Seringa Tríplice Vazando

A Seringa Tríplice Vazando no consultório durante um procedimento, seja ar ou água pela cabeça, bem provavelmente será através dos botões de acionamento, pois muito raramente será através do pino ou parafuso que trava os botões de ar e água.

“Sei que é difícil de acreditar, mas já me deparei com esse tipo de vazamento de ar pelo pino que trava os botões”.

Toda vez que há um vazamento de ar pelo botão de acionamento, fica fazendo um barulhinho constante e irritante ao profissional, mas veremos que não é só por este motivo, que será necessário sanar rapidamente esse vazamento.

Tem que solucionar esse problema porque com esse vazamento de ar, o compressor pode esvaziar mais rápido e ligar mais vezes que o necessário.

botões de seringa tríplice

Botões de seringa tríplice

É claro que pode ser um pequeno vazamento, mas se ficar assim por muito tempo, passa a ser um incômodo aos ouvidos do profissional e ao funcionamento correto do compressor.

O compressor sempre terá que funcionar apenas o necessário para suprir as necessidades do consultório, pois só assim, não acontecerão desligamentos repentinos devido a aquecimentos de peças e do motor.

Há dois tipos de vazamentos pelo botão de acionamento de ar:

  • Quando o vazamento de ar fica constante mesmo sem acionar o botão
  • Quando ocorre o vazamento de ar somente ao acionar o botão

Seringa Tríplice Vazando – Sem acionar o botão de ar:

Quando fica vazando ar pelo botão sem acionar o mesmo, significa que os anéis já estão comprometidos, ou seja, estão ressecados ou gastos ou danificados ou todas as hipóteses juntas, deixando passar o ar quando não é necessário.

Desta mesma forma, poderá vazar pelo bico (ponteira), onde o ar ficará saindo através dessa ponteira, significando também que há problemas nos anéis do botão de acionamento de ar.

Seringa Tríplice Vazando – Acionando o botão de ar:

Quando fica vazando ar apenas quando o botão é acionado, significa que o anel superior pode estar ressecado ou gasto ou danificado ou todas as hipóteses juntas, deixando também, passar o ar quando não é necessário.

reparos para seringa tríplice

Reparos para seringa tríplice

Para qualquer um dos dois tipos de vazamentos de ar citados, é recomendável trocar os anéis do botão ou trocar o botão completo, que nesse caso seria mais fácil à substituição e a durabilidade seria maior.

Há ainda outra hipótese que não pode ser descartada, de que possa haver uma sujeira (impurezas através das tubulações ou mangueiras de distribuição de ar, vindas do compressor) alojada dentro da câmara de acomodação do botão por um longo tempo, e com isso, pode ter criado sulcos (ranhuras estreitas ou arranhões) dentro dessa câmara.

Nesse caso, não seria viável e nem adiantaria trocar o botão completo, pois não seria garantido que essas ranhuras não implicariam no funcionamento de um botão novo.

Devido a essas ranhuras, seria necessário e prudente, executar uma micro retífica dentro dessa câmara, ou seja, desgastar suavemente com uma lixa de ferro fina até que sumam todas essas ranhuras, deixando assim, uma superfície lisa e limpa novamente.

Em muitos casos que já peguei dessa forma, esse procedimento resolveu, mas também há casos que foi necessário a substituição total da Seringa Tríplice.

Seringa Tríplice Vazando Ar pela mangueira dentro do manípulo (corpo)

Quando é identificado um barulho de ar vazando dentro do manípulo (corpo) da seringa tríplice, significa que há um furo ou corte na mangueira ou a mesma não está devidamente fixada com anel de pressão ou abraçadeira ou amarrada com a linha adequada.

Definição SeringaTríplice

Definição SeringaTríplice

Nesse caso é necessário retirar o manípulo da seringa para poder retirar o vazamento de ar na mangueira, seja ele qual for.

Se for apenas questão de afrouxamento da mangueira, basta trocar o anel de pressão ou trocar a abraçadeira ou amarra até mesmo com o fio dental.

Se tiver que mexer na mangueira, nesse caso deverá retirar a mesma para reparos como exemplo, cortar um pequeno pedaço que esteja danificado e recolocar novamente com os devidos dispositivos de fixação.

Esses mesmos procedimentos também valem para o caso de vazamento de água dentro do manípulo da seringa tríplice. Executar da mesma forma.

Há casos que pode haver a necessidade de substituir a mangueira tripla completa.

Seringa Tríplice Vazando Água pelo botão de acionamento:

Toda vez que há um vazamento de água pelo botão de acionamento, aquela água fica escorrendo pelo manípulo (corpo) da seringa tríplice até chegar às mãos do profissional ou às vezes até chega a cair em cima do paciente.

Realmente se torna um incômodo para ambos, até que o paciente ou o profissional se irrite com essa situação e ficando desconfortável, o profissional para trabalhar e o paciente para aguardar deitado na cadeira odontológica.

As explicações do vazamento de ar pelo botão de acionamento, também valem para o botão de acionamento de água, inclusive os dois tipos de vazamentos.

  • Quando o vazamento de água fica constante mesmo sem acionar o botão
  • Quando ocorre o vazamento de água somente ao acionar o botão

Nesse caso é só seguir o conteúdo já explicado no começo desse artigo.

Vazamento de água pelo bico (gotejando/pingando)

Este tipo de vazamento está totalmente relacionado aos problemas citados com o botão de acionamento de água da seringa, ou seja, resolvendo os reparos ou as substituições, esse vazamento será solucionado.

Saindo ar úmido – misturando ar e água

Este tipo de vazamento também está totalmente relacionado aos problemas citados com o botão de acionamento de água da seringa, onde poderá estar passando uma pequena quantidade de água pelos anéis do botão de acionamento, e desta forma, quando há a saída de ar pelo outro botão, este ar dará a impressão que esteja úmido.

Para esse caso também há outra hipótese, onde o ar que sai do compressor (veja os detalhes nesse conteúdo) e que por muitas vezes, percorre uma distância longa através de tubos e/ou mangueiras, poderá estar sem os devidos filtros e deixando acumular condensados (vestígios de água) dentro desse sistema de distribuição de ar.

Se após executar todos os procedimentos referentes aos botões de água e ar da seringa tríplice e não surtir efeito, ou seja, não solucionar o(s) vazamento(s) de água ou ar, pode começar a por em prática a manutenção no sistema de distribuição de ar, incluindo tubulações, mangueiras, compressor e filtros se tiverem.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Concordo em ter meus dados cadastrados na plataforma MailChimp ( mais informações )
Junte-se a mais de 3.000 visitantes que recebem nossas dicas, informações e ajuda para consertar equipamentos odontológicos. Faça parte de nossa lista VIP e receba dicas de consertos por email, para manter seus equipamentos sempre em dia.
Odiamos SPAM. Seus dados estão 100% Seguros!

Somente desta forma o ar da sua seringa tríplice sairá completamente seco.

Muitos desses procedimentos você mesmo poderá executar, mas se tiver qualquer dúvida, pare o que está fazendo e se informe melhor do assunto.

Recomendações finais

Se ainda estiver com dúvidas é só entrar em contato através dos comentários do artigo, pois terei o maior prazer em responder, e se eu não souber vou pesquisar para obter respostas concretas e colocar no artigo.

Sempre consultar o manual do usuário e solicitar assistência técnica autorizada ou seu técnico de confiança para não ter surpresas desagradáveis como perda da garantia, preços abusivos ou pessoas que se intitulam de técnico e acabam danificando mais seu equipamento.

Espero ter ajudado!

Quer fazer um Curso de Manutenção em Equipamentos odontológicos?

Clique Aqui ou na imagem para saber mais detalhes do Curso!

Cadastre -se em nossa lista "VIP" para ter dicas valiosas de consertos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.