Entupimento do Spray da Caneta de Alta Rotação

Quando acontece um entupimento do spray da Caneta Alta Rotação, é algo bem desconfortável, tanto para o profissional quanto para o paciente, pois esse spray é a refrigeração da caneta e sem ele causa aquecimentos.

Caneta de Alta Rotação entupida é bem comum em consultório odontológico bem movimentado onde não há muito tempo para fazer manutenção preventiva adequada nos equipamentos.

Mas não se engane quem pensa que isso só acontece em consultórios bem movimentados, pois nos consultórios que os equipamentos ficam sem funcionar por períodos extensos, também ocorre esse tipo de entupimento nas canetas.

Isso acontece principalmente se o profissional trabalha muito com a mesma caneta sem fazer o rodízio adequado com as demais.

Se tiver outras, é claro!

E falando nisso!

Sempre tenha ao menos uma caneta de reserva para executar os rodízios necessários para não sobrecarregar somente uma delas.

Com isso, terá mais tempo de executar a manutenção na caneta que não estiver em uso, fazendo limpeza, lubrificação, esterilização e desobstrução da mesma se necessário.

Muitos dos meus clientes me perguntam:

Minha caneta de alta rotação entope direto, por quê?

desentupir spray canetas de alta rotação

Canetas de Alta Rotação Odontológicas

Primeiro vamos entender como funciona esse processo de refrigeração do spray da caneta de alta rotação na broca da caneta.

A caneta de alta rotação têm várias finalidades no ramo da odontologia, entre elas temos a preparação de cavidades, remoção de cáries, restaurações, odontosecção, acabamentos e outros.

Quando falamos sobre caneta alta rotação odontológica, temos que entender que existem várias marcas, vários modelos com acoplamentos diferentes e diversos tipos de turbinas, que por sinal, é um componente essencial para saber a característica de cada uma delas.

Com toda essa diversidade faz com que cada caneta de alta rotação se comporte de maneira diferenciada quanto ao torque, peso, velocidade (RPM) e ruído (decibéis).

Sabendo desses detalhes, vamos ao sistema de refrigeração do spray da caneta de alta rotação.

O sistema de refrigeração das canetas de alta rotação não é tão simples quanto parece, pois não é só aquele(s) furinho(s) que sai um jatinho de água que vai em direção à broca para assim refrigerar a mesma.

Para sair água centralizada nos orifícios da caneta para refrigerar a broca, há um longo caminho complexo a ser percorrido, onde tudo tem que estar em perfeita sincronia.

Uma quantidade insuficiente de água  para o sistema de refrigeração da caneta de alta rotação pode acarretar em um superaquecimento da broca e consequentemente a queima do dente e/ou polpa do mesmo.

O ideal é uma refrigeração constante e diretamente na broca para que se crie uma névoa de água e o mínimo de calor possível para que não haja danos em nenhum lugar.

Algumas canetas tem um orifício somente, outras têm 3, outras têm 4 e também há outros modelos que tem mais orifícios ainda.

Mas o direcionamento para a broca e a quantidade de água sempre vai influenciar em qualquer uma delas.

Esses orifícios da caneta de alta rotação saem jatos de água vindos do reservatório, mas antes de chegar até a caneta, esta água percorre um longo caminho, portanto, está sujeita a mais impurezas até chegar.

orifícios spray caneta alta rotação

Orifícios por onde saem água da caneta de alta rotação

Se esses mesmos jatos de água não estiverem corretamente direcionados para o centro da broca, criando uma nuvem de água, com certeza vai superaquecer todo o conjunto da cabeça da caneta.

Como já disse antes, danificando o dente do paciente, a broca e consequentemente as peças da sua caneta.

De imediato, basta inserir nos orifícios da caneta, a agulha que é cedida pelo fabricante ou mesmo uma lima fina de endo ou um fio ortodôntico ou ainda até colocar a caneta no ultrassom (não recomendado) e está tudo pronto.

Mas nem sempre é assim.

Pode até ser que aconteça realmente a desobstrução dos orifícios citados, mas nada garante que não vá acontecer novamente em um curto tempo de utilização da mesma.

desentupir spray caneta alta rotação

Desentupimento do spray da caneta com a agulha fornecida pelo fabricante.

Há outra forma de desobstruir esses orifícios temporariamente, que para mim que sou técnico, acho que agride menos o conjunto todo do spray de refrigeração da caneta.

Nesse processo é utilizado o terminal triplo, o pedal de acionamento de ar para as pontas e uma pequena peça adaptadora para funcionar como uma ferramenta de desobstrução dos orifícios.

Desta forma iremos encaixar a peça adaptadora, dentro do furo maior do terminal triplo, onde vamos direcionar essa peça para os orifícios existentes na caneta e no tubo menor (caninho) atrás da caneta.

Seguindo as informações acima, basta direcionar a peça adaptadora para os locais indicados e pressionar o pedal de acionamento de ar para as pontas.

Sabe o que vai acontecer?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Concordo em ter meus dados cadastrados na plataforma MailChimp ( mais informações )
Junte-se a mais de 3.000 visitantes que recebem nossas dicas, informações e ajuda para consertar equipamentos odontológicos. Faça parte de nossa lista VIP e receba dicas de consertos por email, para manter seus equipamentos sempre em dia.
Odiamos SPAM. Seus dados estão 100% Seguros!

Com a pressão do ar através do terminal triplo sendo direcionada para os orifícios, a sujeira que supostamente estaria neles, esta sairia do local e assim deixando passar a água.

Fazendo esse mesmo processo no tubo menor na parte de traz da caneta, a sujeira que se desprendeu dos orifícios, pode também de acordo com a pressão, sair pela frente.

Eu estava começando a criar um vídeo referente a esse último procedimento para desobstruir os orifícios dos jatos da caneta, mas achei um vídeo em um canal do Youtube que foi criado pelo “Dr. Leonardo Muniz” que achei que ficou muito legal e explicativo.

Inclusive você pode acessar o canal do “Dr. Leonardo Muniz – Odonto em Destaque” clicando no link para verificar o vídeo.

Mas tudo isso depende muito do tipo de obstrução, pois pode ser partículas de sujeira, vestígios de materiais ou até mesmo, um pedaço de lima ou fio quebrado em um dos orifícios. “Já peguei muitos casos assim.”

Na verdade, com todos esses procedimentos, você só empurrou a sujeira para dentro e ainda deu uma “entortadinha” nos orifícios da mesma.

O ideal depois de algum tempo de uso executando sempre esse mesmo processo, é trocar a junta e a tampa do spray, com as peças originais de cada marca e modelo de caneta.

kit spray caneta alta rotação

Porca, juntas e chave do spray de canetas, inclusive kavo 605

Pensar em fazer uma aquisição das duas chaves que desmontam a tampa da cabeça da caneta e a ferramenta para desmontar o spray completo seria uma atitude muito útil para você, suas canetas e seu bolso.

Trocando as peças com as ferramentas adequadas de acordo com a marca e modelo, dificilmente vai danificar algo.

Usei como exemplo desse artigo, uma caneta de alta rotação Kavo 605.”

ferramentas e peças spray kavo

Ferramentas e peças para consertar spray caneta kavo 605

Concluindo o conteúdo deste artigo sobre entupimento do spray da caneta alta rotação, posso dizer que:

Sempre manter uma boa manutenção no sistema de refrigeração completo da caneta, incluindo válvulas de distribuição, mangueiras, água filtrada para o reservatório, conexões, e por fim, mas não menos importante, o spray da caneta de alta rotação.

Isso tudo faz parte de um processo de aumentar a durabilidade de sua caneta odontológica. Veja mais dicas nesse outro artigo que também pode te ajudar muito. Durabilidade das Canetas de Alta Rotação.

Esse é um breve conteúdo sobre refrigeração da caneta de alta rotação odontológica, para que possam tomar ciência de tal problema e executar as devidas manutenções necessárias para que não ocorra o entupimento do spray da Caneta Alta Rotação.

Para executar o desentupimento do spray de refrigeração da caneta de alta rotação citado neste artigo, serão necessárias as ferramentas e peças relacionadas abaixo:

– Lima de endo;

– Fio ortodôntico;

– Peça adaptadora;

– Terminal triplo;

– Pedal de acionamento de ar das pontas.

Se precisar de mais detalhes sobre esse conteúdo e outros mais, recomendo ler esse ebook (Guia de Manutenções em Canetas de Alta Rotação) que é rico em informações desse gênero.

Recomendações finais.

Se ainda estiver com dúvidas é só entrar em contato através dos comentários do artigo, pois terei o maior prazer em responder, e se eu não souber vou pesquisar para obter respostas concretas e colocar no artigo.

Sempre consultar o manual do usuário e solicitar assistência técnica autorizada ou seu técnico de confiança para não ter surpresas desagradáveis como perda da garantia, preços abusivos ou pessoas que se intitulam de técnico e acabam danificando mais seu equipamento.

Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe em suas redes sociais, para que outros possam saber também o que você sabe agora, e com essa ação, podemos ajudar mais pessoas.

Espero ter ajudado!

Quer fazer um Curso de Manutenção em Equipamentos odontológicos?

Clique Aqui ou na imagem para saber mais detalhes do Curso!

 

Cadastre -se em nossa lista "VIP" para ter dicas valiosas de consertos!

2 Comentários

  1. Paula

    Boa tarde, vc tem algo sobte contra angulo, caneta de baixa rotação? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.