Sugador da cadeira odontológica – Desentupir e Aumentar a potência

Se o sugador da sua cadeira odontológica está fraco ou não suga ou está assoprando, retornando líquidos e resíduos. Então leia todo esse artigo, que vou te ajudar a resolver esses problemas.

O sugador da cadeira odontológica que não suga, não serve para nada em um consultório odontológico, principalmente se for para um cirurgião dentista.

Para quem não tem uma Bomba de Vácuo instalada adequadamente no consultório odontológico, neste artigo vou dar dicas para, limpar, desentupir e aumentar a potência do sugador  da cadeira.

O que é o Sugador da Cadeira Odontológica?

O sugador da cadeira odontológica é um dispositivo acoplado ao equipamento odontológico, geralmente na unidade cuspidora, composto de mangueira, filtro ou injetor e ponteira para sucção onde é acoplado o sugador descartável.

sugadores odontológicos

Para que serve o Sugador da Cadeira Odontológica?

O Sugador da Cadeira Odontológica tem a função de sugar e expulsar o excesso de saliva, sangue e outros resíduos encontrados na boca do paciente durante os mais diversos procedimentos odontológicos.

Como funciona o Sugador da Cadeira Odontológica?

O funcionamento do Sugador da Cadeira Odontológica é bem simples, mas é muito bom saber exatamente o procedimento para que se possa descobrir rapidamente o defeito, se aparecer.

Quando o sugador está em funcionamento, o ar é levado através da mangueira para a entrada de ar do filtro tipo Venturi ou para o injetor, onde esse ar passa por uma agulha (a peça é chamada assim, mas não é uma agulha) entrando em um copo (Venturi) ou um tubo mais largo (do injetor), onde cria um vácuo.

sugador venturi

Sugador utilizado em algumas cadeiras da Dabi Atlante

Onde se cria o vácuo, há um local onde se coloca a mangueira que é a mesma que chega à cuspideira, fazendo assim a sucção da saliva e outras propriedades.

A importância do Sugador da Cadeira Odontológica

Chegamos à conclusão que esse equipamento é indispensável a qualquer dentista, seja qual for sua especialidade.

Por ser um equipamento que pode ser utilizado em diversos procedimentos odontológicos.

Apesar de ser um equipamento presente em todas as cadeiras odontológicas, os fabricantes não conseguiram deixa lo eficiente, por esse motivo, há muitas reclamações de entupimento e que o mesmo está fraco.

Fatores que influenciam para que o Sugador da Cadeira não funcione corretamente (sucção fraca ou não suga ou retorna os líquidos sugados):

Quando o dentista vai usar o sugador odontológico, o mesmo fica engasgando para sugar e muitas vezes inclusive, deixam voltar as secreções sugadas para a boca do paciente, isso é muito desconfortante e embaraçoso para o profissional e o paciente.

Sem mencionar que esse processo de voltar os líquidos através do tubo do sugador é extremamente perigoso para a saúde do paciente.
Essa falta de sucção ou o retorno desses líquidos sugados, podem ser causadas por diversos fatores. Vamos ver alguns deles.

como ser tecnico de equipamentos

– Entupimento constante do sistema de sucção (falta de limpeza);

– Caixa de saída de esgoto obstruída ou muito suja (falta de limpeza);

– Sugador tipo Venturi pode estar com o copinho ou a agulha de saída de ar obstruída (manutenção e limpeza);

– Sugador tipo injetor pode estar com a agulha obstruída (manutenção e limpeza);

– Também podem ser muitos outros problemas que não estão citados aqui.

Esse tipo de sugador deixa passar todas as impurezas dos procedimentos realizados diretamente para a caixa de esgoto da cadeira como na figura abaixo, tendo a necessidade de limpeza frequente.

caixa esgoto cadeira Dabi

Limpeza geral do Sugador

Recomenda-se fazer a sucção de uma solução desinfetante e desobstruidora diariamente, evitando o risco de contaminação cruzada e aumentando a vida útil do equipamento, desobstruindo o sistema de sucção do sugador e das mangueiras.

Além disso, previne entupimentos, elimina resíduos depositados nas mangueiras e nos separadores de detritos, aumenta a sucção pela desobstrução dos dutos suctores.

Ao escolher uma solução para limpeza do sistema de sucção, escolha a de sua preferência, porém que siga algumas recomendações como: que não seja espumante, seja concentrado, que tenha a capacidade de dissolver resíduos sólidos como sangue coagulado, saliva, gel fluoretado, materiais de moldagem, restos de cimentos e resinas composta.

Aspire a solução com a máxima potência dos sugadores por 30 segundos e jogue também o líquido na cuba da unidade de água para aproveitar ao máxima a solução de limpeza.

Esse procedimento frequente e com a solução adequada, destrói bactérias vegetativas, microbactérias e a maioria dos vírus e fungos.

Ao proceder com a sucção da solução é importante que seja realizado em todos os terminais de sucção e que os mesmos estejam abertos.

Para as outras partes do sugador odontológico, o ideal é passar desinfetante ou álcool 70% com gaze em toda a extensão.

Repita o processo após cada paciente e no final do período de trabalho.

Desentupir as peças internas do sugador

Se o sugador não está sugando ou está muito fraco, bem provavelmente a agulha do sugador Venturi ou a agulha do injetor está suja, deixando a passagem do ar bem estreita, e com isso enfraquecendo a sucção.  

Verifique também se seu equipamento possui separador de detritos no meio da mangueira ou na caixa de comando da cadeira, pois se essas peças também estiverem sujas e/ou entupidas, influenciará diretamente na potência da sucção.

Se o sugador está “assoprando”, ou seja, deixando voltar os líquidos para a boca do paciente, bem provavelmente as agulhas mencionadas acima, estão entupidas, fazendo com que o ar mude de direção (o ar sai por onde seria a sucção).

Para resolver esses problemas, precisamos executar a desmontagem, desobstrução e limpeza de todas essas peças mencionadas.

Aumentar a potência para sugar melhor

Após efetuar todos esses procedimentos de limpeza e desobstrução mencionados acima, bem provavelmente já aumentará a sucção de seu sugador odontológico.

Mas há um pequeno truque que às vezes funciona, quando for limpar a agulha com uma lima de endo, alargue um pouco mais o furo para que demore um pouco mais para entupir e ganhar um pouco mais de liberdade para o ar passar, e assim aumentando um pouco a pressão de sucção do mesmo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Concordo em ter meus dados cadastrados na plataforma MailChimp ( mais informações )
Junte-se a mais de 3.000 visitantes que recebem nossas dicas, informações e ajuda para consertar equipamentos odontológicos. Faça parte de nossa lista VIP e receba dicas de consertos por email, para manter seus equipamentos sempre em dia.
Odiamos SPAM. Seus dados estão 100% Seguros!

Mas, nunca se esqueça de verificar sempre a limpeza do separador de detritos, se o seu equipamento possuir.

Para ver um vídeo através do Youtube, dos procedimentos de desmontagem, desobstrução e limpeza das peças do sugador odontológico, para resolver os problemas de sucção fraca, falta de sucção e retorno do ar e/ou dos líquidos sugados… Clique Aqui! 

Recomendações finais

Se ainda estiver com dúvidas é só entrar em contato através dos comentários do artigo, pois terei o maior prazer em responder, e se eu não souber vou pesquisar para obter respostas concretas e colocar no artigo.

Sempre consultar o manual do usuário e solicitar assistência técnica autorizada ou seu técnico de confiança para não ter surpresas desagradáveis como perda da garantia, preços abusivos ou pessoas que se intitulam de técnico e acabam danificando mais seu equipamento.

Espero ter ajudado!

Quer mais dicas de consertos? Veja este ebook!

Quer fazer um Curso de Manutenção em Equipamentos Odontológicos? Clique Aqui ou na imagem abaixo!

Ebook gratuito com várias dicas valiosas de consertos em alguns equipamentos odontológicos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.