Vazamento de Ar no Compressor pela válvula de alívio

5.0
17

O barulho de vazamento de ar dentro do consultório odontológico é irritante e até dá para contornar a situação, mas quando é um vazamento de ar no compressor pela válvula de alívio, então precisamos de uma atenção maior.

Quando o motor do compressor desliga, começa a vazar um ar na válvula de alívio, até aí tudo bem, porque esse ar tem que sair.

Acontece que ele só pode vazar no momento em que o aparelho é desligado, e só um pouco, para quando o motor arrancar novamente não fique pesado o arranque.  

Quando o compressor está em funcionamento, ou seja, quando os pistões estão fazendo o seu curso normal para cima e para baixo, comprimindo o ar e enviando através da serpentina para dentro do reservatório, este mesmo ar é obrigado a passar por uma válvula de retenção.

Vazamento de Ar no Compressor pela válvula

Válvula de Retenção para Compressores de ar

Como o próprio nome diz, têm que reter o ar dentro do reservatório impedindo que ele retorne para o seu local de origem, que no caso é a unidade compressora (cabeçote).

A válvula de retenção tem que fazer com que o ar siga em um único sentido, que é o que vem do motor (cabeçote) e vá para dentro do reservatório e não volte.

Para que o compressor dê a partida, existe um capacitor junto ao motor para auxiliar nesse processo (não são em todos os compressores que  existem estes capacitores).

Para que o motor do compressor dê a partida livremente é necessário esvaziar a tubulação com todo o ar restante, pois com esse ar parado dentro do tubo de passagem, a partida fica pesada para o motor.

E o que significa isso?

 

Significa que com certeza esse compressor está com problema, mas não seria na válvula de alívio, e sim, na válvula de retenção.

Vazamento de Ar no Compressor pela válvula de retençãoVeja que no título desse artigo está como vazamento de ar no compressor pela válvula de alívio e não pela válvula de retenção.

Esse título foi realmente para chamar a atenção do vazamento e não identificando qual peça está com defeito.

Com as características apresentadas acima para esse problema, quando a pressão do compressor estiver entre 40 a 60 libras de acordo com a regulagem do pressostato, o motor vai ligar.

Se esta válvula de retenção estiver deixando o ar voltar, o motor vai travar e ficar completamente sem força para arrancar porque essa válvula de retenção não está funcionando corretamente.

Ás vezes ao ligar o compressor dessa forma, você poderá verificar que a lâmpada chega até a piscar e muitas vezes forçando a partida até fazendo o mesmo “roncar”.

Onde fica essa válvula?

O ar restante dentro da tubulação de envio para o reservatório, é normalmente descarregado pela válvula de alívio acoplada ao pressostato e através de uma pequena alavanca situada ao mesmo.

Detalhe-da-Válvula-de-Alívio

Detalhe de onde fica a válvula de alívio do compressor de ar

Vazamento de Ar no Compressor através da válvula – Por que isso acontece?

Quando a válvula de retenção está suja ou danificada, ela deixa passar o ar na direção contrária ao seu fluxo normal, e assim, cria – se uma pressão a mais no sistema.

Com essa pressão dentro do sistema, fica a sensação que o motor está fraco para dar a partida ou o compressor fica sem força para encher e desligar ou ainda a sensação de vazamento de ar direto.

Aí vocês devem estar perguntando, o que isso tem a ver com o vazamento de ar pela válvula de alívio do compressor que citei?

– Explico!

Esta válvula de alívio é instalada entre a válvula de retenção e o pressostato, quando este é desligado automaticamente pela pressão interna do reservatório, ele movimenta aquela pequena alavanca para cima, acionando a agulha existente na válvula de alívio.

pressostatos com válvula é onde tem vazamento de ar no compressor

Demonstração da válvula de alívio acoplada ao pressostato

Esta mesma válvula permanece acionada até que o compressor ligue novamente de acordo com a pressão regulada no pressostato e esta pequena alavanca abaixe e libere a agulha da válvula de alívio fechando a mesma.

Vejam bem! O problema real é a válvula de retenção, mas devido ao processo comum de liga e desliga do compressor, a válvula de alívio entra como defeito, pois é ela que fica com o vazamento de ar.

Esta válvula de alívio é para retirar o ar e já fechar a passagem, mas isso não acontece quando a válvula de retenção está com defeito porque a mola de retorno da agulha é fraca e a pressão em cima dela é alta.

Se quiser mais dicas de consertos em equipamentos odontológicos CLIQUE AQUI e veja o conteúdo.

Sintomas de Vazamento de Ar no Compressor: 

  • O compressor demora muito para desligar;
  • Vazamento constante de ar pela válvula de alívio;
  • Se no consultório tiver instalado um filtro de ar com sistema de dreno automático, provavelmente este ficará vazando devido à falta de pressão para fecha-lo.

SOLUÇÃO: 

  • Trocar os reparos da válvula de retenção (não muito recomendado, por não ser tão eficaz);
  • Fazer a substituição da Válvula de Retenção (Recomendado) o mais rápido possível para que não danifique outras peças, pois desta forma o compressor trabalha muito devido ao vazamento.

Vazamento de Ar no Compressor – Como trocar a válvula de retenção:

Cada compressor devido à marca e modelo têm suas próprias especificações de medidas de válvulas de retenção.

válvulas de retenção

Diferentes modelos de válvulas de retenção para compressores de ar

Vou citar aqui um modo de trocar essa válvula que na maioria dos compressores é utilizado.

  • Antes de começar o procedimento da substituição da válvula de retenção, desligue o compressor da tomada ou desligue o djuntor ou chave magnética.
  • Retire a mangueira acoplada ao registro de saída de ar para o consultório e abra o registro totalmente para eliminar toda a pressão de ar dentro do reservatório.
  • Se não conseguir tirar ou não quiser tirar a mangueira, deixe esvaziar todo o ar do compressor através de outros meios como pelo sugador ou filtro de ar, mas esses outros dois meios irão demorar mais para esvaziar totalmente o reservatório do compressor.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Concordo em ter meus dados cadastrados na plataforma MailChimp ( mais informações )
Junte-se a mais de 3.000 visitantes que recebem nossas dicas, informações e ajuda para consertar equipamentos odontológicos. Faça parte de nossa lista VIP e receba dicas de consertos por email, para manter seus equipamentos sempre em dia.
Odiamos SPAM. Seus dados estão 100% Seguros!
  • Desrosqueie a união que liga a serpentina na válvula de retenção danificada com uma chave fixa de boca.
  • Pegue a válvula nova e aplique fita veda-rosca e encaixe no reservatório rosqueando-a novamente com uma chave fixa de boca e na sequência rosqueie na serpentina.
  • Ao rosquear a válvula, não esqueça de deixar direcionado o furo lateral na posição para ser ligado o tubo da válvula de alívio.

Neste artigo tentei mostrar um pouco de como uma manutenção constante em seus equipamentos odontológicos é importante, pois se não houver essa manutenção os equipamentos vão começar a dar sinal de desgastes e podendo até a parar o atendimento em seu consultório.

Se quiser saber mais sobre compressores odontológicos, CLIQUE AQUI e veja esse problema citado nesse artigo e muitos outros.

E se precisar de ferramentas odontológicas CLIQUE AQUI!

Qualque dúvida ou esclarecimentos, deixe nos comentários que responderei assim que possível.

Espero ter ajudado!

 

Cadastre -se em nossa lista "VIP" para ter dicas valiosas de consertos!

284 Comentários

  1. Valdair

    Oi amigo meu compressor e um chaperine ele está vazando no caninho que liga a valvura de restentor aquele caninho que pega no termostato e vai pro pra valvura do cilindro o que pode ser

  2. Olá, tenho um compressor Odontomed 200 , tem dois motores, e só motor um que queima ,o compressor pode estar com algum problema , para queimar o motor?

    • Boa noite Ana, verifique a distribuição da tensão, fiação e depois verifique o motor.

  3. Luciano

    Olá tenho um compressor ele só enche um pouco ele está ligado direto sem o automático. O que será o problema?

    • Olá Luciano, tudo depende do modelo do compressor, mas como vc não mencionou, vou dizer que pode ser várias coisas, desde vazamento no próprio compressor ou até na rede de distribuição como mangueiras, conexões e terminais, mas pode ser também que o mesmo esteja fraco, ou seja, com as peças internas desgastadas como por exemplo os anéis.
      Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas sobre cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos,
      causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas
      as informações contidas neste ebook.
      Clique em COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital.

      Grato e espero ter ajudado!

  4. Antonio

    Oi Luiz
    Eu tinha um comoressor de ar direto de 3,5 pés no meu pouço artesiano. Mudei para um comoressor de ar direto de 15 pés porque tira mais agua, mas as mangueiras estouram cada uma hora. Elas não aguentam a pressão.
    Será que tem algum jeito de fazer funcionar meu compressor sem que estourem as mangueiras?

    • Olá Antonio, já que vc trocou o compressor, tente usar uma mangeira trançada ou pensar em fazer uma tubulação de cobre por exemplo.

  5. sergio

    Olá amigo, Meu compressor é schuz 8,5 120 l….è novinho, usei só uma vez e hoje percebí que o nível do óleo esta baixo e tem óleo dentro do cilindo de ar…..saiu água e óleo pela válvula em baixo do compressor, como devo proceder???

    • Olá Sergio, se o compressor é novo, bem provavelmente está na garantia, então é melhor nem mexer, mas só para saber que quando o óleo é misturado com a água do reservatório é sinal de desgastes de peças internas.
      Escrevi um Livro Digital que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, dimensionamento, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique em COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital.

      Grato e espero ter ajudado!

  6. vanessa zangrandi

    por favor , quando uso a minha caneta de alta rotacao e o sugador junto a caneta chega a perder a forca e a broca para

    • Olá Vanessa, isso acontece quando seu sistema do sugador está forte desviando o fluxo de ar para ele e com isso sua caneta fica fraca. Pode ser um prblema de dimensionamento da capacidade do compressor.
      Escrevi um Livro Digital que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, dimensionamento, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique em COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital.

      Grato e espero ter ajudado!

  7. Suamy

    Oi , meu compressor esta jogando óleo pela valvaula de alívio e o ar não está indo pro cilindro..quando foi a aperto notou se que o pista estava sujo de óleo foi trocado os anéis mais não resolveu o problema

    • Olá Suamy, se o seu compressor é antigo ou muito utilizado ou está em um local que pega muitas impurezas e muito quente, bem provavelmente a camisa do pistão pode estar riscada.
      Escrevi um Livro Digital que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, dimensionamento, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique em COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital.

      Grato e espero ter ajudado!

  8. Felipe

    Boa tarde,
    Tenho um compressor da schulz csa 8,2 pratic air, e quando ligo, no meio do enchimento, estoura a tampa do oleo e espirra o mesmo por tudo. O que pode ser?

  9. VALDEMIR PIRES

    Olá, boa noite !!!

    O motor Compressor Pressure Modelo WP40/250 trabalha mas não desliga o automático, ultrapassa as 175 libras e o ar fica saindo na válvula de segurança e dispara…

    O que pode ser?

    Já foi trocada a válvula de retenção e o automático.

    Waldemir Pires
    97583-7365

  10. Claudio o Bonuzzi

    Ola espero que esteja bem tenho um compressor Schulz ms.w 60/400 ligado vaza ar na valvula que fica na tampa do cabeçote e esta subindo muito óleo para os pistões percebi que esta com muita pressão dentro do cabeçote pode estar forcando o óleo subir pode me ajudar por favor

  11. fernando kurihara

    bom dia Luiz, assistindo o seu video tirei a minha dúvida, pois é o terceiro pressostato que compro para trocar a valv. de alívio, quando o compressor voltava a funcionar, o ar ao invés de encher o reservatório, saia pela valv. de alívio, pois a agulha não retormava para baixo estancando o ar, cheguei a verificar a válv. de retenção mas não percebi nada de anormal, vendo a sua explicação consegui sanar o problema, foi de muita valia o seu comentário, muito obrigado e eté outra vez.

  12. Daniel

    Amigo meu compressor é da shuz ele liga chaga a carregar um pouco depois disso ele fica ligando e desligando sozinho, o que pode ser?

  13. daniela

    Boa tarde, tenho o compressor odontologico da shulz MSV 6/30, quando fomos trocar de lugar, ele tombou mas aparentemente não quebrou nada…logo depois tentamos ligar e não funcionou. o que poderia ser ?

    • Olá Daniela, pode ser uma coisa simples ou não, mas verifique se no seu automático (caixinha preta) tem uma alavanca vermelha, pois na queda ela pode ter desligado, aí é só religar.

  14. George Alves de Souza

    Boa tarde amigo, tenho um compressor de alta da marca KAISHENG como estou soprando garrafas de dois litros e ele precisa de muito ar porque o mesmo estar fazendo as duas funçoes de ar e acinomanto será que como ele fica muito tempo ligado, pode ocorrer de dar problema já que esquenta muito….
    Muito obrigado pela atenção

    • olá George, não conheço essa marca, mas na maioria todos os compressores tem o mesmo funcionamento. Se o compressor estiver em um loca bem ventilado e com a manutenção em dia, não há com que se preocupar.

  15. bruno

    Tenho um compreensor motomil 120 pai ele funciona normal porem percebi que em algumas pinturas automotivas ele esta abrindo olho de peixe ,ai percebi um pouco de óleo na mangueira de pressão,o que eu posso fazer pra eliminar esse óleo?desde já agradeço Luiz.

  16. Rogério

    Bom dia Luiz eu tenho um schulz de 120 libras 2 hp ele liga normal e carrega. Mas quando o ar diminui ele não da partida novamente o que pode ser? Obrigado.

  17. Luciano

    Boa tarde amigo, meu compressor quando liga, tá normal. Ele é o vonder. Depois de um tempo ele enfraquece, poderia m ajudar? Fico grato.

  18. Eder Batista

    Luiz, tudo bem?
    Tenho um compressor BRMotors de 50l e ele enche e desarma, mas quando precisa armar novamente fica tentando.. tentando.. e não vai. Tenho que esvaziar quase todo para poder ligar novamente. Pode me ajudar?

  19. Dejair jose nunes

    Luis bom dia eu tenho dois compressor os dois estão com o mesmo problema vou tentar consertar depois te digo se deu sertõ ok.

  20. Paula Iara Santos Alves

    Boa noite Luíz, tudo bem?
    Sou Paula Iara, artesã, trabalho com compressor r, já tive da shulz , da worker,e todos 2 tive o mesmo problema.
    Olha o que aconteceu:
    Eu estava pintando o dia todo , qndo no final da tarde, o parafuso da válvula de descarga, vôo a não sei qntos metros, dando um pipouco estrondoso.
    Isso já me aconteceu 2 vzs, e não sei o pq.
    Todos 2 eu acabei dando, pq fiquei com medo, e também, depois que tentei colocar o parafuso o rosqueado não diluiu, mas é como se a entrada tivesse espanado, e o parafuso não aperta.
    Olha isso já me deu tanta dor de cabeça, sem falar no medo que tenho do compressor explodir, rsrsrsrs
    Pq que isso acontece?
    Já tentei entender e ninguém consegue me dá uma solução correta.
    Por favor me diz aí, onde estou errando em operar, será que é isso?
    Aguardo retorno.
    Obrigada
    Paula Iara

    • Olá Paula, essa válvula de descarga a que vc se refere é debaixo do compressor?

  21. Nair R Furoni

    Ola Luis, tdo bem?
    Estou com um gde problema, tenho
    2 cadeiras um compressor, hoje vi que minha funcionaria nso estava soltando o ar do compressor, dai que foi oleo e agua para a tubulaçao, chegando ate as turbinas , e seringa de ar…. agora complicou tdo, mistura tdo, penso que as canetas vao estragar tbm, uma vez que foi oleo…. sem contar que nso poderei trabalhar ela contaminação do ar, nos procedimentos, alterando o trabalho…
    Umas vez instalado o problema, como fazer para limpar os encanamentos, da qual tem óleo e água , sem ter que remove- los???
    Pode me ajudar???
    Na verdade meu esposo que esta vendo isto…
    Claro, se nso conseguirmos chamaremos um tecnico….
    Posso falar com você ???
    Se puder, poderia enviar seu No de fone ? Nos que ligaremos a voce….
    Obrigado
    Nair R. F.

  22. Henrique Mendes

    Olá Campeão, parabéns pelas respostas, é o seguinte eu tenho um compres. motomil 10 pés/100 lt e está expulsando o ar e óleo por um dos cilindros e acredito que por isso ele carrega até a metade e não desliga mais, como posso resolver este problema. Eu tirei o cilindro e não há nenhum arranhão ou dano causado.

  23. UDINIZ REIS

    Saudações!

    Prezado, boa noite! Estava usando meu compressor em um serviço de pintura quando ele apresentou um barulho estranho aí eu o desliguei. Deixei esfriar, esvaziei o tanque, quando eu o liguei novamente, ele funcionou normal, mas o tanque não enche. Verifiquei se o meso estava sugando o ar e confirmei que estava. O barulho do motor em funcionamento pareceu está um pouco mais silencioso. O que deve ser? Chequei se existia vazamentos e não detectei nenhum.

    Grgato!

    Udiniz Reis

  24. Armando

    Boa tarde Luiz , tenho um compressor Coltri MCH-6, e o problema é que ele não está enchendo mais de 2700 psi e deveria ser mais. Agradeço sua opinião.
    Cumprimentos

  25. luana teles de souza

    boa noite dr. compressor rsrs. eu trabalho num C.E.O. e temos muita urgencia em adquirir um compressor trifásico para 3 consultórios pq o q temos, segundo o técnico nao suporta nem mais troca de anéis, só outro, além do barulhao e de ficar do lado de fora, por serem peças de plástico e a manutençao destes serem muito caras, um dentista trabalhou por uns 10 anos com um compressor normal (de borracharia), de baixa rotaçao, com filtro etc… pela sua experiencia, poderia nos dar uma luz sobre qual seria mais adequado para 3 consultórios já q escapa o ar sempre, aki é muito quente e este a óleo nao tem disso, apesar da fiscalizaçao não permitir, qual a melhor descrição para a compra deste tipo de compressor, o de borracheiro msm. obrigadaaaaa

  26. Rodrigo

    Olá amigo, gostaria que me ajudasse com um problema.
    Sempre que chego na oficina e ligo o compressor ele não pega, fica tentando da partida até em apos aliviar a pressão e desligar e ligar algumas vezes, ele pega. e funcionar normalmente. o que posso fazer para sanar este problema? Obrigado.

  27. vander lucio candido de souza

    Boa noite Luiz,fiz a instalação de um compressor moto mil 5 hp na hora que baixa a pressão o pressostato chama o compressor ou seja fecha o contato ok,Mas na hora que atinge a alta pressão o pressostato não desarma ou seja não abre o contato o que devo faze ou o que está acontecendo

  28. José Milton Gomes

    Compressor, motor trifásico de 7,5 CV, 220 Volts: Está apresentando uma falha intermitente, ou seja, as vezes a partida do motor fica pesada, a corrente sobe muito e desarma a proteção de sobrecorrente. A instalação elétrica é nova e alimenta outras cargas de mesma potência sem problemas. Existe alguma possibilidade de ser falha mecânica, de ter alguma válvula no cabeçote travada.

  29. Bruno

    Boa tarde eu tenho um compresor dá chapire rés.. de dês pés…
    E ele está funcionando normalmente mais não enche o ar e e sai fumaça oq pode ter cido

  30. irapuan

    amigo tenho um compressor schulz 5.2 cabeçote em V ele ta demorando para encher , já verifiquei tudo não tem vazamento nenhum sera que é placa de valvula ou não tem nada a ver ,,,,agradeço desde já obrigado

  31. Tiago

    Tenho um compressor Schütz ele não enche mais que 80 psi e não desliga para ali e não vai mais o que pode ser

    • Olá Tiago, pode ser válvula de retenção, placa de válvula ou até mesmo anéis.

  32. Priscielen

    meu compressor parou de rodar a correia so faz um barulho .o que seria isso

  33. ROGERIO

    BOA TARDE MEU COMPRESSOR E MOTOMIL ELE LIGA E ENCHE POR 2 VEZES COMPLETO APOS ISTO DEMORA DEMAIS PARA ENCHER E ESQUENTA OU SEJA TENHO ESPERAR MUITO PARA ENCHER. O QUE PODERIA SER??

  34. Simone

    Bom dia!
    Gostaria de saber o que acontece com compressor de odonto grande esta muito barulhento de incomodar o vizinho ele fica em uma casinha fechada area externa . Tiram o ar no final do dia para o dia seguinte ele nao bater parece motor de caminhao barulhento demais.

  35. allan

    boa tarde comprei um compressor motomil 140lbs com reservatorio vazio ele enche com a amperagem normal. agora se colocar para ele religar com pressao de 50 ou 100 psi o motor nao conseguetrabalhar livre fica pesado e a fiacao aquece muito resultando em alta amperagem . oque pode ser isso ?

  36. tonny herbert

    obs o ar sai contiunuamento sem mexer no gatilho ele e novo chegou ontem e ja ta assim mais nao veio com o problema foi depois do primeiro uso obg

  37. tonny herbert

    olá Luiz o meu problema é que o ar sai assim que ligo o aerografo o que pode ser o modelo do meu é um tagore chines desde ja agradeço se puder me ajudar!

  38. rodrigo

    luiz tenho um compressor da intech machini ligo ele pra enche quando ele desliga começa sai ar na valvula de segurança tem como regula esse valvula ou tenho que subistituir por outra

  39. fabiano

    Aquele furinho no regulador do gás é normal ter vazamento???

  40. bruno

    olá troquei minha espingarda de pressao por um compressor lynus 25 litros, 120 psi , ele ta regulado pra encher até 108 psi, quando ele chega nisso desliga, sabe me dizer se é normal o cilindro esquentar ? (nao muito muito, ele fica quente, da pra encostar de boa)
    obrigado

  41. aldemir felix

    olá luiz tenho um compressor da marca chulz air plus 8,5/25 2hp que liga normalmente mas não enche e esta saindo ar perto do pressostato , você pode me dar uma luz? obrigado!

  42. fabio

    luiz boa tarde o compressor está vazando pelo filtro de ar retornando o ar para fora

  43. Ademir Men

    Compressor aquecendo. Intech.
    Boa tarde! Adorei este fórum muito me ajudou. Inclusive para me dar ideia de como solucionar um problema problema que estava acontecendo com meu compressor marca Intech. Que aquecia, desligava, e só quando esfriava que ele religava. Primeiro eu instale um filtro de ar regular para pintura, para regular corretamente o fluxo é diminuir a perda de ar do compressor além de melhorar o serviços. Retirei a tampa que proteje o motor e achei que a ventoinha/hélice que faz a refrigeração do motor estava invertida, fiz um teste, retirei-a e coloquei com as paletas viradas para dentro e aquilo que parece um tampo virado pra fora ou seja inverti a posição. Para minha surpresa o compressor passou a trabalhar melhor Naum desligando, como fazia anteriormente, só qnd atingi o nível de ar pelo pressostato. Ante o aparelho ficava ligado apenas uns dez minutos e desligava. Se for o seu caso, tente fazer a inversão. Espero ter ajudado. O fabricante montou errado.

  44. Lucas Felipe

    Ola boa tarde. Meu motocompressor 25 litros 2 HP acabei derrubando. E agora nao esta enxendo, ele liga normal mais nao enxe, e percebi que na parte do filtro ao invés de puxar o ar ele esta assoprando. Que sera que é? Alguem sabe o que pode ser?

  45. diego

    Bom dia tenho um motomil 8,5/25 120 psi. 2hp….ele liga normal. Enche normal…desarma normal so que quando vai rearmar ele fica dando tipo uns soquinhos e fica fraco ae liga normal e enche de novo…pra poder usalo tive que aumentar a pressão pra ele acionar a valvula de escape e manter uma boa pressão…porem fica ligado o tempo todo….sabe oque pode ser…obg

  46. Marcos Rodrigues

    Olá amigo,

    Tenho um compressor para hobby feito com motor de geladeira de 1/4, e tanque de apenas 5 litros, ele não tinha válvula de retenção. Troquei o pressostato e coloquei uma válvula de retenção com válvula de alívio, as duas peças são novas, mas quando ligo o compressor o ar está escapando pela válvula de alívio e não enche o tanque. O que pode ser, já troquei o pressostato novo duas vezes e o problema continua.

  47. ricardo ameno

    tenho um compressor Schulz de 25 litros ele quando eu ligo ele fica fraco parecendo que eta travando o motor e sai fumaça no motor o que pode ser?

  48. RAFAEL

    Tenho um compressor de ar direto Ferrari 40 psi, para pequenos trabalhos. Funcionava perfeitamente, mais de uns tempos para cá, ele começou a roncar antes de dar a partida, agora só da a partida quando dou um pequeno impulso no eixo da manivela, ai ele funciona perfeitamente mais quando o desligo tenho que fazer todo o processo novamente.
    Acredito que passa ser os capacitores pois são dois de 25 µF+-5%, mais como tenho pouco conhecimento gostaria de uma ajuda.
    Deixo meu agradecimento pela atenção a mim prestada.
    Obrigado!

  49. Andrea

    Bom dia!

    Possuo um compressor odontológico de 1 cadeira da marca schulz. Ultimamente percebi que o botão que o liga tem ficado levantado mesmo após eu desligar como se algo o pressionasse para cima. Ontem percebi que está saindo ar pela mangueira (acredito que seja a de alívio). Tenho medo do compressor explodir. Qual será o problema?

  50. leonardo

    boa noite
    tenho um compressor da marca schulz pratic air 8.2 25l
    estava funcionando normal, fui fazer a troca de óleo.
    agora ele liga ate 120 libras e desarma e nao liga mas
    tenho que esperar mas de 10 min. msm com o reservatório vazio
    tem hr que nem a 120libras ele chega e para de funcionar em 30 ou 60 libras

  51. HERALDO BORGES

    Há algum tempo, venho desligando o compressor no botão do pressostato, até que aconteceu do compressor ligar , mesmo depois de ter acionado o botão desligando o compressor.
    PERGUNTA: 1) É possivel que o botão rearme e ligue o motor?
    2) Esse procedimento de desligar e ligar, constantemente , todo dia, atravez do botão do pressostato pode levar a ter desgastes e fazer com que o botão destrave e ligue o compressor?
    agradeço desde já a ajuda.

  52. Vonez Eliziario Pinheiro

    Tenho um compressor shult S 45. Ele aciona e enche ate 120 e guando uso o consultório , o ar do compressor vai caindo e quando chega próximo dos 80 , a rotação da caneta de alta rotação diminui a a velocidade e até para de sair água por um tempo até o compressor aciona em 80 e demora um pouco até a caneta aumentar a velocidade e sair água outra vez. Parabéns pelos seus comentários …. Qual seria o problema??
    Vonez Pinheiro

  53. felipe muzy

    Olá, tenho motomil 24litros, e ele esta aquecendo muito rapido ,e logo no inicio do uso ele ja desarma na proteção, ja fiz drenagem e troca de oleo, limpeza externa, oq mais posso fazer?

  54. alex

    Ola parabéns pelo trabalho , estou com um probleminha se poder ajudar fico grato tenho um Compressor de Ar Michelin MB 24 – 2 HP após uns 10 minutos trabalhando ele esquenta e desliga, e so volta a ligar quando esfria o q pode ser ?

  55. Patrick Ferreira

    Olá Luís! Boa noite! Tenho um compressor de ar convencional com pistão usado na indústria. O mesmo dá partida de 2 em 2 minutos devido a demanda de minha máquina. Como faço para, com este mesmo compressor, trabalhar de forma que fique sempre ligado, evitando as muitas partidas e consumo alto de energia? Obrigado!

  56. Ricardo Mitsuo Tomioka

    Sr. Luiz, boa tarde!
    Por favor, tenho um Compressor de Ar Motomil MAM-8,7/24, 8.7Pés/Min, 2CV e ele não enche o reservatório, já troquei o óleo, drenei a água e ele continua ruim, o que poderia ser?

    Muito obrigado!

    Ricardo

    • Boa tarde Ricardo, se o compressor está trabalhando normal e não está enchendo o reservatório primeiramente verificar se não há vazamentos de ar no compressor e/ou rede de distribuição ou até no consultório. Se ao verificar tudo isso e não tiver nenhum vazamento, verifique as palhetas da placa de válvula do mesmo, pois pode estar sujas ou até danificadas.

      • Fernando florencio

        Boa noite .tenho um compresso porte medio ,ele demora encher .percebi q ele nao tem pressao na polia sera que resolvi c eu trocar aneis dele ….obrigado

      • Marcio gomes

        Boa noite Luiz vc pode me ajudar por favor , comprei um pressure 24 litros 2 hp , pois ele cheio funciona normal mas quando abaixa de 80 psi não está acionado para para encher novamente , quando chega mais ou menos 30 psi ele aciona e liga mas demora o que deve ser comprei ja usadinho

      • calos

        Boa tarde Luiz

        Tenho compressor Ferrari 6 litros após um ano de uso ele comessou a apresentá defeito,
        N estava enchendo notei rapidamente um barulhor de vazamento após procura notei q o vazamento esta no pressostato tirei a mangueira q liga o pressostato a válvula de retenção q está no cilindro e coloquei uma tampa e liguei vouto a funciona , depois de um tempo ov moto parou bom como faço areografia optei por por um moto de ar codicionado q e da mesma potecia do moto q tava antes bom agora ele n da partida por conta q fica ar com pressão na linha entre o moto e a válvula de retenção q está no cilindro

        Pfv me ajuda

        Ganhei esse compressor do meu falecido avo

      • josemar ribeiro

        Boa noite Luiz,comprei um compressor gamma 24 lts com ele tá acontecendo o seguinte: quando você liga, funciona normal sem usar ou seja ligando e desligando agora quando começar a usar ele desliga e só ativa quando aperto um botão junto ao motor( e ele é novo)

      • Cristiano

        Amigo to com problema meu compressor tá queimando a junta do cabeçote direto e não sei mas oque faz

      • Wendell Silva

        Luiz boa noite !! Tenho um compressor ain plus
        Ele liga normal porém na saída que o ar sai para ir pro cano eu boto a mão fica muito quente e acaba esquentando a tubulação que o ar passa para ir pro reservatório….
        E normal ??
        E eu tenho que troca o tubo porque ele tá trabalhando com tubulação de alumínio ..
        Qual tubo o senhor me endicaria para mim usar ??

        • Olá Wendell, na saída e na passagem de ar é normal esquentar devido ao próprio atrito entre as peças internas do compressor, pois se realmente estiver esquentando muito, tem que verificar a causa, pois pode ser um caso de redimensionamento errado para o uso específico.
          Escrevi um Livro Digital que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, dimensionamento, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook.
          Clique em COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro
          digital.

          Grato e espero ter ajudado!

    • Anna

      Boa tarde, tenho um compressor moto mil e ele não desliga mais e parece q esta vazando ar dele, oq pode ser?

  57. Marcelo

    Boa tarde!
    adquiri um pressostato, mas na hora de instalar ele não esta acionando.

    o que devo fazer?

    modelo: MAR GIRIUS

    att,

      • Paulo vitor

        Olá Luiz tenho um tufao ar direto,resolvi tirar a válvula do meu compressor para limpar ai quando coloquei nao ficou mas como era ficou vazando e pela pouca grande e nao da mais a pressão na pistola oque faço?

  58. Luiz, bom dia.

    Estou enfrentando o seguinte problema: após a parada do compressor a válvula aliviadora do mesmo atua normalmente, porém ela não é desatuada. Já troquei a válvula aliviadora e o kit interno do compressor (aquele com uma mola e seu suporte) e mesmo assim a válvula continua atuando e não é desatuada. Tentei fazer o ajuste mas só encontro dois resultados. Ou a válvula não atua após o compressor ser desligado (o que é errado) ou então ela atua e não desatua.

    Queria saber o que posso fazer, já que na linha de pressão da válvula aliviadora não há válvulas de retenção nem nada do tipo. Vem direto do reservatório.

    Se puder entrar em contato comigo ficaria agradecido.

  59. claudinei

    Ola Luís! Tenho um compressor modelo csa 8,5/25.. 110v. Onde o mesmo esta esquentando muito o plug da tomada… plug 20A fio 4mm… tomada onde ligo 20A e fio 4mm… o que pode ser???

    • Verifique se no local de instalação não é muito quente, sem ventilação adequada ou se não há nenhuma conexão com folga, isso também faz aquecer a fiação.

  60. antonio carlos silva pereira

    ola luiz quando meu compressor da marca moto mil desliga com 120 psi de pressao fica vazando pela valvula de alivio ai a pressao cai total o que pode ser isso desde ja muito obrigado

  61. antonio carlos silva pereira

    a marca do meu compressor e moto mil

  62. antonio carlos silva pereira

    boa noite luiz acho que eu nao ti expliquei direito o meu compressor assim k atinje 120 psi desliga ai fica vasando pela valvula de alivio e isso ok pode ser sera k e mesmo essa tal valvula o poblema vc pode me dar uma orientaçao sobre isso muito obrigado

    • JOSE OTILIO DA SILVA Masculino OTILIO

      BOA NOITE, O MEU COMPRESSOR ESTAVA ASSIM E REA A VÁLVULA DE RETENSÃO DO TAMQUE QUE ESTAVA TRAVADA. OK.

  63. antonio carlos silva pereira

    boa noite tenho um compressor desses pequenos do reservatorio em baixo
    de duas rodinhas
    ao encher ele desliga e fica vasando na valvula de alivio ok pode ser isso

      • Julio César Alves dias

        Meu compressor quando ele de ligar o ar volta e vaza tudo no filtro que pode ser

  64. Francisco Nimrichter

    Existe um vazamento constante num orifício que tem no controle de ar(válvula) do filtro do meu compressor. Porque será? Meu compressor custa muito para enxer e não desarma. Indo até 135. Meu compressor é odontologico.

    • Se o vazamento realmente é por esse orifício do filtro, é necessário trocar os reparos desse filtro, pois o diafrágma bem provavelmente está ressecado ou furado.

      • adriano penafiel

        Bom dia Luiz pois o meu está estranho agora pouco liguei ele pra trabalhar aí começou a fazer ums barulhos nos pistões aí notei que ele estava piorando aí fui lá ver de perto ele estava saindo fumaça de um mangueira de ferro e estava muito quente essa mangueira aí desliguei rápido agora ligo ele o barulho continua do mesmo geito o que devo fazer

  65. jefferson jardel

    tenho um compressor schulz 5,2. enquanto ele esta enchendo sai ar pela valvula junto do pressostato. isto é normal? se tiver algum problema nos cabecote ele demora mais a encher?

    • Este vazamento não é normal, verifique a válvula de alívio e/ou válvula de retenção.

      • adriano

        Tenho um compressor motomilquanfo souto o cano que do camecote pra a valvula de retrncao sai ar com forca porem ao religa-lo a valvuka bao enche o balao ja troquei a valvula de retencao e nada podes me ajudar.

  66. Erison Amorim Ribeiro

    Comprei um Filtro de Ar da Marca Bel Air, e ele fica vazando em cima, e com isso o compressor esvazia aos poucos e fica ligando, esse vazamento é normal? ou tem como arrumar?

    • Não é normal, se for novo tente abaixar a pressão, pois pode ser apenas um ajuste das peças, mas se mesmo assim continuar é necessário trocar os reparos do mesmo ou se tiver na garantia fazer a troca.

  67. Guilherme

    Ola tenho um compressor PRESSURE SE 10/100 2 HP so que ele esta desarmando muito cedo assim que chega a “2” de pressão e tenho q ficar apertando um botão velho no motor para ele volta a trabalhar e assim q atinge o 2 começa meio q tentar rodar so q n consegue ai para pf me ajude comprei ele novo nunca o utilizei de verdade desde ja obrigado

    • Se ele está desligando e só liga com o botão vermelho, pode estar tendo algum tipo de aquecimento do próprio compressor ou do local onde está instalado, pois este botão vermelho é de segurança (termostático) quando aquece muito ele arma.

      • luiz fernando

        ola luiz,estou com o mesmo caso do amigo ,meu compressor chega dar partida em 2 minuto ele esquenta desarma e tenho q aperta o botao de reset para ligar novamente.Qual seria a soluçao?compressor da marca chiaperini 120 psi /2 hp/ MC 8.5 bv/25

  68. Guilherme

    opa, quem sabe vc pode em ajudar tenho um compressor PRESSURE SE 10/100 2 HP comprei ele novo so que ele não armazena quase nd , desarma mt cedo e tenho que ficar apertando uma trava q fica no motor para ele volta a trabalhar assim q

    • Pedro

      esse protetor termico fica desarmando pq ele é pra trabalhar em 220v! se vc quer usar o conpressor em 127v tem q trocar ele, ou simplesmente tira-lo!

  69. Ivan

    Caro Luiz, estou com um compressor de 250 litros, com pressostato recem trocado da magirius. O compressor enche ate por volta de 120 psi, mas apos o desligamento do motor, ha um forte vazamento de ar de dentro do pressostato. Ele fica vazando ate perder pressao suficiente para disparar o motor novamente. O pressostato foi trocado justamente porque o anterior apresentava o mesmo comportamento e suspeitei que estava defeituoso. Voce tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Obrigado.

  70. wellisson

    olá amigo. eu tenho um compressor black decker profissional 24 litros. ele está espirrando óleo pela saida de ar, e tambem o cabeçote esquenta demais e muito rapido, a ponto de causar queimadura se o tocar. qual será o problema?

  71. Klivia

    Boa noite. Tenho um compressor Fiac 30 litros .o ar que chega na caneta de alta é muito forte. Porem qdo a broca entra em contato com alguma superficie tipo resinas, a caneta perde a força e nao consegue fazer a rotaçao. Será que o problema é no compressor? Desde ja, muitissimo obrigada

    • Só seria no compressor se vc percebesse que o ar cai bruscamente, mas pode ser problemas na caneta.

  72. Cibele

    Eu tenho um compressor e quando entra em funcionamento ele joga todo o óleo pelo respiro da tampa traseira. O que devo fazer?

  73. Ticiana

    Oi meu compressor kavo não fazia barulho agora tem muito barulho e Ass n desliga o que pode ser????

    • Depende muito que tipo de barulho ele faz, mas geralmente se for barulho de ferro pode ser bielas, rolamentos, virabrequim, etc.

  74. Leonardo

    Bom dia, meu compressor Wimpel comp-1 não está mais borrifando ar. Desde já agradeço uma resposta.

  75. Rafael

    Oi Luiz tudo bem ?
    Tenha um compressor CJ 30 APV 250L , está funcionando normal , porém quando chega no 10 bar de pressão demora pra encher , e quando está enchendo esta vazando muito ar no respeiro do bloco , o que pode ser ?
    Desde já agradeço
    Rafael Oliveira

    • Quando demora muito para encher pode ser problemas com os anéis ou válvula de retenção e/ou alívio.

  76. victor

    Pq meu compressor gamma 24l ele enche muito rápido, e esvazia rápido tbm ,? ai ele carrega toda hora .

    • Bem, a capacidade dele já é muito pequena e depende do seu uso realmente pode estar correto se não tiver nenhum tipo de vazamento.

  77. mateus

    Meu compressor da schulz de 50 litros nao quer encher

    • Olá Mateus, há vários fatores que incidem isso, mas vou citar alguns para tentar te ajudar ok. Vazamento de ar pelas válvulas e/ou rede de distribuição de ar, pressostato, placa de válvula, etc.

    • Renato

      Bom dia, primeiramente parabéns pelo trabalho,meu compressor sthulz..não está desarmando..já troquei, está mesma válvula na figura acima…a pressão melhorou como era antes, porém continua sem desarma..e aquele marcador de pressão tbm nao está funcionando…o que pode ser …mais uma vez obrigado.

    • weverton

      feche o registro do compressor para ver se ele enche e desliga e se o relojinho (ponteiro ) se meche ! se encher é porque tem um vazamento adiante.

  78. carolina fernandes serra

    Bom dia , comprei um compressor motomil 140l para alimentar minha prensa pneumatica, só que qdo enche ele não esta desarmando e esta vazando oleo , compressor novinho o que pode estar acontecendo????

    • Olá Carolina, neste caso é melhor verificar com a assistência técnica autorizada, pois deve estar na garantia, mas pode ser algum vazamento de ar, pressostato, válvula, etc…

    • weverton

      esta marca, nao é das melhores. pode ser ecesso de oleo ,ou a junta danificada o vazamento,
      e nao estar desligando pode ser um vazamento nas mangeuiras ou proximo ao compressor

      • Allax

        Tenho compressor gamma 2 cilindros estava a funcionar normal começou a inflar parou pela metade desligou sozinho e não aciona mais o que poderia ser

  79. Benhur Augusto G M Faria

    tenho um Chiaperini cj 5.2 bpv 70 l está vazando óleo quando esquenta através do furo atras do volante oque é??

    • Olá Benhur, esse furo é o respiro da câmara de óleo, se o nível estiver muito alto vazará e se os anéis dos pistões estiverem gastos deixará passar também a pressão (ar) para dentro da câmara e expulsará o óleo, neste caso verifique os anéis.

  80. Clarice

    Boa Noite.
    Por favor, tenho uma kavo Klinic e bomba a vácuo tb, porém preciso comprar um compressor que atenda este consultório, porem minhas necessidades são menor decíbeis e tamanho.
    Se puder me auxiliar agradeço.

    • Olá Clarice, não vendo o que você precisa, mas eu ainda acho no momento em termos de tamanho e ruído (dbs) o compressor Stelo um dos mais silenciosos e um bom tamanho.

  81. FERNANDO

    Olá meu compressor é um einhell euro 24 litros 210/24 e a válvula de alívio estava saindo ar quando ele desarmada, mas agora ele esta passando da pressão máxima e abrindo fora a válvula de alívio o que pode ser? Obrigado pela ajuda

    • Olá Fernando, pelo que me disse está parecendo problemas com seu pressostato, talvez só uma regulagem funcionaria ou se danificado trocar. Seria bom também verificar a válvula de segurança.

      • Luiz

        Meu compressor ele liga em seguida ele desarma vc pode me ajudar

  82. julimar rodrigue

    tenho um compressor chiaperini 140l 2 hp profissional sempre que ele desarma começa vazar pela valvula de segurança proximo ao cabeçote o que faser

    • Olá Julimar, pode ser apenas uma regulagem da válvula de segurança, mas também pode ser sujeira ou danificada a mesma, seria prudente dar mais atenção a esse detalhe.

  83. nonato rocha

    Boa tarde,
    tenho um compressor da marca schulz de 120 libras, quando ele enche que ele desliga automaticamente ele vaza o ar pela válvula de segurança ate mas ou menos 75 libras e quando ele vai tentar religar para encher novamente ele não consegue como ele não tivesse força, tenho que esvaziar totalmente o cilindro e ele consegue funcionar, mas ele persiste com o mesmo problema.

    • Olá Nonato, pela descrição do defeito que me passou, está parecendo válvula de retenção, mas há outros problemas que podem ocasionar isso. Seria bom verificar a válvula de segurança, orifício de alívio da câmara se tiver, correia se tiver entre outros…

  84. jefferson jardel

    amugo tenho um schulz 5,2 troquei pressostato, depois reparo da valvula retencao e depois a valvula de retencao completa e continua o vazamento pela de alivio junto ao pressostato. demorando muito pra encher.

    • Olá Jefferson, realmente o vazamento de ar pela válvula de alívio só ocorre se a mesma estiver danificada e/ou a retenção, mas se você já trocou tudo isso e não deu resultado é melhor verificar com um técnico especializado no local.

  85. Nilzete

    Olá ! Por favor tenho um compressor wimpel portátil , aquele quadrado cinza , ele não desliga , antes ele ligava com o uso do aerografo, agora só sai ar e não desliga. O que fazer ?

    • Boa tarde Nilzete, esse tipo de compressor eu não mexo, pois é ar direto e ainda o sistema é diferente e se eu não me engano esse modelo trabalha com diafragma e mexo só com pistões. Tente entrar em contato com um representante autorizado para resolver suas dúvidas e/ou consertar. Desculpe não poder te ajudar.

  86. Ronaldo

    Muito bom suas dicas! Parabéns pelo trabalho!!! Que Deus abençoe seu trabalho!!!

  87. mariano

    ola, comprei um compressor shulz,30 litros,7/4,e ele nao dispara, chega ate ,70psi,o que sera

  88. Thiago Silva

    Abrigado amigo me ajudou muito
    parabéns bela explicação

  89. moises barbosa

    ola meu compressor é da marca motomil mam 8,5/25 – 120psi – 1,5kw – 2hp, ele funciona bem, só que ele enche até as 100 libras e então não para, e a valvula de segurança solta o ar até ficar em 80, dai ele volta a cher, o que pode ser? desde já agradeço.

    • Olá Moises, verifique a regulagem do pressostato e/ou a regulagem da válvula de segurança.

  90. GREICIELE

    Olá! Comprei um Compressor De Ar Pratic Air Csv10/100l 2cv Trifásico Schulz novo de fabrica, porém ontem quando instalamos houve um problema ele não desliga, fica ligado direto o que não era para acontecer não é mesmo? Você poderia dizer qual o problema? Agradeço desde já.

    • Olá Greiciele, nunca mexi com compressores trifásicos, mas vc poderia começar a verificar a parte elétrica inclusive contatora se existir. No momento é só o que posso dizer por falta de conhecimento desse tipo de compressor. Por outro lado pode verificar também a regulagem do pressostato, vazamentos e placa de válvula.

  91. luis carlos

    parabéns pelas ótimas explicações o meu compressor está me deixando encucado aquele cano entre o cabeçote o de cobre entre o pistão e a válvula de retenção está aquecendo muito isto é normal ou pode ser defeito grato desde já

    • Olá Luis, obrigado pelo comentário. Este aquecimento do tubo de cobre é normal, pois com a passagem do ar acontece isso mesmo.

  92. marivaldo francisco oliveira

    meu ar do microonibus começou mostrando ha depois op e sc o problema e façil ou serio, obrigado pela tençao.

  93. kleber

    Olá, tenho um compressor da Gamma 24l, porém ele não está enchendo, Pára em 3,5 e não sobe mais. pode me dizer o que seria?

    • Olá Kleber, pode ser válvula de retenção ou até placa de válvulas, mas é melhor verificar com um técnico pessoalmente por segurança.

  94. Junynho

    comprei um compressor Schulz pratic air semana passada.
    e qnd liguei pela primeira vez ele funcionou td certinho e se desligou na libragem certa, mas qnd chegou na libragem minima e ele foi se ligar novamente, ele não tinha força para aumentar o giro, aí soltei a mangueira da válvula de alívio e esperei o motor aumentar o giro e apertei a mangueira de volta.
    então percebi q ele tinha a válvula de alívio desregulada.
    aí peguei e dei mais pressão na mola pequena q tem dentro da válvula com uns calços e a partir daí começou a trabalhar normalmente…

    só escrevi isso em caso de alguém ter o msm problema q eu tive…
    Abraços

  95. Anderson

    O meu compressor já estourou as juntas do cabeçote duas vezes, quando trocar por juntas novas ele funcional normalmente, oque será que está ocasionando esses estouros das juntas?

    • Olá Anderson, nunca me deparei com esse tipo de defeito, mas procure usar juntas originais ou verificar se pistão ou alguma outra peça não está empenada.

  96. Júlio César

    olá LUIS TÉCNICO, primeiramente venho a te elogiar, por dedicar um pouco do seu tempo a ajudar pessoas que deus lhe abençoe sempre meu amigo, coisa boa ajudar ao próximo, também to com um probleminha, estalei o automático de um compressor com contatora e rele bimetálico, tudo certinho liga e desliga normal, o meu problema e que o manômetro, dele não ta marcando nada, não tem como eu regular o pressostato, sera que pode ser só o manômetro mesmo ? ha outra coisa pra te perguntar o que acontece se o sentido de rotação do motor estiver o contrario sera que pode ser isso também ? desde já te agradeço e obrigado pelo seu trabalho.

    • Olá Júlio, obrigado pelo comentário. Realmente pode ser o manômetro e se a rotação estiver invertida não terá ventilação para o motor e ocasionará aquecimento, mas deixará de encher.

  97. FIGUEREDO

    Bom dia Luiz! Meu compressor schulz 80/120 lbs liga normal,porém quando chega em 120 lbs desarma e solta o ar até chegar em 80 lbs,depois disso tenta armar novamente e desarma o protetor térmico, e mesmo esvaziando ele nao arma mais enquanto nao aciono o botão do protetor térmico, isso pode ser a valvula de retenção ou defeito no pressostato? desde ja meu muito obrigado! !

    • Olá Figueredo, pelo relato acima pode ser, mas há realmente um aquecimento que deve verificar, pois não haveria motivo de desarmar o protetor térmico.

  98. pedro

    Boa noite
    meu compressor comecou a jogar ar por onde tinha de puchar o ar e nao enche mais oque pode ser?

    • Olá Pedro, geralmente quando acontece isso é bem provável que seja a placa de válvulas.

  99. Christian

    Olá, estou com uma dúvida. A válvula de retenção de ar estraga quando o ar que passa por ela está muito quente ? Montei um compressor para aerografia com motor de ar condicionado porém o ar que está passando pela válvula está muito quente. Já troquei duas válvulas e ambas depois de algumas ligadas e desligadas, pararam de reter o ar. Será que seria este o problema ? Não vejo outro. Fazendo um coil com tubo de cobre deve ajudar a resfriar o ar, certo ?

    • Olá Christian, por tudo que me apresentou neste comentário creio que seja este mesmo o problema, pois o material interno de uma válvula de retenção fora as partes metálicas são a borracha e o nylon e com o aquecimento excessivo deforma ou derrete tais peças.

  100. cristian

    Boa noite eu tenho um compressor motomil de 2hp 120libras ele ta esquentando demais que posso fazer para resolver este problema se poder me ajudar ficaria muito grato valeu

    • Olá Cristian, veja primeiro se o local onde ele está instalado é bem ventilado, veja se a rotação do motor está correta, se for lubrificado a óleo verifique o nível, se tiver correia veja se não está muito esticada e verifique se não há nenhum vazamento de ar nele ou na rede de distribuição. Esses são as dicas mais prováveis, mas se nada disso der certo contrate um técnico de compressor ok? Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

    • Danilo

      Amigo tenho um prátic a ir Schulz 30l ele quebrou uma daquelas válvulas que parecem um estilete do cabeçote eu improvisei outra com chapa de inox deu certo mas ele não carrega mais na mesma velocidade. Será q encontro elas p comprar ou tenho de trocar todo o cabeçote?

      • Olá Danilo, existem sim para vender separadamente, em último caso troque só a placa de válvulas.

    • murilo andre

      Boa noite eu tenhu um compressor da marca schuzl ele carrega ate no 2e depois nao sai disso ai tem um furinho na valvula de alivio ai fica saindo ar muito forte e ele nao carrega mais que 2 O pontero nao sobe e ele nao para fica ligado sem parar oke e sera?

  101. Dias

    Meu compreensor schulz air plus 120 lbs nao esta desligando automaticamente ,nem pressionando o botao do pressostato ele desliga. Depois que ele esta cheio de ar eu o desligo da tomada e ele mantem o ar sem vazamentos.

    • Olá Dias, pelo que entendi o problema está no seu automático (pressostato), bem provavelmente os contatos estão danificados, o melhor e mais correto é substituí-lo. Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

      • marcia do rego barros

        eu tenho um compressor stelo 123 e um equipo dabi atlante, eu poderia usar um filtro de ar da chiaperini 6fr de media pressao? obrigada

  102. Dias

    Meu compreensor schulz air plus 120 lbs liga funciona , mas nao desliga tem que tirar tomada da parede pois nem o botao vermelho em cima do pressostato nao funciona quando aciona o botao ele nao baixa como antigamente. Depois do compreensor estar cheio de ar ele esta segurando o ar normal sem vazamentos. Meu unico problema e que ele nao desliga o que pode ser ?

    • Olá Dias, pelo que entendi o problema está no seu automático (pressostato), bem provavelmente os contatos estão danificados, o melhor e mais correto é substituí-lo. Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

  103. Gilson sj

    Tenho um compressor shuts 120 libras. Quando enche e desarma fica vazando ar pela válvula de segurança não dispara só fica vazando um pouco quando mecho nela para de vasar. Oq pod ser?

    • Olá Gilson, pode ser apenas sujeira na mesma, pode ser os reparos que já estão sem pressão e ressecados ou realmente está desregulada em relação a regulagem do pressostato. Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

  104. dao

    bom dia irmão tenho um compressor ferrary megajet de ar direto. ele com 15 a 20 minuto esquenta muito e desligar-se sozinho, ai so quando esfria e que ele volta a ligar. poderia me ajudar nesse problema?

    • Olá Dao, esse tipo de compressor eu não faço manutenção, mas ele trabalha com diafragma e pode ter alguma obstrução fazendo aquecer e o relê de temperatura que desarma para proteção e quando esfria volta a funcionar, verifique com um técnico especializado ok? Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

  105. Ademir

    Tenho um compressor gamma de 24 litros 2 hp. Ele dá a partida normal. Mas quando ele está terminando de encher ele começa a falhar como se estivesse sem força e depois não liga mais. Só liga quando retiro todo ar do reservatório. O que pode ser?

    • Olá Ademir, verifique a válvula de retenção e/ou orifício de alívio da câmara se tiver, não pode estar obstruído porque cria uma pressão contrária dificultando o funcionamento e parecendo estar muito pesado. Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

      • Dackson

        Pode levar a um técnico e pedir para ele testar o capacitor com um capacimetro, dependendo da capacitancia dos mesmo o técnico indicara se precisa substituir ou não.
        Mais tem uma boa chance de ser capacitor, pois ja me deparei várias vezes com esse problema,

  106. Alberto

    Parabéns pelas informaçoes, que DEUS lhe recompense.
    Contratar um tecnico e pagar nao é o problema.
    O problema é ser explorado.

    • Obrigado Alberto pelas palavras!
      Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).

      • Jorge

        Meu compressor so volta a funcionar guando chega no zero o que pode estar acontecendo

        • weverton

          com certeza eo pressostato 80/120 PSI,
          para um compressor ate 100 litros

  107. dionata souza

    bomm dia, luiz meu compreensor ta com problema na hora de encher o ar, ele demora muito pra encher, antes ele enchia e parava, agora ele não enche totalmente e bem devagar e n para, e esquenta muito. o que devo fazer? aguardo resp… obrigado

    • Olá Dionata, pelo que você me relatou o seu compressor precisa muito de uma manutenção, pois pode ter vazamentos de ar no compressor ou pela rede de distribuição, pode estar com problemas na placa de válvulas do cabeçote, se for de correia pode estar muito frouxa, pode ser algum problema de tensão de entrada, motor, etc. Neste caso é melhor um técnico dar uma olhada para você para não agravar mais e você gastar mais no conserto. Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

  108. agostinho

    Boa noite Luiz fiz um compressor com motor de ar condicionado e cilindro descartável de gás r22 queria saber s você sabe quantas libras este cilindro suporta desde já lhe agradeço.

    • Olá Agostinho, sinto muito mas não sei te responder isso, pois desvia um pouco do meu ramo de atividade.

  109. Amisse Cassamo

    Tenho uma duvida. temos um compressor no job que de uma hora para outra nao aceita cortar ou parar quando o reservatorio estiver cheio. causando aquecimento demasiado de motor ou da cabeca, uma das valvulas esta escapar o ar demas. qual a solucao. Agradecia

    • Olá Amisse, bem provavelmente é uma das duas válvulas a de retenção ou a de alívio, faça uma limpeza ou a substituição de ambas. Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

  110. Fernando

    Boa tarde eu tenho um compressor debyatlante e ele quando atinge uns 45 a 50 lbras ele deveria desligar né rsrs mas o meu ele fica ocilando fica dando meia volta no motor por segundo como se fosse motor de arranque de carro quando a bateria arria rsrs o que poderia ser??

    • Olá Fernando, pelo que entendi pode ser que há pressão contrária de ar com se fosse a válvula de retenção danificada não deixando o ar entrar no reservatório, pode tentar verificar esta peça. Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

  111. Marcos Reginaldo Boiago

    Meu compressor liga normalmente e quando enche ele desliga no automático e esvazia todo o ar sozinho.

    • Olá Marcos, com certeza há um vazamento nem que seja pequeno, faça testes nas partes do compressor depois de desligado passando uma esponja com sabão nas junções, válvulas, dreno e mangueira após isso se não achar o vazamento nesses locais tente na rede de distribuição de ar e até no filtro e equipo. Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

  112. huilber

    Ola Luiz!
    Tenho um compressor shutz e não ta armando e nem acumulando ar,
    Ja troquei o filtro de ar e a válvula de retenção e ainda continua com o mesmo problema!
    Tem como vc me dar uma dica

    • Olá Huilber, pode ser o que já respondi em um dos comentários, bem provavelmente uma ou mais lâminas da placa de válvulas do cabeçote pode(m) estar suja(s), ficando aberta(s) direto e não enviando ar suficiente para o reservatório, nesse caso uma boa limpeza na placa de válvulas resolveria, mas se estiver apenas uma danificada é necessário a substituição. Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

  113. Mateus Nonato !

    comprei o compressor da schulz de alta rotação to achando q ele esta esquentando o cabeçote além do necessario o que deve ser ?

    • Olá Mateus, verifique se o local está bem ventilado, se a rotação do motor está correta, se for lubrificado a óleo verifique o nível, se for de correia veja se não está muito esticada e verifique se não há barulhos bruscos anormais para um compressor.
      Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

  114. celio medeiros filho

    tenho um compressor INTECH modelo CE 320 , motor de 1,5 hp e 20 litros. O mesmo só está carregando somente até 30 libras e o motor não desliga , ja regulei o parafuso do preostato mas não resolveu. Isto começou derepente sendo que ele funcionava normal. O que fazer pra resolver.

    • Olá Célio, bem provavelmente uma ou mais lâminas da placa de válvulas do cabeçote pode(m) estar suja(s), ficando aberta(s) direto e não enviando ar suficiente para o reservatório, nesse caso uma boa limpeza na placa de válvulas resolveria, mas se estiver apenas uma danificada é necessário a substituição. Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

  115. luiz

    Olá Luiz!!! Tenho um compressor de ar chiaperini 2hp q esta esquentando muito e desta ultima vez ele desarmou e não quer mais ligar já faz 2 dias. Ele faz um barulho elétrico só q o motor não liga. No aguardo. Grato!!!

    • Boa tarde Luiz e me desculpe da demora da resposta e realmente espero que já tenha resolvido, mas se não tiver, eu acho que devido ao aquecimento excessivo o motor pode estar com problemas no automático ou até mesmo no enrolamento do mesmo, neste caso seria melhor chamar uma assistência técnica autorizada.
      Grato pelo contato e espero ter ajudado!

      • Leandro-lfm@hotmail.com

        Bom dia! meu compressor liga normal mais o ar ao invés de encher rezervatorio está vazando pela válvula d alívio. Oque pode ser válvula de retenção ou de alívio com defeito?. Obrigado!!.

        • Boa tarde Leandro, a maioria das vezes o defeito é a válvula de retenção e consequência a válvula de alívio, mas pode ser apenas a válvula de alívio, pois é a opção mais rápida e barata para se consertar ou substituir. Espero ter ajudado e continuo a disposição.
          Grato pelo contato.
          Luiz

          • Selvino Alves

            o meu compressor está com este mesmo problema,. vazando pela válvula de alivio. Vou ver se encontro essa peça e substituí-la.

          • Olá Selvino, faça isso e estará preservando seu compressor. Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
            Grato e espero ter ajudado!

    • Lucas

      Olá pessoal..
      Tenho um compressor schulz pequeno com reservatório,e começou fazar óleo por aquele caninho de alumínio e está baixando o nível o q fazer?

      • Olá Lucas, se entendi bem o caninho de alumínio que você está mencionando pode ser o mesmo do ar, pois se for este, bem provavelmente os anéis podem estar gastos deixando passar óleo para onde não deve. Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
        Grato e espero ter ajudado!

    • Alonso Assunção

      o meu estava com o mesmo problema, tambem do mesmo modelo e marca, o seu problema é a rede eletrica onde ele esta ligado ele precisa de uma tomada de 20A e a mesma deve vir direto do quadro de energia, isso acontece mais se ele for 110V, faça isso que resolve, sobre o barulho ele travou justamente por isso, basta tirar a capa preta do motor girar com as mãos a helice umas 2 voltas e pronto, destravou basta ligar novamente da maneira correta agora.

    • marcos

      Bom dia amigo ,tenho um compressor de 20 pés com 02 cabeçote , quando ele desliga sai ar por um dos cabeçotes e depois quando ele liga o motor a polia do cabeçote não quer virar.se puder me ajudar .Desde já agradecemos

      • Olá Marcos, pode ser a válvula de retenção que está danificada fazendo com que o ar de dentro do reservatório escape por ela e criando assim uma pressão maior de dentro para fora e impedindo que o motor e/ou a polia rode para produzir ar para dentro do reservatório. Vale a pena testar essa peça. Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
        Grato e espero ter ajudado!

  116. Itamar

    Tenho um compressor w10 shutz esta novo porem esquentando horrores em 5 min de funcionamento o q será?

    • Boa tarde Itamar, seguindo o que você disse que o compressor é novo, qualquer probleminha que aparecer é melhor chamar a autorizada, mas tirando isso há vários fatores que podem ocorrer esse aquecimento constante, como por exemplo: local onde está instalado (ambiente sem ventilação adequada), nível de óleo baixo (se tiver), isolamento do motor, trabalhando acima da capacidade permitida (o que está ligado a ele), alguma peça muito apertada ou uma correia se tiver muito esticada e outros…
      Realmente há muitas hipóteses e sem verificar pessoalmente é muito difícil encontrar o defeito ou pelos menos a causa, mas estas são algumas hipóteses do aquecimento, espero que ajude a encontrar o defeito.
      Grato pelo contato.

  117. Joao E Silva Teles

    Luiz muito obrigado pela a orientação, eu mesmo fiz com muito cuidado a regulagem,
    deu certo, testei varias vezes e a válvula parau o funcionamento do compressor quando marcou 125 libras sem liberar o ar como anteriormente e apos baixar voltou a funcionar e parou sem problemas.
    Mais uma vez te agradeço, espero não te perturbar tão cedo, mais se preciso, já sei a onde pedir orientação

    Abraço

  118. Joao E Silva Teles

    Tenho um compressor gnatus, apresentou um defeito, quando chega em 125 lb
    a valvula de seg dispara liberando o ar até chegar em 100 lb e depois volta a funcionar e apresenta o mesmo ciclo: libera e volta.
    O que pode ser?

    • Bom dia João, pelo que percebi o seu compressor está com a regulagem da válvula de segurança baixa, por este motivo acontece sempre esse ciclo, se for novo procure a autorizada, mas se já for de uso a tempos chame um técnico de sua confiança para regular a válvula. Até dá para você regular, mas tem que ter cuidado. Rosqueando lentamente e poucos movimentos no sentido horário dá mais pressão a válvula, ou seja não vai disparar com 100lbs.

  119. Geremias

    Bom dia Luiz
    Parabens pelo site , é muito eslarecedor .
    Tenho um compressor hobby e quando o ligo ele libera um pouco de ar pela valvula , e logo começava a encher o reservatorio . Agora quando ligo ele o ar fica escapando pela vauvula e nao enche o reservatorio . Minha duvida é a seguinte valvula de retençao ou valvula de alivio com defeito ?

    • Olá Geremias, desculpe o atraso da resposta e o seu comentário está bem certeiro, pois iria dizer que pode ser a válvula de retenção e/ou a válvula de alívio. Obrigado pelo contato e espero ter ajudado!

  120. Vítor

    Olá Luiz comprei um compressor essa semana pratic air da schulz de 25 litros ligo compressor mas não sair ar algum e se fecho também as 19 saída de os ponteiros dos pressostato e manómetro não se me mexe ficar parado ou seja motor. Funciona mas não enche e nem sai ar nenhum do compressor gostaria que ajudasse a saber o que é isso

    • Boa tarde Vitor, primeiramente se você acha que realmente o compressor está com problemas chame a assistência técnica autorizada ou entre em contato com a loja que comprou para não perder a garantia. Para tentar te ajudar se entendi bem o ocorrido, verifique se o seu compressor tem filtro regulador de ar acoplado a ele se eu não me engano esse modelo tem, pode ser que a válvula do filtro esteja fechada e com isso não movimenta os ponteiros do manômetro e consequentemente não sai ar pelo registro. Tente verificar isso, mas estou a disposição.
      Grato pelo contato e espero que resolva.

    • Fabio Fernandes

      Bom dia, tenho um compressor odontológico e ele funciona sem parar e mesmo assim fica fraco eu ja verifiquei se o dreno estava com agua mas não estava eu só não sabia deste possível problema na válvula, pode ser isso:

      • Boa tarde Fabio, como vc mesmo disse já verificou o dreno, então verifique também possíveis vazamentos no próprio compressor e em toda rede de ar comprimido existente no consultório ou em outro local e se mesmo assim não encontrar nenhum vazamento possivelmente pode ser as palhetas dentro da placa de válvula que estão sujas com borra de óleo se o mesmo for lubrificado a óleo ou até mesmo danificadas. Verifique esses itens pode talvez solucionar. Estou a disposição e espero ter ajudado!
        Grato pelo contato.

  121. Deivid

    Boa tarde, tenho um compressor schulz air plus 120 lb, ele liga normalmente, mas não está carregando o reservatório o que poderia ser?

    • Boa tarde Deivid, primeiramente e como sempre deve ser feito, verifique se não há vazamentos pelo compressor ou se estiver ligado a uma rede de ar comprimido também verifica-la, verificar se o manômetro não está alterado ou danificado marcando errado a pressão, mas se depois de verificar esses itens não solucionar, bem provavelmente poderá ser a placa de válvula onde ficam as palhetas que deixar entrar e sair o ar para dentro do compressor, vale a pena verificar esse item.
      Estou a disposição e espero ter ajudado.
      Grato pelo contato.

  122. Eliane

    Oi amigo luis,tenho um compessor moto mil 120 l ele enche ate 150 lb quando despara novamente com 100 lb o mutor fica como se estevesse muito pesado sem forca
    Vc pode me ajudar

    • Boa tarde Eliane, de acordo com as especificações deste modelo de compressor, eu acho que a pressão está com uma regulagem muito alta, pois o ideal seria até 120lbs, mas também pode ser que a válvula de retenção esteja suja ou danificada fazendo com que aumente a resistência de passagem do ar e ficando essa sensação de fraco, vale a pena verificar essa peça ou regular o mesmo.
      Fico a disposição de qualquer dúvida e espero ter ajudado.
      Grato pelo contato.

  123. jose maria sacramento

    ola amigo qual a quantidade de oleo que um compressor schul de 100 litros leva quantos litros a mais pode encher um tanque de cem litros se posso aumentar para 130 litros

    • Boa tarde José Maria, se entendi a pergunta vc quer saber quantas libras (pressão) pode ter um compressor com reservatório de 100 litros de capacidade? Se for esta a questão, tudo depende do seu pressostato, condições do reservatório e sua válvula de segurança. Se tudo estiver de acordo pode ser regulado para até 130lbs. Verifique no manual as especificações de segurança para o compressor mencionado, não faça nada de abusivo para implicar na integridade do compressor e na segurança de quem o manuseia.
      Espero ter ajudado e estou a disposição.
      Grato pelo contato.

  124. Anderson

    Tenho um compressor schulz que está esquentando muito a ponto de liberar até fumaça, o que poderia ser?

    • Boa tarde Anderson, nesse caso é necessário verificar alguns itens como nível de óleo, tensão de entrada, correia se tiver, rolamentos…
      É difícil dar uma dica certeira, mas verificando esses itens com certeza resolverá. Qualquer dúvida estarei a disposição.
      Grato pelo contato.

  125. Rodrigo

    boa tarde, tenho um compressor da marca schulz,ele esta vazando pela entrada de oleo, e não esta desarmando, ou seja ele carrega mas não para, o que faço?

    • Boa noite Rodrigo, me parece que está retornando ar para a câmara de óleo que bem provavelmente sua válvula de retenção está danificada, vale a pena verificar essa peça.
      Obrigado pelo contato e espero ter ajudado!

  126. marco

    boa tarde, tenho um compressor da marca schuls,ele esta vazando pela entrada de oleo, e não esta desarmando, ou seja ele carrega mas não para, o que faço?

  127. Josue

    Ola Luiz, primeiramente quero lhe parabenizar pela disponibidade em esclarecer as duvidas , li os comentários acima mas não consegui resolver o meu problema, meu compressor estava trabalhando normal até que certo dia abriu a válvula de alivio e o compressor não desligava mais, achei que era a válvula(dei mais pressão nela) o problema persistiu,no manômetro chegou nos 120lbs e nada de desligar chegou em 130lbs..dai desliguei por segurança, troquei o pressostato e nada do compressor desligar, abre a valvula o que poderia estar errado amigo…se vc puder me ajudar sou muito grato…

    • Olá Josué, para tentar te ajudar se eu entendi direito, faça primeiro um teste bem simples, feche o registro de saída de ar para o consultório ou outro lugar para ter certeza de que não há vazamentos pela rede de distribuição de ar, depois ligue o compressor e verifique se tiver vazando ar pela válvula de alívio com o compressor ligado, pode ser ser apenas a válvula mesmo, mas se ao desligar continua a vazar o ar, bem provavelmente é a válvula de retenção. Faça esse teste e depois nos falamos.
      Grato pelo contato e espero ajudar é claro.

      • Josue

        Luiz obrigado pela ajuda, achei meu defeito havia me expressado errado na pergunta…meu defeito era a válvula de segurança, pois ela havia sido trocada, e abria antes da hora, tive que regular o pressostato, ou poderia ter trocado a válvula compatível com o pressostato que desligava em 120psi.

  128. cledivaldo

    gostei muito de suas respostas, aproveitei bem nota dez, muito obrigado e que continui assim tirando nossas dúvidas

  129. Leandro

    Boa tarde. tenho um compressor schuls 25 ltrs. troquei o pressostato. cuando eu ligo, fica vazando ar direto pela válvula e não carrega. Só carrega se trancar a mangueira q vai do tanque de armazenagem ate a válvula. oque pode estar acontecendo? Desde já muito obrigado.

    • Boa tarde Leandro, pelo que entendi está vazando pela válvula de alívio que fica acoplada no pressostato, se for realmente isso a válvula poderá estar suja ou danificada ou ainda a válvula de retenção também pode estar suja ou danificada. É bom dar uma verificada nesses componentes ok?
      Grato pelo comentário.

  130. rodrigo

    ola é normal o orificio *furo* sair ar direto com o compressor funcionando, ele não esta desligando.

    • Boa tarde Rodrigo, quando o compressor está em funcionamento é normal sair ar por este orifício mencionado, pois se ao desligar continuar saindo ar bem provavelmente será sua válvula de retenção que está suja ou danificada.
      Espero ter respondido e grato pelo comentário.

  131. Vinicius

    Olá amigo,

    Tenho um compressor chiaperini 110l 2hp que funcionava com motor de 1 cv, após a queima deste motor, precisei instalar um motor de 2 cv provisoriamente, ao ligar notei que estava escapando ar por um orifício acima da válvula de retenção. Vc saberia dizer se isso se deve ao motor mais potente do que o original do compressor?
    Grato

    • Boa noite Vinícius, o fato de trocar o motor por um mais potente significa que vai trabalhar mais suavemente, ou seja esquentar menos e encher um pouco mais rápido, mas se tudo estiver bem regulado não tem problemas de vazamento porque os componentes estarão ajustados para ligar e desligar da mesma forma que antes. Verifique sua válvula de retenção e/ou de alívio, pois podem estar apenas sujas ou danificadas.

      Espero ter ajudado!

  132. sandro

    Tenho um compressor schuz que foi trocado o pressostato, agora a valvula de segurança abre e o compressor não desarma..

    • Boa tarde Sandro, se vc trocou o pressostato e ele veio já regulado para apenas desligar com 125lbs e a válvula de segurança do compressor está regulada para 120lbs ou menos, com certeza não irá desarmar. Regule o pressostato até que o compressor desarme normalmente.
      Espero ter ajudado!

      • marcio

        Ola sou marcio tenho um compressor chaperine ar direto mas nao esta atingindo 40psi oque faço obrigado

        • Boa tarde Marcio, sinceramente nunca peguei um compressor de ar direto para consertar, pois mexia com compressores odontológicos com reservatórios a partir de 25lts e o funcionamento é diferente, mas se te ajudar tente verificar a válvula de aspiração e compressão ou até mesmo a membrana, podem estar danificados (ressecado, rachado, sujo…), no momento é só o que posso informar, mas verifique com um técnico qualificado nesse tipo de compressor ok?
          Me desculpe não poder ajuda-lo e grato pelo contato.

  133. Anderson

    olá amigo Luiz, peguei um compressor marca waine mas com cabeçote schulz modelo msv 5,2/130 motor de 1 cv quando tem ar nele fica escapando pelo parafuso de entrada do óleo, não pela rosca, mas por um pequeno orifício existente nele, tal como se funcionasse como válvula de escape, seria isso? é só trocá-lo? por favor me ajude , obrigado!

    • Olá Anderson, realmente este orifício é para aliviar a pressão dentro da câmara de óleo, mas o ar só tem que ser por ali enquanto o compressor estiver em funcionamento. Se tiver vazando ar quando o compressor estiver desligado é sinal que já está na hora de fazer uma manutenção no cabeçote e consequentemente verificar a válvula de retenção.
      Espero ter ajudado.

  134. Olá Dayvison, desculpe pela demora da resposta, mas eu dava assistência técnica apenas para compressores monofásicos de até 5cv para odontologia, mas se ainda precisar de alguma informação pode entrar em contato que posso te indicar algumas assistências muito boas. Grato pela compreensão e contato.

  135. Gustavo Lage Souza

    Compressor dá mais de um expurgo para eliminar o ar pressurizado que fica na tubulação .. pode ser a valvula de retenção ou o pressostato?

    • Olá Gustavo, pelo que entendi pode ser sim a válvula de retenção que está dando retorno, é bom verificar este ítem. Qualquer dúvida entre em contato. Grato

  136. mauricio

    boa tarde ! presciso que meu compressor tarbalhe direto pois estou tendo picos de energia muito alto existe uma valvula que se coloca ou um pressostato para que quando o reservatorio se encha de ar esta valvula se abre e nao deixa que ele pare
    pode por favor me dar informa’c~oes sobre este equipamento e onde posso acha-lo

    obrigado!

    • Olá Mauricio, desculpe a demora da resposta, mas pelo que eu entendi você quer que o compressor não desligue e fique em funcionamento contínuo, se realmente for isso a válvula de segurança se regulada para uma pressão mais baixa ela dispara e não deixa que desligue,mas não é viável mexer nessa válvula e é muito prejudicial ao compressor ficar funcionando direto, pois aquece muito e desgasta muito as peças. Qualquer dúvida favor me contatar pelo email ou whatsApp. Grato.

  137. Marcelo Hora

    Caro Luis,

    Inventei de desmontar o meu pressostato da marca margirius, e agora depois de montá-lo ele só dá a partida no motor se eu pressionar o botão que fica na parte superior entre os contatos. Você poderia me dar uma orientação?

    • Olá Marcelo, desculpe a demora da resposta e espero que já tenha resolvido o problema, pois pelo que me relatou poderia ser oxidação ou ligação errada dos contatos do pressostato. Qualquer dúvida estou a disposição e desculpa novamente pela demora.

  138. Antonio

    Um compressor Schulz enquanto ligado vai a 100 de pressao e nao passa disso e o motor nao desliga. Ja proximo de 100 lb libera ar por um orificio numa tampa proximo ao mancal, mas quando desligado nao ha perda d pressao. Sera q a valvula d retencao ta com defeito?

    • Olá Antonio, de acordo com os dados que me forneceu, acredito que realmente a sua válvula de retenção está suja ou danificada. Vale a pena revisar este componente.
      Grato pelo comentário e espero ter ajudado.
      Luiz

  139. Agnaldo Marcelo Barbosa

    Existe compressor que possa trabalhar sem alivio

    • Boa noite Agnaldo, os compressores que citei no artigo são os compressores utilizados em odontologia e em todos os consultórios que já visitei, todos os compressores utilizavam válvula de alivio, exceto aqueles que já tinham passados por manutenção por um outro técnico e o mesmo anulou este sistema de alívio. Resumindo, o compressor funciona sem esse sistema, mas ao se iniciar o processo de partida do motor, dá-se a sensação de estar mais pesado.
      Espero ter respondido!
      Obrigado pelo comentário.

      • Jerônimo

        Opa,blz tem um compressor da marca Schulz de 25 ltrs 120 psi e ele tava trabalhando normal só que derrepente partiu e ele só ronca querendo da partida mais não liga.

        • Boa noite Jerônimo, pelo que entendi o compressor partiu, mas ficou roncando, isso poderia ser vários motivos e entre eles o capacitor de partida se tiver ou platinado do motor ou válvula de retenção danificada, mas já verifiquei também um outro comentário seu que o mesmo partiu, mas agora não parou, então pode ser também o pressostato. Verifique esses itens, pois pode resolver.
          Estou a disposição.
          Grato pelo contato.

          • claudinei nascimento

            bom dia gostaria de saber infomaçoes referente a um comprenssor da marca pressure esta com vazamento na valvula de alivio oq faço

          • Olá Claudinei, isso é sinal de que a válvula de retenção pode estar com problemas. Verifique com um técnico para fazer a substituição ou manutenção da mesma.
            Escrevi um Livro Digital que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, dimensionamento, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique em COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital.

            Grato e espero ter ajudado!

          • Aguinado

            Boa a tarde Luiz o meu compressor é de2.,6 pés de 120libra sa marca schultz ele está trabalhando normal , mas após uns 10 minutos mis ou menos a mangueira de cobre que sobe do reservatório para o cabeçote está super aquecendo , isso é normal ou é algum problema?

          • Olá Aguinaldo, sim é normal esse tubo de cobre junto ao motor e o cabeçote esquentar.

          • Rafael de Oliveira

            Boa noite…
            Foi colocado um pouco de óleo no local do suspiro… como proceder?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.