Fita Zebrada na Autoclave Odontológica

Neste artigo vou citar o processo de estar usando a Fita Zebrada na Autoclave Odontológica, que é um material para ser usado em processos de monitoramento de esterilização.

Ela auxilia na verificação do ciclo da autoclave indicando se todos os instrumentais passaram pelo processo de esterilização, e assim deixando os instrumentos marcados e adequados para o uso imediato ou posterior.

Qualificar o trabalho do equipamento e assegurar a integridade do material após o processo de esterilização é a função da fita adesiva zebrada.

A fita é ideal para identificar pacotes que serão esterilizados em autoclave, fazendo a tinta reativa, reagir com a temperatura e pressão da autoclave, mudando de cor, indicando que passou pelo processo de esterilização.

Sua única função é diferenciar um produto que passou pelo processo ou não.

fita para autoclave

Fita Zebrada para uso em Autoclave Odontológica

Ela não indica qualidade no processo, não sendo aceita pela ANVISA como único indicador para autoclaves.

A autoclave é indicada para produtos utilizados em ambientes de maior risco ou que trabalhem com atividades de contato direto, então por esse motivo a fita zebrada para autoclave só pode ser utilizada para os fins citados acima, pois a mesma é um indicador químico classe 1.

COMO SÃO CLASSIFICADOS OS INDICADORES QUÍMICOS?

Monitorização química

Monitorização Química

Existem indicadores específicos para cada processo de esterilização e conforme a norma ISO 11.140:2006 (ISO, 2006) os indicadores químicos se dividem em seis categorias:

INDICADOR CLASSE 1:

Indicador de processo – indicador externo que distingue materiais processados de não processados. Ex.: Fita zebrada;

INDICADOR CLASSE 2:

Indicador para uso em testes específicos – usado em situações relevantes ao equipamento, como o teste da eficácia da bomba de vácuo. Ex.: Teste de Bowie Dick;

INDICADOR CLASSE 3:

Indicador de um parâmetro – monitora apenas um dos parâmetros críticos do processo de esterilização (SOBECC, 2005; recomendações práticas em processos de esterilização em estabelecimentos de saúde, 2000);

INDICADOR CLASSE 4:

Indicador multi-parâmetros – indicador interno que monitora 2 ou mais parâmetros críticos do processo de esterilização;

INDICADOR CLASSE 5:

Indicador integrador – indicador interno que monitora todos os parâmetros críticos do processo de esterilização;

INDICADOR CLASSE 6:

Indicador emulador ou simulador – indicador interno que monitora todos os parâmetros críticos do processo de esterilização e não reage até que 95% do tempo de ciclo sejam concluídos (SOBECC, 2005).

Agora vamos ver como funciona a Fita Zebrada na Autoclave Odontológica.

Com faixas diagonais que contam com a aplicação de substâncias químicas como a tinta indicativa que contém um substrato que reage a uma determinada temperatura mudando sua tonalidade.

A fita adesiva para autoclave demonstra as reações diretamente em seu corpo após passar pelo mesmo processo de esterilização que o equipamento realiza nos demais produtos.

fita com a demonstração antes e depois da esterilização

Demonstração de mudança da fita após a esterilização

Através da alteração de cores a fita zebrada para autoclave indica a mudança de temperatura, intensidade de contato com o vapor e o tempo de atuação.

Em cada indicação o produto especifica se a esterilização foi ou não bem sucedida para um resultado de desinfecção.

A fita para autoclave é confeccionada através de normas definidas pela ANVISA e normas técnicas ISO que indicam o tipo de químicos que devem ter em sua composição.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Concordo em ter meus dados cadastrados na plataforma MailChimp ( mais informações )
Junte-se a mais de 3.000 visitantes que recebem nossas dicas, informações e ajuda para consertar equipamentos odontológicos. Faça parte de nossa lista VIP e receba dicas de consertos por email, para manter seus equipamentos sempre em dia.
Odiamos SPAM. Seus dados estão 100% Seguros!

Deve conter a sua validade, em quais materiais a fixação é recomendável, as dimensões de rolos comercializáveis e a variação de modelos compatível com as demandas do mercado.

Com isso, a fita zebrada para autoclave proporciona garantia de qualidade no funcionamento dos equipamentos e indica a necessidade de manutenções, além de realizar verificações condizentes com o material e, consequentemente, assegurar os processos de cada empresa.

A fita é isenta de registro no Ministério da Saúde, poia a mesma é composta de papel crepe tratado, tinta reativa ao vapor da autoclave, adesivo a base de borracha e resina, não é estéril, não é reutilizável e só é indicada para pacotes e volumes que serão submetidos à esterilização por vapor.

A exposição ao calor e a radiação UV podem causar alteração ou degradação do produto.

Informações retiradas de fornecedores desse tipo de produto e vale a pena ressaltar o uso adequado para cada situação do mesmo e seguir as orientações do próprio fabricante.

Veja nosso conteúdo de canetas odontológicas.

Se precisar de assistência técnica, veja nosso site.

Recomendações finais.

Se ainda estiver com dúvidas é só entrar em contato através dos comentários do artigo, pois terei o maior prazer em responder, e se eu não souber vou pesquisar para obter respostas concretas e colocar no artigo.

Sempre consultar o manual do usuário e solicitar assistência técnica autorizada ou seu técnico de confiança para não ter surpresas desagradáveis como perda da garantia, preços abusivos ou pessoas que se intitulam de técnico e acabam danificando mais seu equipamento.

Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe em suas redes sociais, para que outros possam saber também o que você sabe agora, e com essa ação, podemos ajudar mais pessoas.

Espero ter ajudado!

Quer fazer um Curso de Manutenção em Equipamentos odontológicos?

Clique Aqui ou na imagem para saber mais detalhes do Curso!

Cadastre -se em nossa lista "VIP" para ter dicas valiosas de consertos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.