Seringa Tríplice Acessório Obrigatório

A Seringa Tríplice é um acessório obrigatório do Equipamento Odontológico de fácil manuseio.

É indicada em procedimentos odontológicos que requeiram profilaxia apropriada com recursos de limpeza, secagem no tratamento dentário, irrigação, umedecimento, assepsia e para ser usada antes de uma restauração.

DESCRIÇÃO DA SERINGA TRÍPLICE:

A maioria das Seringas Tríplices é produzida com matéria prima de excelente qualidade, conforme as determinações da legislação vigente do nosso país. É claro que há exceções!

Possui jatos de ar e água independentes, proporcionando jatos de ar totalmente secos, mesmo quando acionado imediatamente após o acionamento do jato de água.

seringa tríplice - marcas e modelos

Seringas Tríplices de marcas e modelos diferentes.

No entanto, poderá usar ar e água separados ou a combinação de ambos, formando assim, um spray.

Pode ser acoplada em várias marcas e modelos dependendo de seu encaixe, mas seguindo sempre as orientações do fabricante para o seu uso adequado.

FUNCIONAMENTO DA SERINGA TRÍPLICE:

O desempenho e a qualidade de uma seringa tríplice são plenamente satisfatórios para as atividades as quais se destina e inclusive não oferece nenhum risco para o paciente ou operador.

Para seu uso correto, terá que acoplar as mangueiras de ar e água do equipo aos terminais equivalentes da cabeça da seringa.

Não tem muito segredo, pois na maioria dos equipamentos, a entrada de água é a mangueira mais fina.

mangueiras e seringa tríplice

Mangueiras compatíveis com as seringas tríplices

O funcionamento da seringa é automático através do acionamento dos botões, que faz com que a água e o ar saiam apenas quando são acionados.

A pressão de funcionamento do ar de uma seringa tríplice é de aproximadamente 30 libras de acordo com as especificações de cada fabricante.

O ar utilizado deve ser previamente filtrado a fim de evitar a perda de sua capacidade operacional.

A água deverá ser filtrada para evitar impurezas e consequentemente um futuro entupimento.

A seringa deverá ser manipulada de forma racional, levando-se em conta a resistência do material, as operações a serem realizadas e observando sempre as instruções do fabricante.

CUIDADOS E LIMPEZA DA SERINGA TRÍPLICE:

Verificar diariamente, a fim de manter sempre limpo o bico de passagens de ar e água (ponteira) para prevenir um entupimento;

Se houverem passagens obstruídas, poderão ser limpas com a ajuda da agulha apropriada para este fim.

Procedimento 1:

Retirar a ponteira da seringa para esterilizar por 20min em autoclave a vapor até 135°C após cada tratamento.

Após a recolocação da ponteira e antes de iniciar o tratamento novamente, acione a tecla de ar por alguns segundos, para que durante o tratamento saia ar totalmente seco.

É claro que é muito difícil manter esse controle da ponteira da seringa, nesse curto intervalo de tempo.”

Por esse motivo, foi produzido um produto descartável que é destinado para a prevenção de contaminações cruzadas, para inserir diretamente na ponteira da seringa tríplice.

bicos descartáveis para seringa tríplice

Bicos descartáveis para seringa tríplice

Usando esse produto, aumenta a proteção ao paciente e você ganha mais tempo para organizar seu consultório entre um paciente e outro.

Há profissionais que não gostam de utilizar esse método, dizem que, a saída de ar e/ou água do bico descartável não é suficiente.

Outros dizem que sempre fica armazenado um pouco de água dentro do bico descartável, e com isso, fica gotejando ás vezes, mas essa é uma opinião generalizada, cada profissional tem a capacidade de saber se deve ou não usar esse dispositivo descartável.

Mesmo pensando em uma limpeza mais profunda e detalhada, nunca submergir a seringa em banhos de desinfecção ou ultrassom.

Procedimento 2:

Limpar a parte externa (corpo, cabeça e mangueira) após cada tratamento utilizando álcool 70% ou outro desinfetante que não possua base ácida amoniacal ou cloro, com pano umedecido limpo e macio tipo flanela.

Veja Dicas de Consertos em Equipamentos Odontológicos.

Procedimento 3:

Lubrificar os oring’s (são os anéis de borracha que ficam dentro) da ponteira semanalmente com vaselina líquida, sem retirá-los do local.

Esse foi um breve relato sobre o que é, para que serve, a descrição, o funcionamento, os cuidados e a limpeza de uma Seringa Tríplice.

Mesmo com todos esses cuidados, a seringa não está livre de certos problemas, pois pode enroscar no paciente ou no próprio profissional ao sair da cadeira, e cair no chão amassando partes sensíveis.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Concordo em ter meus dados cadastrados na plataforma MailChimp ( mais informações )
Junte-se a mais de 3.000 visitantes que recebem nossas dicas, informações e ajuda para consertar equipamentos odontológicos. Faça parte de nossa lista VIP e receba dicas de consertos por email, para manter seus equipamentos sempre em dia.
Odiamos SPAM. Seus dados estão 100% Seguros!

Dependendo do tipo de danos causados a ela, poderá ter conserto, mas há danos à mesma que só fazendo substituições de peças ou até mesmo por outra seringa.

Se quiser saber quais defeitos podem aparecer em uma seringa tríplice e conhecer como poderá resolver esses problemas, veja nosso artigo “Seringa Tríplice Vazando”.

RECOMENDAÇÕES FINAIS

Se ainda estiver com dúvidas é só entrar em contato através dos comentários do artigo, pois terei o maior prazer em responder, e se eu não souber vou pesquisar para obter respostas concretas e colocar no artigo.

Sempre consultar o manual do usuário e solicitar assistência técnica autorizada ou seu técnico de confiança para não ter surpresas desagradáveis como perda da garantia, preços abusivos ou pessoas que se intitulam de técnico e acabam danificando mais seu equipamento.

Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe em suas redes sociais, para que outros possam saber também o que você sabe agora, e com essa ação, podemos ajudar mais pessoas.

Espero ter ajudado!

Quer fazer um Curso de Manutenção em Equipamentos odontológicos?

Clique Aqui ou na imagem para saber mais detalhes do Curso!

Cadastre -se em nossa lista "VIP" para ter dicas valiosas de consertos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.