Vazamento de água pela Caneta de Alta Rotação e o Terminal Triplo:

vazamento terminal e caneta
Vazamento de água pela Caneta de Alta Rotação e o Terminal Triplo:
5 (100%) 1 vote[s]

Vazamento de água pela Caneta de Alta Rotação e o Terminal Triplo

Que incômodo e constrangedor é trabalhar com uma Caneta de Alta Rotação vazando água em cima do paciente e/ou escorrendo pela mão e insistentemente pelo braço do profissional que quer trabalhar tranquilo, executar seu serviço com competência e ganhar seu dinheiro por direito, mas a ocasião não ajuda.

Esta situação causa irritação e constrangimento ao profissional, pois com certeza dá até para ler a mente do paciente dizendo “Poxa vida! Não conserta nem o próprio equipamento quem dera meu dente, não voltarei mais aqui…” e a primeira coisa a se pensar é logicamente em chamar a assistência técnica autorizada ou seu técnico de confiança, mas garanto que há algumas possibilidades de conserto imediato pelo próprio dentista e evitando esta situação.

Vazamento de agua entre o terminal e a caneta de alta rotação
Vazamento de agua entre o terminal e a caneta de alta rotação.

Há vários fatores que causam o vazamento de água entre a Caneta de Alta Rotação e o Terminal Triplo ao acionar o pedal de ar para as pontas, e muitos deles como já disse, o próprio dentista consegue solucionar, e neste artigo vou citar alguns desses defeitos.

No fundo da Caneta de Alta Rotação há uma guarnição de silicone com dois furos (borrachinha), que pode estar ressecada e com isso não adianta apertar o terminal ao máximo que não vai vedar o suposto vazamento de água.

Jpeg
Borrachinha dois furos novas e danificadas.

Esta mesma guarnição pode estar cortada e quanto mais aperta o terminal este corte citado se abre mais, e com isso também não veda o suposto vazamento de água. Resumindo este parágrafo; uma borrachinha dessa custa menos de R$ 5,00 e se você tiver uma ou mais guardada, basta retirar com cuidado com um objeto pontiagudo e substituir por uma nova.

Mangueira TriplaA mangueira tripla que encaixa ao terminal, muitas vezes devido ao tempo de uso e as variações de pressão e temperatura, é normal ocasionar um certo alargamento ou ressecamento da mesma, fazendo com que apareçam rachaduras e comece a escapar essa mesma mangueira de seu tubo de água, iniciando assim um pequeno vazamento e com o tempo vai aumentando até chegar à situação incômoda que já citei.

Terminal TrípliceA solução momentânea e muitas vezes duradoura é tentar soltar a parte de trás do terminal, soltar a mangueira, cortar um pequeno pedaço dela, o equivalente a cinco centímetros e recoloca-la novamente e se possível amarrar com o próprio fio dental, mas lembro de que este processo é de emergência o recomendado é chamar a Assistência Técnica Autorizada ou seu Técnico confiança para fazer a substituição total da mangueira.

Porca e Luva do terminal triplo.
Porca e Luva do terminal triplo.

No terminal triplo, há uma pequena porca de aperto interno, que serve para segurar a luva que rosqueia no terminal da Caneta de Alta Rotação, é normal depois de rosquear e desrosquear a Caneta ao Terminal várias vezes esta porca que citei se soltar, e com isso não dá mais o aperto necessário na junção, e ocasiona o vazamento de água.

A solução de imediato é pegar uma peça pontiaguda e chata como uma chave de fenda, segurar o terminal com uma mão e com a outra rosquear a porca interna com a chave de fenda até conseguir um aperto necessário para rosquear a luva ao terminal da caneta sem que solte novamente, e assim que puder, chamar a Assistência Técnica ou seu Técnico de confiança para arrumar adequadamente o terminal ou Apertando a porca dentro da luva do terminal triplo da caneta de alta rotação.substitui-lo.

Apertando a porca dentro da luva do terminal triplo da caneta de alta rotação.

Bom, como já disse… Há vários fatores que causam o vazamento de água entre a Caneta de Alta Rotação e o Terminal Triplo ao acionar o pedal de ar para as pontas, citei alguns para que talvez consigam solucionar sem a presença de um técnico, pois eu sei como é impaciente esperar um técnico.

Há muitos outros lugares para vazar água e vão parecer que também são no mesmo local como aos citados acima, por exemplo, pelo tubo de água da caneta que pode estar torcido ou quebrado, pela rosca do terminal da caneta se estiver espanada não dará o aperto necessário e acontecerá também um vazamento de água, mas não vou entrar em detalhes no momento, pois esses e outros defeitos estão citados no meu livro digital.

Estou sempre à disposição para tirar dúvidas e talvez solucionar problemas, e através deste artigo também convido vocês a conhecerem meu livro digital referente a Canetas de Alta Rotação Odontológica, onde há várias informações úteis e importantes para o manuseio, manutenção, cuidados e muitos defeitos detalhados com suas prováveis causas e possíveis soluções, tudo voltado para Canetas de Alta Rotação Odontológica.

Click Aqui para conhecer o e-book Canetas de Alta Rotação

Garanto que vale a pena ler!

Espero ter ajudado!

49 Visitantes Comentaram em “Vazamento de água pela Caneta de Alta Rotação e o Terminal Triplo:

  1. Oiii, meu compressor a mais de 1 ano liga, carrega normalmente , trabalho no consultório odontológico com ele normalmente, mas ele não desliga, fica o tempo todo ligado fazendo barulho, o correto seria ele fazer 5 minutos de carrega ate 120 e desliga né
    Mas ele fica ligado 24h
    Tenho que fica delegando ele no djuntor quando não tenho paciente . Eu chamei um técnico ele achou que problema era a caixa preta, trocou e não mudou nada, o que eu faço? Será que é essa válvula de retenção? To desesperada!
    E aí fica falando pra eu comprar outro, pois pode ser o motor
    Hoje as pessoas acha que está fácil assim, sair descartando as coisas e comprando novas.
    Disse até que poderia ser meu motor o motivo dele não desligar .

    1. Olá Jackeline, de cara já te digo que não pode ser o motor e vc não tem que comprar outro compressor, te deram informações enganadoras. Há vários motivos e peças para acontecer isso, uma delas pode ser o automático (caixa preta que falaram), pode ser vazamento na rede de distribuição de ar, vazamento pelas conexões do compressor ou do consultório, válvula de retenção, anéis, etc… Como você mesma pode ver há inúmeras possibilidades, nesse caso é indicado começar a verificação pelos vazamentos e daí à troca de peças se necessário.
      Escrevi um Livro Digital que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, dimensionamento, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique em COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital.

      Grato e espero ter ajudado!

  2. oi Luiz mesmo a caneta desacoplada quanto tampo a saída de água sai água na junção onde fica o registro de água e não para abrir para verificar . Parece que com alguma queda empenou .

    1. Olá Raulindo, não entendi muito bem a pergunta, mas se for o que estou imaginando, só tem que sair água no terminal quando for acionado o pedal de ar, mas se estiver saindo água mesmo assim, bem provavelmente é a válvula de distribuição do equipo.

      Grato e espero ter ajudado!

  3. Amigo meu Equipo esta tendo um vazamento nas canetas , mais não por conta de vedação , acho que é da válvula de regulagem , você tem algo sobre esse tipo de defeito ou de como substituir e regular a válvula ?

    1. Olá Luiz Cláudio, cada equipamento odontológico tem seu sistema e sua válvula de regulagem de pressão ou de água e por conta disso cada uma tem um sistema diferente de regulagem, poderia te ajudar um pouco mais se me dissesse mara e modelo de tal equipamento. Vou pensar em postar algo do gênero para ajudar outras pessoas com as mesmas dúvidas que você.

      Grato e espero ter ajudado!

  4. E quando não para o vazamento pela saída de água da caneta fica pingando sozinha somente de estar aberta a válvula

    1. Olá Norton, esse proble se deve realmente á válvula de distribuição de água do equipo, ás vezes só com uma regulagem resolve, mas muitas vezes é necessário a troca de reparos e membranas ou até mesmo a própria válvula. Vou postar um conteúdo abordando esse tipo de defeito e como resolver.

      Grato e espero ter ajudado!

  5. Bom dia Luiz!
    Obrigado pelas dicas.
    Por gentileza, gostaria de saber, porque está vazando água no orifício próximo a broca da caneta de alta rotação, logo depois que tiro o pé do pedal e como se resolve isso?
    Deus o abençoe.

    1. Olá Paulo, esse problema é da válvula de distribuição de água do equipo, as vezes uma regulagem resolve, mas muitas vezes é necessário a substituição de reparos e membranas ou até a própria válvula dependendo do estado da mesma.

      Grato e espero ter ajudado!

  6. Bom dia Luiz!
    Obrigado pelas dicas.
    Por gentileza, gostaria de saber, porque está vazando água no orifício próximo a broca da caneta de alta rotação, logo depois que tiro o pé do pedal e como se resolve isso.
    Deus o abençoe.

  7. Oi Luiz estou com uma caneta poch boton que está vazando em cima ao usar o que fazer?boa tarde

    1. Olá Jadson, não entendi muito bem onde, mas pode ser pela tampa do spray e nesse caso trocar a junta ou até mesmo o kit completo.
      Escrevi um Livro Digital que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Canetas de Alta Rotação Odontológicas. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook.
      Clique em CANETAS ODONTOLÓGICAS e você será redirecionado para o livro digital.

      Grato e espero ter ajudado!

  8. Quando abro a valvula, sai agua pra baixo e pra cima. Ja olhei tudo e nao estou conseguindo achar o defeito. Se vc tiver algum numero de watsapp pra eu te mandar a foto.

  9. E quando o terminal triplo é novo, e a caneta continua vazando agua, mesmo estando parada, pelos furinhos de refrigeração? Chegando ao ponto de ter que cortar toda a agua que vai pra caneta pra ela parar. Oque devo substituir ?

    1. Olá Lucas, esse problema é da válvula de distribuição de água do equipo, as vezes uma regulagem resolve, mas muitas vezes é necessário a substituição de reparos e membranas ou até a própria válvula dependendo do estado da mesma.

      Grato e espero ter ajudado!

  10. boa noite,preciso de sua ajuda,meu equipo da olsen ,não sei mais o que fazer já veio técnico ate eu já tirei o dia pra mexer e o sugador não pucha quase nada,ja foi feito a limpeza das mangueiras , limpado a saída de ar (a agulha) e nada,poderia me ajudar? por que sera que não pucha quase nada? em menos de 1 min trabalhando entope ta virado no que é aquilo.

    1. Olá Juliano, realmente as dicas que irei te dar acho que vc já executou mas… verificar a peneirinha do sugador, obstruções na mangueira (sujeira e dobras indesejadas), agulha do ejetor e pressão de trabalho do ar do compressor. Isso tudo influencia no baixo rendimento da sucção.

      Grato e espero ter ajudado!

  11. Oi Luis. Me diga uma coisa, e o que fazer quando acontece o contrário. Não está saindo água da seringa triplice e nem da alta. Na verdade, só umas gotinhas…
    E quando tiro o ar do compressor, também não sai água, somente ar.
    Obrigado pela atenção!

  12. Olá, !!!
    estou com um problema, NENHUMA caneta tem mais irrigação, comprei uma nova, com insucesso!!!O que pode ser!!!

    1. Olá Samed, primeiramente deverá fazer uma varredura em seu sistema de distribuição de água do equipo até sua caneta para achar possíveis interrupções como dobras, vazamentos e sujeiras no sistema. Se são todas as canetas que vc coloca e está com mesmo problema, com essa varredura irá solucionar, mas se quer algo mais em específico, verifique as especificações de outras canetas.
      Escrevi um Livro Digital que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Canetas de Alta Rotação Odontológicas. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook.
      Clique em CANETAS ODONTOLÓGICAS e você será redirecionado para o livro digital.

      Grato e espero ter ajudado!

  13. Boa tarde! Veja se pode me ajudar!? Depois que tiro o pé do pedal, a caneta continua soltando água, é bem pouco mas solta! Qdo uso uma caneta as vezes uma outra fica gotejando! Oque pode ser? Obrigado!

    1. Olá Luiz, esse problema é da válvula de distribuição de água do equipo, as vezes uma regulagem resolve, mas muitas vezes é necessário a substituição de reparos e membranas ou até a própria válvula dependendo do estado da mesma.

      Grato e espero ter ajudado!

  14. Bom dia !
    Estou com vazamento na seringa triplice ao ser acionada e também libera água junto com ar qdo acionado .
    O que posso fazer ?
    Como faço pra desmontar a seringa tríplice e ver o problema ?

    1. Olá Joice, pode ser vários problemas, mas de imediato deverá drenar o compressor de ar por completo, drenar o filtro de ar inclusive esperando sair toda a água da rede de distribuição (mangueiras). Depois disso se não solucionar bem provavelmente terá que trocar os anéis ou até o botão da seringa tríplice.

      Grato e espero ter ajudado!

  15. Ola Luiz!
    gostei muito das suas dicas.
    eu quero motar uma loja na minha cidade de revenda de equipamentos e peças de reposição.
    você pode me ajudar?

  16. Luiz boa tarde, a borracha vem com um relevo em volta de cada furo, esse relevo fica para o lado da caneta ou do lado do engate?

        1. Qdo falo do vazamento não é no engate é o orifício de saída de água da caneta msmo, nos três furinhos la de cima! Obr.

  17. Oi, o modelo de minha caneta é dentscler pode haver diferença no terminal por isso o vazamento? AS borrachas e o terminal estão em perfeito estado? Obrigada

    1. Olá Fabiana, às vezes pode ocorrer sim uma pequena diferença nos terminais, mas geralmente isso é fácil de resolver, pois em alguns terminais a profundidade da porca com rosca é mais funda que outras e então neste caso basta acrescentar mais uma borrachinha de silicone para não dar vazamento.

  18. Gostei muito das suas dicas e espero sempre entrar em contato com voce.Obrigado que Deus o abençoe.

  19. Ola ,
    parabens pelo blog !
    voce pode me informar por e-mail qual o nome da peca onde colocamos a caneta de alta no cart? nao eh a mangueira, e sim o “suporte”…
    obrigado , Marcelo Rezende

    1. Olá Marcelo, obrigado pelo comentário. A peça que conecta na caneta chama-se Terminal Triplo e a peça que a caneta fica apoiada no cart chama-se Suporte de Descanso de Peças de Mão. Espero que seja isso que queria saber! Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Canetas de Alta Rotação Odontológicas. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link CANETAS ODONTOLÓGICAS e você será redirecionado para o livro digital (ebook).
      Grato e espero ter ajudado!

    1. Olá Guilherme, muito obrigado pelo incentivo e as palavras…
      Escrevi um Livro Digital (ebook) que tem muitas dicas de cuidados,como comprar corretamente, manutenção, defeitos, causas prováveis e soluções de problemas tudo voltado para Compressores Odontológicos. Vale a pena ter e ler todas as informações contidas neste ebook. Clique no link COMPRESSORES e você será redirecionado para o livro digital (ebook).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entre em Contato por Email
Facebook
Twitter