Luz do Refletor Odontológico Oscilando

A Luz do Refletor Odontológico Oscilando, muitas vezes causa irritação no dentista.

Quando o dentista está mais precisando daquele auxilio do refletor para iluminar a boca do paciente, este mesmo começa a apagar e acender repentinamente ou quando movimenta o cabeçote de um lado para outro ou de cima para baixo ele apaga ou mesmo sem mexer em nada, oscila.

Imaginem o dentista mexendo em um dente superior ou fazendo uma cirurgia demorada, cansativa e para piorar vai anoitecendo e esse equipamento chamado refletor, começa a falhar, e assim fica por muito tempo a Luz do Refletor Odontológico Oscilando.

dicas de consertos para refletor odontológico

Deve ser muito desgastante e irritante mesmo, pois não precisa nem dizer nada, até parece que já estou “escutando” palavrões por pensamento.

Há vários fatores que podem influenciar este tipo de defeito.

Um refletor odontológico com lâmpada halógena esquenta muito, devido a sua própria estrutura e construção dos componentes.

Um refletor desse tipo de construção através de uma lâmpada halógena, produz uma luminosidade de 15.000 a 35.000 lux através de uma fonte de energia 110 v ou 220 v, onde irá passar por um transformador de tensão que abaixa essa tensão para 12 v e uma corrente de 3 amperes.

Articulação e Cabeçote refletor

Uma lâmpada halógena para esse tipo de refletor tem características de serem construídas com vidro resistente ao calor, tensão de 12 v, potência de 55 w e é considerada lâmpada branca quente com 4.500K a 5.500K de temperatura da mesma.

Com o próprio tempo de uso é normal que todo esse conjunto de componentes que compõe o refletor odontológico, aqueça e se desgaste causando oxidações, ressecamento e até derretimento de algumas peças.

Pode ser uma fiação antiga que devido ao tempo de uso e o aquecimento constante, estes fios ficam recozidos e escuros internamente e rígidos por fora, impedindo a passagem da tensão, ou melhor, a corrente elétrica, pois é ela que produz o aquecimento nos fios.

Vamos ver agora o que realmente pode causar a oscilação na Luz do Refletor Odontológico. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Concordo em ter meus dados cadastrados na plataforma MailChimp ( mais informações )
Junte-se a mais de 3.000 visitantes que recebem nossas dicas, informações e ajuda para consertar equipamentos odontológicos. Faça parte de nossa lista VIP e receba dicas de consertos por email, para manter seus equipamentos sempre em dia.
Odiamos SPAM. Seus dados estão 100% Seguros!

Luz do Refletor Odontológico Oscilando com fiação muito antiga:

– Pode ser uma fiação com muitas emendas, onde as mesmas com o tempo e os movimentos das articulações e cabeçote do refletor, se afrouxam e causam desligamentos temporários, e com isso, causa também maior aquecimento onde impede momentaneamente a passagem de tensão e corrente elétrica.

Junções dos fios através de terminais:

– Pode ser as junções ou terminais de ligações entre os fios, devido ao aquecimento constante, os mesmos criam uma espécie de isolamento nos contatos, impedindo a passagem de tensão e corrente elétrica.

Terminais-de-fios

Fio semi-partido caracterizando mau contato:

– Pode ser um fio semi-partido, onde os condutores internos “na maioria são de cobre”, se desligam e religam em espaços curtos de tempo, fazendo com que oscile a luminosidade da lâmpada halógena, caracterizando como um mau contato.

Fios retorcitos dentro das articulações:

– Pode ser fios retorcidos dentro do tubo de passagem desses fios, pois há alguns modelos de refletor que tem um pino limitador de movimento lateral e esse pino às vezes entorta ou até quebra devido a movimentos bruscos, ficando assim, livre o movimento de 360º torcendo toda a fiação.

fios torcidos refletor odontológico

 

Luz do Refletor Odontológico Oscilando com oxidação nas partes metálicas:

– Pode ser nas partes metálicas (alumínio, cobre e latão) que também sofrem aquecimento e deterioração devido ao próprio tempo de uso, criando assim uma oxidação nessas peças fazendo um isolamento momentâneo onde a oscilação da luminosidade da lâmpada se destaca.

Lâmpada com mau contato:

– Pode ser o filamento da própria lâmpada que está quebrado, mas está apenas encostado em seus contatos, mas quando há o movimento do cabeçote do refletor, este filamento se solta momentaneamente e volta devido aos movimentos.

lâmpada halógena h3

Defeitos através do pedal:

– Tem cadeiras que o comando de liga e desliga do refletor além de ter uma chave no cabeçote pode ter também no pedal de comando da cadeira, onde poderá ocasionar os mesmos defeitos citados acima.

– O refletor da cadeira Kavo Unik quando começa a oscilar constantemente ou até desligar por um longo período e voltar a ligar novamente sozinho, pode até serem alguns desses defeitos citados acima, mas pode ser também um problema de reset na placa da cadeira para solucionar esse problema.

SOLUÇÃO: Trocar a fiação completa e os terminais de ligação entre os fios eliminando assim, várias hipóteses de defeitos citados acima.

Fazer uma boa raspagem com uma lixa fina para ferro nas partes metálicas “às vezes só isso já ajuda e resolve” e já que está fazendo uma manutenção adequada, aproveita e troca a lâmpada, pois tem um valor pequeno no bolso, mas um valor enorme no uso.

Se já estiver na hora de trocar sua cadeira porque está com vários problemas, então Clique Aqui!

Se estiver ainda com dúvidas é só entrar em contato através dos comentários do artigo, pois terei o maior prazer em responder e se eu não souber vou pesquisar para obter respostas e colocar no artigo.

Veja também nosso conteúdo de dicas de consertos Clicando Aqui!

Recomendações finais.

Se ainda estiver com dúvidas é só entrar em contato através dos comentários do artigo, pois terei o maior prazer em responder, e se eu não souber vou pesquisar para obter respostas concretas e colocar no artigo.

Sempre consultar o manual do usuário e solicitar assistência técnica autorizada ou seu técnico de confiança para não ter surpresas desagradáveis como perda da garantia, preços abusivos ou pessoas que se intitulam de técnico e acabam danificando mais seu equipamento.

Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe em suas redes sociais, para que outros possam saber também o que você sabe agora, e com essa ação, podemos ajudar mais pessoas.

Espero ter ajudado!

Quer fazer um Curso de Manutenção em Equipamentos odontológicos?

Clique Aqui ou na imagem para saber mais detalhes do Curso!

Cadastre -se em nossa lista "VIP" para ter dicas valiosas de consertos!

83 Comentários

  1. Vanessa

    Meu refletir esta assim, não aguento de raiva …. preciso de u a ajuda.

  2. Oi boa tarde meu pobl má e é o seguinte toda a vez que o refletor acende ele fica fraco até mesmo apaga coloquei o multímetro para testar à corrente e quando o refletor apaga amperagem do multímetro aumenta quando ele volta o normal a amperagem cai conclusão pode ser a lâmpada porque a fiação tá passando carga normal a lâmpada enfraquece mas a carga não cai ela aumenta que você acha?

  3. Jusciley

    Bom dia olha meu poblema e o led do refletor fica fraquinho já medir com multímetro na hora que ele aparece e fica fraco a amperagem do multímetro sobe na hora que ele volta normal ele cai um pouco a amperagem . Conclusão o defeito será a lâmpada porque a fiação não para de mandar corrente o manda menos na hora que tá fraco o led

  4. Fernanda Faria Resende

    Bom dia, a luz da lâmpada do meu refletor está refletindo toda espalhada, como faço pra concentrar a sua luminosidade de forma que ilumine apenas na boca do paciente?

    • Olá Fernanda, preciso saber de qual refletor estamos falando, pois só assim posso te orientar melhor. Se puder inclusive enviar imagens ficaria melhor o entendimento.

    • Waltermary

      Gostaria de saber como faço pra apagar a luz do refletor no pisando no pedal, pois já programei a cadeira mas luz não estar apagando, ela acende quando a cadeira fixa na posição que controlamos, mas após isso ela permanece acesa.

  5. Katia Merker

    Olá. Tenho uma cadeira Gnatus mais antiga. O refletor já troquei 3 lampadas sendo a última halogena e todas quando ligo no interruptor, elas acendem e queimam. Não sei o que é e um técnico cobrou caro só a visita. Sou micropigmentadora.
    Poderia me dar alguma dica?

    • Olá Katia, creio que já nos falamos por email e whatsapp, mas respondendo a sua pergunta… pode ser fiação, transformador fora do padrão ou até emendas e conectores de fios.

  6. Fabiana

    Olá, o que deve ser quando está passando muita energia para o refletor? Queima muito rápido a lâmpada.
    Me ajuda 😉

    • Olá Fabiana, se está esquentando muito e rápido, pode ser a fiação ou o transformador.

      Espero ter ajudado!

  7. Nelio

    Montei uma cadeira odontológica nova da KaVo mas o refletor fica acesso direto o que pode ser ?

  8. Eduardo Trucco

    Estou passando por algo semelhante por aqui. Mas verifiquei as conexões e tudo mais e ok. Mas acho que comprei uma lâmpada chinesa de baixa qualidade.
    Tenho uma de 100w mas não sei se o sistema suporta essa potência.
    Gnatus cabeçote Refletor Modelo Persus.
    Obrigado

    • Olá Eduardo, verifique também se não está tendo um pequeno isolamento no cobre.

  9. Ola minha cadeira e uma gnatus landus LX . ela esta com problema na lampada ja troquei a lampada ja troquei o reator que vai em cima . mas nada faz funcionar . oque pode ser ?

  10. Juliana

    Olá! Meu equipo é KaVo Unik, gostaria de trocar a lâmpada por uma de led…o técnico diz q para eu ter um reflexos com led só trocando o esquilo inteiro , pois não dá p fazer isso….e verdade? Não existe uma maneira?

    • Olá Juliana, direto realmente não dá para instalar o refletor de LED, mas há como fazer umas modificações e trocar o sistema por LED.
      Grato e espero ter ajudado!

  11. Elenilson

    Estou precisando do transformador que vai para a lâmpada de cadeira de dentista…como dever qual vou comprar pois a cadeira é antiga e o transformador queimou e não dá para ver suas descrições.

    • Olá Elenilson, preciso saber qual marca e modelo da cadeira, mas em geral usa entrada 11ov ou 22ov e saída de 12v.

  12. Antonio Cesar

    Boa tarde… Temos 1 cadeira Gnatus com assento travado. Já reiniciamos pelo Jump e no início funcionou, mas agora não adianta mais. Ela faz a subida e descida ao reiniciar, mas quando colocada em operação simplesmente não aceita o comando.

    • Olá Antonio, acho que o reset não funciona mais para essa cadeira, verifique a placa.

  13. Fernanda Bernardes Giubilei

    Boa tarde, toda vez que o compressor dispara, a luza da cadeira dealiga sozinha. Acha que devo chamar tecnico ou eletricista para verificar o provlema? Obrigada

    • Olá Fernanda, tudo depende de onde está ligado o compressor e como está ligado. Pode ser problema de chamar um eletricista.

  14. Gustavo de Melo

    Por favor, onde fica o FUSÍVEL do REFLETOR de equipo GNATUS. A lampada nao está queimada. quero conferir se o fusivel está. mas nao encontro o fusivel! obrigado

    • Olá Gustavo, cada modelo tem seu lugar específico para o fusível, preciso saber modelo e se possível uma imagem.

  15. evaldo

    qual o modelo do fio a ser utilizado no refletor, fabricante modelo etc.

  16. lucas

    Teria como eu ligar um refletor desses odontologicos, que sao 12v, na tomada 110v?

    • Olá Lucas, sim desde que tenha um transformador de tensão para ele. 110v X 12v.

  17. Rafael

    Quanto custa em média para se trocar a fiação da cadeira (a parte ligada ao refletor)? Tô com esse problema de oscilação, lembro ter queimado o fusível e ter feito uma ligação direta na energia (sem o fusível) e a lâmpada, mesmo nova, oscila mt

    • Olá Rafael, isso vai muito de técnico para técnico e o tipo de fiação vc quer utilizar.

  18. Jorge Cardoso

    olá , tenho uma cadeira dabi d700, o butão do refletor não está funcionando, o refletor só acende quando zeramos a cadeira usando o botão automático. o que pode ser? retirei o rele, acho que é isso o nome, onde fica acoplado o botão e não está queimado

  19. Henrique Rodrigues

    Boa noite, sobre refletores:
    1. Onde comprar SOMENTE O CASE (espelho) para o refletor (DABI antigo)? Parece com o espelho de uma luz de projetor, o meu não está refletindo bem!!
    Tempos atras eu desmontava uma luz queimada de projetor e utilizava o espelho!!!
    2. Ha uma sugestão para substituir o conjunto (CASE + LUZ) por luz de LED!!! Tem ideia do modelo, vatagem, ou seja que lede comprar!!!???

    • Henrique Rodrigues

      O modelo do meu refletor acho que é FOCUS!!! tem duas lampadas internas, parece a cabeça do “ET”.

    • Olá Henrique, esse modelo é bem antigo mesmo, mas tem como fazer uma adaptação por outro ao menos mais rescente.

  20. Anderson

    Tenho uma cadeira Olsen, quando acionado a lâmpada do refletor ligava mas dava um bip e apagava, a lâmpada está OK, mas agora nem ligar e apagar com o bip está, sabe me dizere se é algum fusível e onde ele fica?

    • Olá Anderson, realmente não tenho muito conhecimento da marca Olsen, não posso ajudar no momento, mas vou atrás de respostas.

  21. bruna gonçalves

    comprei um Ultrassom Dental Odontológico E Veterinário Altsonic 2, é zero, funcionou três vezes e travou, só sai água, o motorzinho na traseira funciona mas a ponta nao funciona, já troquei a ponta e nada, parece travado. Devo acionar a garantia ou dá para arrumar desmontando?

    • Olá Bruna, nesse caso é melhor acionar a assistência técnica autorizada devido a garantia.

  22. Luiz Cabral

    Parabéns pelas suas orientações, bastante claras e efetivas. Tenho um conjunto Olsen há cerca de 08 anos. O refletor funcionava com 03 estágios de luminosidade, sendo o primeiro o mais forte. Há alguns meses o primeiro estágio dá o clic mais não acende, só acende a lampada no segundo e terceiro estágios. Um “técnico” (curioso) disse que eu poderia deixar para só funcionar 01 estágio, o qual seria o mais forte. Seria possível fazer isto? Poderia me orientar como fazer esta ligação? Ficarei grato pela informação..

    • Olá Luiz, sim tem como fazer isso. Só não tenho condições no momento de te passar as ligações.

  23. Joycel

    Olá boa tarde.
    Meu refletor desligou derrepente.Ai fui olhar a lâmpada estava preta
    Como faço tira la? Tentei de vagar e achei duro.Minha cadeira e Croma da Dani.Obrigada

  24. Bernardo

    Prezado Luis, Tecnho um equipamento Dabi… fiz a troca do cabecote inteiro reflex ld Halogena por outro reflex ld LED….. o tecnico instalou ele e logo depois de uma hora de instalado onde eu estava trabalhando e usando ele, comecou perder forca de luz intensidade….. no outro dia quando liguei novamente, ele estava praticamente sem intensidade nenhuma….. ate que nao ligou mais por um determinado tempo…. resolvi esperar e testar novamente onde foi que ele ligou novamente porem denovo sem intensidade nenhuma, quando desliguei e liguei denovo, ai nao ligou mais! Peco sua ajuda? O que pode ser?

  25. Av. jeremias zorzetti, 50, bairro Pio Gomes Catalaão - Go

    Luiz, realmente suas dicas são importantes. Deu certo. Descobri fio partido em vários pontos oferecendo mau contato. Preciso trocar o fio por outro de igual especificação. Troquei por fio comum e durou só 2 meses partiu de novo. Estou em Goiás e local com nenhum técnico no assunto. Eu mesmo troco. Preciso de sua ajuda: especificação do fio original de minha cadeira: Dabi Atlante modêlo Croma Plus. Sei que o diâmetro é de 1 mm² e o fio deve ser de uma liga que o torna superflexível para não quebrar quando das manobras do refletor. Preciso também onde posso encontrar este fio. Na Dabi e seus revendedores e técnicos espalhados no mercado só se fazer eles virar fio, pois não conseguem e não vendem tal fio. A Dabi por sua vez é péssima para atender ao cliente. Jogam para sua assist. técnica e eles por sua vez também reclamam dela que não cumpre com os pedidos de materiais. Se puder me enviar contato e telefone de quem vende agradeço muito. Meu email cadamiao@hotmail.com, fone tim( 041-64 981496333 ) ou vivo ( 01534 999396333). Obrigado desde já.

  26. Junior

    Olá bom dia, gostaria de saber o modelo de uma lâmpada de led para substituir a halogena do refletor da cadeira e se a de led tem q por reator?

  27. Patricia Abreu

    Ola Luiz!
    Adquiri de um colega um equipo olsen siena Flex c quase 2 anos de uso. A Luz do refletor começou a não acender automático quando posicionava o paciente na posição programada. Agora faz 2 meses que a luz do refletor não acende mais. Pode ser o caso de ter q trocar a placa? Como posso fazer pra saber se eh problema de placa ou outro defeito de mau contato.?

  28. Marcelo Moreno

    Olá ! Preciso de uma informação , fui reinstalar uma cadeira olsen Turim com volta zero que estava ligada no 220 usamos um tranformador da tomada da parede de 110V para 220v e observamos ela fazer os movimentos bem devagar ai reparamos que o transformador estava invertido depois ligar corretamente o transformador a cadeira fez os movimento vapido de volta zero e parou chequei os fusivel normal com exceção os três Fusivel da placa digital de 4 amperes o que pode ter ocorrido

  29. Karl Marx Freitas

    Tenho uma cadeira da Olsen – Siena. Já veio Dois Técnico para Manutenção na Cadeira. O problema é o Refletor que não liga. Antes eu desligava e ligava a cadeira e resolvia, mais agora não resolve. Já testamos a Lâmpada e o técnico falou que tem continuidade entre a placa e refletor. É defeito na Placa?

  30. Danyel henrique

    Minha cadeira genatus ta com as canetas sendo acionadas mesmo na bandeija

  31. Eloisio ferreira da silva

    Cadeira OLSEM o refletor no cabeçote comeca a descer sosinho tentei apertar uma porca grande que tem no interior mas a chave nao acessa aquele ponto. como faço para apertar mais para ele parar de descer?

    Agradeço

    • Boa tarde Eloisio, realmente essa porca é a que dá aperto na mola e tem que ter muito cuidado ao apertá-la para não soltar nada e/ou estourar algo, pois é muito perigoso. Tem que ter a chave certa. Se tiver descendo muito é melhor verificar a mola.

  32. Dr Guilherme Costa

    Troquei a lampada do meu REFLETOR GNATUS e está fazendo uma sombra no meio da luz o que pode ser

    • Pode ser uma regulagem no defletor ou no tubo onde encaixa a lâmpada (para frente ou para trás).

      • Mirian Cosendey

        como ajusto o foco para tirar a sombra central no foco?

  33. Marcel yamaguchi

    Tenho uma cadeira Olsen ..Depois de uma queda de energia , ela ficou na intensidade fraca..Não consigo mais deixa la na intensidade forte…o que pode ser isso?

    • Verifique se houve uma sobrecarga, pois pode ter danificado transformador ou algum componente da placa.

    • Amanda Nunes de Sousa Costa

      Já tentou aumentar a intensidade no pedal! A minha eu aperto e fico segurando o botão do refletor o pedal, dae ela vai aumentando gradualmente a intensidade! Nunca deixo na máxima, pq esquenta demais e sempre faz ela desligar sozinha!

  34. daiana ferraz

    Olá, minha lâmpada do refletor está queimando muito, uma vez por mês. Tem um fusível que queima também. Testamos a corrente da cadeira, que é alternada e a lâmpada trabalha com contínua. Colocamos um terminal que altera a corrente para a lâmpada de alternada para contínua. Tem aquecimento também…
    O que poderia ser??? Obrigada!!!

    • Olá Daiana, verifique a fiação para ver se não têm emendas e verifique também o transformador.

  35. christiana

    Meu refletor é um kavo unik e a lampada queimou. Ouvi dizer que é a mesma lampada de farol de moto. É verdade? A diferença de preço é muito grande! Será que tem como adaptar esta lampada de farol? Como devo fazer?

    • Olá Christiana, sim é verdade. Basta ter as mesmas configurações de tensão e potência que são 12V X 55Watts, alguns modelos tem um terminal direto na lâmpada e outros tem um rabicho (fio com terminal na ponta), só verificar qual é o seu modelo e usar as lâmpadas mais conhecidas como Osram, Philips entre outras.

      • Henrique

        Olá, sou eng. eletricista e as vezes dou uma mão pro meu pai, que é dentista. Pois bem, o pepino dessa vez é que a lampada do refletor queimou (a de 12V 55w com um rabicho.) Troquei por outra igual, da osram, aparentemente original. Acontece que durou só um mês e queimou. (a original durou anos) O estranho é que o filamento da lampada nao rompeu, mas uma conexão interna no pé dela. Exatamente onde a ponta do fio do rabicho é soldada a um ferrinho dentro da lampada que leva energia ao filamento. Conseguiu visualizar o ponto que estou falando? É na base da lampada mesmo, naquela parte das conexoes internas. Mas o bizarro é que esse ponto que se soltou, aconteceu uma especie de oxidação, nao foi uma simples quebra. Estava soltando um pó branco que chegou a espalhar pelas partes internas do refletor… os metais dessa conexão interna do rabicho simplesmente “oxidaram” e se desfizeram. Pois bem , troquei a lâmpada de novo e agora vamos ver o que acontece… Sei que o calor acelera as reações quimicas de oxidação, inclusive esse refletor ja teve problemas de mal contato por oxidação nas peças de cobre, mas já resolvi. Só achei muito estranho a lampada ter se deteriorado com tão pouco tempo de uso.
        Sabe o que pode ter acontecido?
        (a lampada antiga havia queimado era o filamento mesmo… as conexões da base dela estavam sem oxidação)

        • Henrique

          Ah, a tensão entregue pelo transformador está normal… 11-12V

  36. Juciara Alves

    Uma certa vez um técnico me indicou a usar lâmpada a msm que se usa em carro, estou tendo que comprar sempre elas queimam e aquecem muito.
    Me ajude por favor!! Uso a de 12 v
    Obrigada!

    • Olá Juciara, realmente a lâmpada mencionada é igual as usadas pelos fabricantes, procure usar de marcas boas e conhecidas como Osram, Philips entre outras… Agora se está aquecendo muito como você mesma disse é preventivo verificar a fiação, terminais, transformador e emendas se tiver, pois esses componentes fazem aquecer todo o conjunto e ocasionando a queima da lâmpada.

  37. Marcelo

    Prezado Luís,
    Pata substituir a lâmpada do refletor por uns de led é só trocar a lâmpada ou é preciso trocar mais alguma peça?

    • Olá Marcelo, recomendo substituir o conjunto todo, pois terá garantia de melhorias e de equipamento.

  38. junior veles da silva

    Minha cadeira odontológica é nova mas o foco da luz diminuiu o que posso fazer para regular o foco porque a lâmpada é nova mas o foco da luz deu uma fechada

    • Olá Junior, apesar que a cadeira é nova como você mesmo mencionou, verifique se não está solto o tubo metálico onde prende a lâmpada perto do defletor, pois isso, pode ter se soltado levemente e alterado a amplitude do foco de luz.

  39. Angelo Marcos

    companheiro um colega dentista pediu para olhar a lampada do refletor da cadeira,
    verifiquei se estava queimada mas não retirei e liguei novamente estava chegando tensão mas a lampada não ascendeu sera que a corrente que esta chegando não sera suficiente ou esta com problema na placa da cpu ?

    • Bom dia Angelo, realmente as vezes cria uma certa oxidação nas peças do refletor que não deixa passar a corrente e consequentemente não acende a lâmpada. Tente passar uma lixa fina nas peças de latão e trocar os terminais, geralmente esse processo já faz funcionar.
      Estou a disposição e espero ter ajudado!
      Grato.

  40. Emanuela

    Olá, meu refletor simplesmente parou de funcionar. Já olhei a lâmpada que está ok, não há fios desemcapados e/ou sem isolamento, sem sinal de curto. Porém ao olhar com o eletricista vimos que tem um fio (marrom) solto… É um fio com corrente.. mas não sei se é o que leva energia ao refletor. Ao colocá-lo saiu um pouco de fumaça, então desliguei imediatamente. Pode me ajudar. Aqui não há técnico.

    • Emanuela

      O fio marrom fica na base da cadeira. Vimos ao retirar a tampa na frente onde tem o botão liga/ desliga.

    • Boa tarde dra. Emanuela realmente espero que já tenha resolvido o problema com seu refletor, mas se não o tiver feito preciso das especificações do mesmo como mar e modelo ou melhor ainda, uma foto do refletor para poder auxiliá-la. Estou a sua disposição se precisar.
      Grato pelo contato.

  41. eridson de almeida mendes

    meu refletor e kavo e dabi quero aumentar a lluminosidade o que devo fazer

    • Olá Eridson, primeiramente verifique a fiação se há terminais oxidados ou emendas, após isso verifique a tensão de saída do transformador, às vezes devido ao tempo de uso é normal ter uma queda de tensão no mesmo, pois o isolamento pode estar com avarias e já não ter mais o mesmo desempenho e nesse caso seria apenas trocar o transformador e lâmpada adequada.
      Vale a pena tentar para não gastar muito.
      Grato pelo contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.