitulam de técnico e acabam danificando mais seu equipamento.

Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe em suas redes sociais, para que outros possam saber também o que você sabe agora, e com essa ação, podemos ajudar mais pessoas.

Espero ter ajudado!

Quer fazer um Curso de Manutenção em Equipamentos odontológicos?

Clique Aqui ou na imagem para saber mais detalhes do Curso!

Cadastre -se em nossa lista "VIP" para ter dicas valiosas de consertos!

16 Comentários

  1. Paulo

    Boa Tarde

    Meu baixa rotação enfraqueceu travando na hora de polir uma prótese, percebi que o ar está saindo mais fraco, porém,o alta rotação está normal, o que poderia ser? Grato pela atenção. Att.; Paulo

    • Boa noite Paulo, qual marca, modelo, é o micromotor ou o contra ângulo? Se for o micromotor bem provavelmente poderá ser manutenção das palhetas, molas ou rolamentos. Se for o Contra Ângulo poderá ser rolamentos e/ou engrenagens.

  2. LUISA

    Olá, Luiz.
    O meu pedal esta fazendo o barulho de ar bem forte. A minha questão é que enviei para o técnico e ele me disse que já de cara acha que é a valvula (sei que é bem cara) , agora tenho esperança de ser a borrachinha. Meu equipo é da Olsen sprint T, onde sera que encontraria a borrachinha?

  3. Bete Santos.

    Bom dia!!
    Resolvido o problema de vazamento de ar, como enxaixo de volta, aquela “tampa” do pedal???

  4. Marcelo

    como tira a presilia do pedal da kavo

  5. MIGUEL TRINDADE DOURADO DOURADO

    desmontei sem observar a posição da mola e da borrachinha, como montar
    certo de novo

    • Olá Miguel, na sequência… base do pedal, anel de vedação da válvula, mola, borrachinha, válvula e parafusa tudo com os dois parafusos debaixo do pedal, depois coloca o pistão da válvula e fecha com a capa e os parafusos da capa.

      Grato e espero ter ajudado!

  6. Camile

    Olá… tenho um equipo kavo unik, e está acontecendo isso. Onde encontro essa bucha de borracha, e onde ela fica exatamente? Obrigada!

  7. Elizabeth

    Olá,tudo bem?
    O problema da minha cadeira é isso mesmo.essa borrachinha.mas aqui onde moro não tem técnico,ele fica à 400km daqui.vc poderia me ensinar a troca-la?já abri e é a borracha q estava toda roída.
    Obrigada.

    • Olá Elizabeth, terei o maior prazer em ajudá la, mas preciso das imagens do seu pedal.

  8. Tiago

    Boa noite, estou com esse peoblema e gostaria de saber onde posso encontrar essa bucha?

  9. Rose

    Boa noite
    Estou com esse problema
    Porém fui trocar essa borrachinha e não sei o que houve mais meu
    Reservatório de água explodiu
    Foi um baita susto
    Será que fiz algo errado?
    E agora meu compressor não carrega

    • Olá Rose, para ter acontecido isso só se vc mexeu na pressão do compressor ou do filtro de ar e se mexeu no equipo pode ter invertido alguma mangueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.