Seringa Tríplice Acessório Obrigatório

 

A Seringa Tríplice é um acessório obrigatório do Equipamento Odontológico de fácil manuseio.

É indicada em procedimentos odontológicos que requeiram profilaxia apropriada com recursos de limpeza, secagem no tratamento dentário, irrigação, umedecimento, assepsia e para ser usada antes de uma restauração.

DESCRIÇÃO DA SERINGA TRÍPLICE

A maioria das Seringas Tríplices é produzida com matéria prima de excelente qualidade, conforme as determinações da legislação vigente do nosso país. É claro que há exceções!

Possui jatos de ar e água independentes, proporcionando jatos de ar totalmente secos, mesmo quando acionado imediatamente após o acionamento do jato de água.

seringa tríplice - marcas e modelos

Seringas Tríplices de marcas e modelos diferentes.

No entanto, poderá usar ar e água separados ou a combinação de ambos, formando assim, um spray.

Pode ser acoplada em várias marcas e modelos dependendo de seu encaixe, mas seguindo sempre as orientações do fabricante para o seu uso adequado.

FUNCIONAMENTO DA SERINGA TRÍPLICE

O desempenho e a qualidade de uma seringa tríplice são plenamente satisfatórios para as atividades as quais se destina e inclusive não oferece nenhum risco para o paciente ou operador.

Para seu uso correto, terá que acoplar as mangueiras de ar e água do equipo aos terminais equivalentes da cabeça da seringa.

Não tem muito segredo, pois na maioria dos equipamentos, a entrada de água é a mangueira mais fina.

mangueiras e seringa tríplice

Mangueiras compatíveis com as seringas tríplices

O funcionamento da seringa é automático através do acionamento dos botões, que faz com que a água e o ar saiam apenas quando são acionados.

A pressão de funcionamento do ar de uma seringa tríplice é de aproximadamente 30 libras de acordo com as especificações de cada fabricante.

O ar utilizado deve ser previamente filtrado a fim de evitar a perda de sua capacidade operacional.

A água deverá ser filtrada para evitar impurezas e consequentemente um futuro entupimento.

A seringa deverá ser manipulada de forma racional, levando-se em conta a resistência do material, as operações a serem realizadas e observando sempre as instruções do fabricante.

CUIDADOS E LIMPEZA DA SERINGA TRÍPLICE

Verificar diariamente, a fim de manter sempre limpo o bico de passagens de ar e água (ponteira) para prevenir um entupimento;

Se houverem passagens obstruídas, poderão ser limpas com a ajuda da agulha apropriada para este fim.

como ser tecnico de equipamentos

Procedimento de limpeza 1

Retirar a ponteira da seringa para esterilizar por 20min em autoclave a vapor até 135°C após cada tratamento.

Após a recolocação da ponteira e antes de iniciar o tratamento novamente, acione a tecla de ar por alguns segundos, para que durante o tratamento saia ar totalmente seco.

É claro que é muito difícil manter esse controle da ponteira da seringa, nesse curto intervalo de tempo.”

Por esse motivo, foi produzido um produto descartável que é destinado para a prevenção de contaminações cruzadas, para inserir diretamente na ponteira da seringa tríplice.

bicos descartáveis para seringa tríplice

Bicos descartáveis para seringa tríplice

Usando esse produto, aumenta a proteção ao paciente e você ganha mais tempo para organizar seu consultório entre um paciente e outro.

Há profissionais que não gostam de utilizar esse método, dizem que, a saída de ar e/ou água do bico descartável não é suficiente.

Outros dizem que sempre fica armazenado um pouco de água dentro do bico descartável, e com isso, fica gotejando ás vezes, mas essa é uma opinião generalizada, cada profissional tem a capacidade de saber se deve ou não usar esse dispositivo descartável.

Mesmo pensando em uma limpeza mais profunda e detalhada, nunca submergir a seringa em banhos de desinfecção ou ultrassom.

Procedimento de limpeza 2

Limpar a parte externa (corpo, cabeça e mangueira) após cada tratamento utilizando álcool 70% ou outro desinfetante que não possua base ácida amoniacal ou cloro, com pano umedecido limpo e macio tipo flanela.

Veja Dicas de Consertos em Equipamentos Odontológicos.

Procedimento de limpeza 3:

Lubrificar os oring’s (são os anéis de borracha que ficam dentro) da ponteira semanalmente com vaselina líquida, sem retirá-los do local.

Conclusão

Esse foi um breve relato sobre o que é, para que serve, a descrição, o funcionamento, os cuidados e a limpeza de uma Seringa Tríplice.

Mesmo com todos esses cuidados, a seringa não está livre de certos problemas, pois pode enroscar no paciente ou no próprio profissional ao sair da cadeira, e cair no chão amassando partes sensíveis.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Concordo em ter meus dados cadastrados na plataforma MailChimp ( mais informações )
Junte-se a mais de 3.000 visitantes que recebem nossas dicas, informações e ajuda para consertar equipamentos odontológicos. Faça parte de nossa lista VIP e receba dicas de consertos por email, para manter seus equipamentos sempre em dia.
Odiamos SPAM. Seus dados estão 100% Seguros!

Dependendo do tipo de danos causados a ela, poderá ter conserto, mas há danos à mesma que só fazendo substituições de peças ou até mesmo por outra seringa.

Se quiser saber quais defeitos podem aparecer em uma seringa tríplice e conhecer como poderá resolver esses problemas, veja nosso artigo “Seringa Tríplice Vazando”.

RECOMENDAÇÕES FINAIS

Se ainda estiver com dúvidas é só entrar em contato através dos comentários do artigo, pois terei o maior prazer em responder, e se eu não souber vou pesquisar para obter respostas concretas e colocar no artigo.

Sempre consultar o manual do usuário e solicitar assistência técnica autorizada ou seu técnico de confiança para não ter surpresas desagradáveis como perda da garantia, preços abusivos ou pessoas que se intitulam de técnico e acabam danificando mais seu equipamento.

Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe em suas redes sociais, para que outros possam saber também o que você sabe agora, e com essa ação, podemos ajudar mais pessoas.

Espero ter ajudado!

Ebook gratuito com várias dicas valiosas de consertos em alguns equipamentos odontológicos!

5 Comentários

  1. ANA PAULA DA SILVA RAMOS

    Boa tarde.
    Antes de esterilizar é necessário limpar. Você disse sobre utilizar um agulha específica para esse fim (limpeza). Qual o nome desta agulha? Com qual indicação/nome encontro este aparato no mercado?

    • Boa tarde Ana Paula, nas dentais você encontra como acessório “agulha para desentupimento de instrumentos”

  2. Aline

    Boa tarde ! Quando a seringa não sai água o que pode ser ? A água está normal na caneta . Já realizei tbm o procedimento de “desentupir “!
    Grata

  3. Pingback: Seringa Tríplice Vazando ar ou água pelos botões ou por dentro do corpo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.