Vazamento de Ar pelo Pedal das Pontas

pedais de ar
Vazamento de Ar pelo Pedal das Pontas
5 (100%) 2 votes

 

Uma peça de essencial uso no Consultório Odontológico como o Pedal de Acionamento das Pontas, não pode passar despercebido pelo técnico em sua manutenção periódica, pois ele merece o seu devido respeito porque sem ele não dá para usar as pontas (Caneta de Alta Rotação, Micromotor, Contra Ângulo, Ponta Reta, Ultrassom pneumático sistema borden e jato de bicarbonato sistema borden), e simplesmente o Dentista “para”.
Pedal de ArE como os dentistas não tem tanto conhecimento de seu funcionamento “apenas sabem o que tem que saber”, não impõe ao técnico que revise o pedal de ar. Em todos esses anos trabalhando no ramo de odontologia, eu nunca recebi um chamado de visita técnica preventiva para fazer uma revisão no Pedal de Acionamento de Ar. No entanto, quando fazia a revisão geral do consultório incluía no meu Checklist, uma revisão interna do pedal de acionamento para clientes novos e quando a visita técnica já tinha se passado mais de um ano.
Agora vocês podem estar pensando o porquê estou falando isso, mas posso explicar rapidamente.
Dentro da maioria dos Pedais de Acionamento de Ar têm uma válvula com uma molinha, uma pequena bucha de borracha e um anel de vedação que com as variações de temperatura ambiente, umidade do ar, umidade passada de uma possível limpeza com água e produtos químicos ou com o próprio tempo de uso, esses componentes como todos os outros do consultório também sofrem um desgaste natural ou um ressecamento prematuro, acarretando assim vários problemas como o próprio nome do texto diz, vazamento de ar pelo pedal das pontas, que poderiam ser facilmente evitados.
Se o seu pedal vaza ar de vez em quando, pode ser um ressecamento na ponta da mangueira dentro do pedal onde pode estar havendo um alaciamento temporário das mangueiras devido à oscilação da temperatura ambiente (quente e frio) às vezes ocasionada pelo próprio condicionador de ar, aí dependendo da posição que para o pedal vaza na mangueira ou não.
Este problema pode ser solucionado de uma forma bem simples, cortando um pedaço da mangueira e recolocando-a novamente no local com abraçadeiras próprias para este fim ou substituindo a mangueira por completo, que é o mais recomendado. O pedal com essas mesmas características de defeito também pode ser a pequena bucha de borracha.
Bucha de Borracha do PedalSe realmente esta pequena bucha de borracha estiver muito ressecada ou muito maleável, o êmbolo de acionamento desta válvula não vai cumprir sua função. Se ela estiver muito maleável o êmbolo entra na borracha, estrangula a saída do ar (reduzindo a pressão) ou até entope a saída (não sai ar).
Se ela estiver muito ressecada a ação é inversa, não consegue vedar o Ar na válvula e assim começa o ciclo de vazamento pelo pedal de ar das pontas.
E em pensar que esta “pequena bucha de borracha” custa menos de R$ 5,00 e é fácil de trocar, mas faz um estrago enorme se não tiver o devido cuidado com ela. Às vezes por causa de tão pouco ou de um técnico não preparado, o profissional fica sem trabalhar por horas ou até um dia, causando lhe prejuízos e incômodos de desmarcar pacientes que muitas vezes acham ruim o reagendamento.

Resumindo, por tão pouco é inadmissível perdurar por muito tempo o vazamento de Ar pelo Pedal das Pontas, opnião de técnico.
E lembrando! Consulte sempre o manual do proprietário e solicite assistência técnica autorizada ou um técnico de sua confiança.
Espero ter ajudado!

10 Visitantes Comentaram em “Vazamento de Ar pelo Pedal das Pontas

  1. desmontei sem observar a posição da mola e da borrachinha, como montar
    certo de novo

    1. Olá Miguel, na sequência… base do pedal, anel de vedação da válvula, mola, borrachinha, válvula e parafusa tudo com os dois parafusos debaixo do pedal, depois coloca o pistão da válvula e fecha com a capa e os parafusos da capa.

      Grato e espero ter ajudado!

  2. Olá… tenho um equipo kavo unik, e está acontecendo isso. Onde encontro essa bucha de borracha, e onde ela fica exatamente? Obrigada!

  3. Olá,tudo bem?
    O problema da minha cadeira é isso mesmo.essa borrachinha.mas aqui onde moro não tem técnico,ele fica à 400km daqui.vc poderia me ensinar a troca-la?já abri e é a borracha q estava toda roída.
    Obrigada.

  4. Boa noite
    Estou com esse problema
    Porém fui trocar essa borrachinha e não sei o que houve mais meu
    Reservatório de água explodiu
    Foi um baita susto
    Será que fiz algo errado?
    E agora meu compressor não carrega

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entre em Contato por Email
Facebook
Twitter