Saindo água junto com o ar?

É desgastante, frustrante e causa muitos prejuízos a situação quando você vai usar o ar comprimido e na utilização ele fica saindo água junto com o ar. E é sobre esse problema que irei abordar nesse artigo.

O QUE É O AR COMPRIMIDO?

O ar comprimido nada mais é que o ar atmosférico, a uma pressão maior, porém os seus 79% de nitrogênio e 21% de oxigênio permanecem totalmente inalterados.

ONDE USAR O AR COMPRIMIDO?

O ar depois de ser comprimido através de um compressor de ar, serve para várias atividades como ar tratado em uma régua de hospital, para ser usado para transportar líquidos, para mover ou levantar plataformas, para encher pneus, para pintura com pistola de pulverização, para arte com aerógrafo, para ferramentas pneumáticas, para equipamentos odontológicos e muitas outras atividades.

Tem atividades que é necessário se utilizar o ar seco como exemplos pintura com aerógrafo, pintura com pistola de pulverização e na odontologia para fazer a secagem dos dentes para a colagem dos bráquetes do aparelho ortodôntico.

Agora imaginem se para essas atividades que necessitam do uso de ar seco, tivesse saindo água junto com o ar ou pior ainda, com óleo.

Nesse caso primeiramente precisaríamos identificar o porquê dessa umidade, dessa água ou dessa mistura com o óleo. E para isso vamos por parte.

Veja nesse e-book abaixo, esse assunto completo e muitos outros só sobre compressores, onde tiro dúvidas e ajudo a reparar, regular e a instalar compressores.” Basta clicar Aqui para conhecer!

informações de compressores

ENTÃO O AR TEM UMIDADE?

Não necessariamente, essa umidade se dá a condensação da água que é uma ocorrência esperada e consequência natural da compressão do ar atmosférico através do aparelho compressor de ar.

A quantidade de água produzida por um compressor de ar está diretamente relacionada à condição ambiente a qual esse compressor está submetido, assim como a sua pressão de trabalho.

Ou seja, a temperatura do ar, a umidade, o tamanho do compressor e a pressão de trabalho determinarão a quantidade de água que sairá do equipamento.

Naturalmente, o ar quente e úmido tem um teor de umidade mais alto que o ar frio, resultando em mais água saindo do compressor.

Um compressor que trabalha a 10bar constantes comprime o ar 10 vezes em relação ao seu volume inicial.

Essa compressão também reduz a capacidade do ar de reter vapor de água em 10 vezes, pois a cada estágio de compressão, mais condensado residual será produzido. 

TEM ALGUM PROBLEMA ESTAR SAINDO ÁGUA JUNTO COM O AR?

A falta de lubrificação, corrosão, incrustação, diminuição da vida útil de equipamentos são algumas das consequências negativas dessa condensação em todo o seu sistema de ar e a todos os instrumentos acoplados ao compressor.

A água (condensado) formada dentro do reservatório do compressor é líquida e muito corrosiva, já que contém também partículas de óleo e com o tempo enferruja internamente o reservatório que pode até vir a explodir pelo excesso de corrosão.

Esse condensado no interior do compressor retorna para os cilindros de compressão e os pistões tentam comprimir esse líquido, mas não sendo possível comprimir o líquido, essas duas fases dentro do cilindro irão causar severos danos.

Dependendo da quantidade de líquido, os danos podem se limitar as válvulas do cabeçote do cilindro, ou em quantidades maiores causar empeno das bielas, ou em condições mais extremas causar a ruptura do corpo do cilindro.

Ou seja, quanto mais efetiva é a remoção da umidade do ar pelo compressor menos despesas para a manutenção de seus equipamentos.

MAS SE TEM PROBLEMA, ENTÃO O QUE OCASIONA ISSO?

Geralmente é a falta de tratamento do ar comprimido, como exemplo temos citados abaixo alguns itens necessários:

  • A falta da instalação de um secador de rede (purgador);
  • Falta de filtro de drenagem;
  • Muita umidade relativa do próprio ar;
  • Alta temperatura na descarga.

O QUE É PURGADOR E PARA QUE SERVE?

O purgador é um equipamento responsável pela drenagem do excesso de água acumulada no reservatório do compressor, impedindo assim que a água se acumule no interior do mesmo.

O QUE É E PARA QUE SERVE O FILTRO DE AR?

O filtro serve para retirar a água acumulada na rede trabalhando conjuntamente com o purgador, pois dessa maneira fica mais eficiente o processo de drenagem.

O QUE É ALTO ÍNDICE DE UMIDADE DO AR?

A rede de ar é extremamente dependente da qualidade do ar gerado pelo compressor, assim se o ar for direto para rede de ar sem os devidos cuidados com o tratamento, sua rede de ar   ficará úmida e contaminada.

O QUE É ALTA TEMPERATURA NA DESCARGA DO COMPRESSOR?

A temperatura ideal para o compressor é em média de 45ºC, mas como lidamos com ar, que sempre terá resquícios de umidade, por conta da troca  de temperaturas, é comum que ocorra o processo físico chamado condensação, que nada mais é que o ar quente gerado pelo compressor.

SAINDO ÁGUA JUNTO COM O AR MESMO SEM UMA REDE DE AR?

Até agora só falei sobre a rede de ar, mas quando se usa o compressor perto de qualquer equipamento pneumático como a pistola de pulverização e o aerógrafo, como exemplo, geralmente não tem distância suficiente para armazenar esse condensado.

Não importa se for um compressor com reservatório ou de ar direto, pois acontecerá da mesma forma podendo ficar saindo água junto com o ar.

Muitas vezes já vem instalado no próprio compressor o filtro de ar, mas então, porque continua saindo água junto com o ar?

Será que o filtro mesmo novo e próximo ao acessório de trabalho não está retendo a água?

Às vezes chegamos até a ver um pouco de água dentro do copinho do filtro, indicando que realmente está fazendo seu papel, que é o de reter a água, mas então por que continua saindo água junto com o ar?

São muitas perguntas sem respostas, ou seja, ficamos muitas vezes de mãos atadas para executar qualquer tipo de mudanças ou melhorias em nossos equipamentos, pois não sabemos realmente o que fazer devido ao fato de não sabermos o porquê isso acontece.

Esta saída de água junto com o ar para quem trabalha com pintura, por exemplo, pode acabar danificando todo um trabalho e além da chateação há também o prejuízo do tempo gasto e do dinheiro investido.

Mas se tem o filtro no compressor e a distância até o acessório de pintura é pouca, porque isso acontece?

MOTIVO DE ESTAR SAINDO ÁGUA JUNTO COM O AR

O que vou explicar é um fenômeno natural do processo do ar sendo comprimido e sendo levado até seu destino.

Nesse processo a água, quando o motor está quente (o motor quando em funcionamento aquece), se condensa e em forma de vapor é transportada pela mangueira de ar.

Quando esse vapor se resfria dentro da mangueira, ele vira água novamente, e assim essa água é transportada junto com o ar se misturando e nesse caso com a tinta.

Até agora só expliquei o que é, como funciona, para que serve e como ocasiona, mas vamos ver como solucionar esse problema, pois expliquei até aqui um monte de coisas só para poder chegar nesse exato momento de entregar uma solução.

Porque não adiantaria nada dar logo uma solução sem ao menos saber o porque está fazendo e como funciona todo esse processo, apesar das soluções serem simples.

Então vamos lá!

SOLUÇÃO PARA REDE DE AR COM ÁGUA

1ª) Instalar um purgador na sua rede de ar, pois existem diversos tipos de purgadores, inclusive alguns automáticos que funcionam sozinhos.

2ª) A formação de água dentro da rede de ar se dá de acordo com a humidade relativa do ar, ou seja, quando em um dia chuvoso, certamente vamos ter um volume maior de condensação e nesse caso só teríamos que investir em acessórios que garantam a secagem do ar completamente para controlar o alto índice de umidade no ar.

3ª) Fazer uma análise se o compressor está instalado em uma área bem ventilada e se  não existe qualquer obstrução no sistema de refrigeração do compressor que esteja fazendo com que ele trabalhe em altas temperaturas, baixo nível de óleo e se está instalado muito próximo das paredes para evitar a alta temperatura na descarga do ar.

SOLUÇÃO USANDO O EQUIPAMENTO PRÓXIMO

1ª) Usar filtro específico próximo da pistola de pintura ou um aerógrafo, por exemplo, seria uma boa dica para evitar que essa água que supostamente estaria na mangueira passasse e prejudicasse o trabalho.

2ª) Usar mangueiras próprias para resolver este tipo de problema, pois elas têm construção mais adaptada e inclusive com filtro de passagem com retenção de umidade na própria mangueira, muito interessante e eficiente, mas são exageradamente caras.

3ª) Usar filtro de gasolina, pois teoricamente, a gasolina não pode conter nem água nem impurezas, por este motivo o filtro é utilizado e poderíamos fazer isso com o ar.

Na odontologia para solucionar esse problema na seringa tríplice é necessário fazer todos esses procedimentos com exceção do filtro de gasolina.

CONCLUSÃO

Sabendo o que está acontecendo e como acontece, tudo fica mais fácil de solucionar, pois poderemos fazer as coisas certas.

Ponha em prática tudo o que absorveu nesse conteúdo e deixe de ter prejuízos e arrependimentos.

Compartilhe esse conteúdo para poder ajudar mais pessoas como você foi ajudado agora!

Veja também como regular a pressão de ar do compressor da maneira correta.

Veja também como solucionar vazamento de ar pela válvula de alívio do compressor.

Ebook gratuito com várias dicas valiosas de consertos em alguns equipamentos odontológicos!

1 Comentário

  1. Pingback: Vazamento de Ar no Compressor pela válvula de alívio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.