Fita Zebrada na Autoclave Odontológica
Neste artigo vou citar o processo de estar usando a Fita Zebrada na Autoclave Odontológica, que é um material para ser usado em processos de monitoramento de esterilização.
Para que serve a Fita Zebrada?
Ela auxilia na verificação do ciclo da autoclave indicando se todos os instrumentais passaram pelo processo de esterilização, e assim deixando os instrumentos marcados e adequados para o uso imediato ou posterior.
Qualificar o trabalho do equipamento e assegurar a integridade do material após o processo de esterilização é a função da fita adesiva zebrada.
A fita é ideal para identificar pacotes que serão esterilizados em autoclave, fazendo a tinta reativa, reagir com a temperatura e pressão da autoclave, mudando de cor, indicando que passou pelo processo de esterilização.
Sua única função é diferenciar um produto que passou pelo processo ou não.
Ela não indica qualidade no processo, não sendo aceita pela ANVISA como único indicador para autoclaves.
Conceito Autoclave e Fita Zebrada
A autoclave é indicada para produtos utilizados em ambientes de maior risco ou que trabalhem com atividades de contato direto, então por esse motivo a fita zebrada para autoclave só pode ser utilizada para os fins citados acima, pois a mesma é um indicador químico classe 1.
- Aproveita e veja também nosso artigo de como aumentar a durabilidade da caneta de alta rotação.
COMO SÃO CLASSIFICADOS OS INDICADORES QUÍMICOS?
Existem indicadores específicos para cada processo de esterilização e conforme a norma ISO 11.140:2006 (ISO, 2006) os indicadores químicos se dividem em seis categorias:
INDICADOR CLASSE 1:
Indicador de processo – indicador externo que distingue materiais processados de não processados. Ex.: Fita zebrada;
INDICADOR CLASSE 2:
Indicador para uso em testes específicos – usado em situações relevantes ao equipamento, como o teste da eficácia da bomba de vácuo. Ex.: Teste de Bowie Dick;
INDICADOR CLASSE 3:
Indicador de um parâmetro – monitora apenas um dos parâmetros críticos do processo de esterilização (SOBECC, 2005; recomendações práticas em processos de esterilização em estabelecimentos de saúde, 2000);
INDICADOR CLASSE 4:
Indicador multi-parâmetros – indicador interno que monitora 2 ou mais parâmetros críticos do processo de esterilização;
INDICADOR CLASSE 5:
Indicador integrador – indicador interno que monitora todos os parâmetros críticos do processo de esterilização;
INDICADOR CLASSE 6:
Indicador emulador ou simulador – indicador interno que monitora todos os parâmetros críticos do processo de esterilização e não reage até que 95% do tempo de ciclo sejam concluídos (SOBECC, 2005).
Como funciona a Fita Zebrada na Autoclave Odontológica?
Com faixas diagonais que contam com a aplicação de substâncias químicas como a tinta indicativa que contém um substrato que reage a uma determinada temperatura mudando sua tonalidade.
A fita adesiva para autoclave demonstra as reações diretamente em seu corpo após passar pelo mesmo processo de esterilização que o equipamento realiza nos demais produtos.
Através da alteração de cores a fita zebrada para autoclave indica a mudança de temperatura, intensidade de contato com o vapor e o tempo de atuação.
Em cada indicação o produto especifica se a esterilização foi ou não bem sucedida para um resultado de desinfecção.
Confecção
A fita para autoclave é confeccionada através de normas definidas pela ANVISA e normas técnicas ISO que indicam o tipo de químicos que devem ter em sua composição.
Deve conter a sua validade, em quais materiais a fixação é recomendável, as dimensões de rolos comercializáveis e a variação de modelos compatível com as demandas do mercado.
Com isso, a fita zebrada para autoclave proporciona garantia de qualidade no funcionamento dos equipamentos e indica a necessidade de manutenções, além de realizar verificações condizentes com o material e, consequentemente, assegurar os processos de cada empresa.
A fita é isenta de registro no Ministério da Saúde, poia a mesma é composta de papel crepe tratado, tinta reativa ao vapor da autoclave, adesivo a base de borracha e resina, não é estéril, não é reutilizável e só é indicada para pacotes e volumes que serão submetidos à esterilização por vapor.
A exposição ao calor e a radiação UV podem causar alteração ou degradação do produto.
Informações retiradas de fornecedores desse tipo de produto e vale a pena ressaltar o uso adequado para cada situação do mesmo e seguir as orientações do próprio fabricante.
Veja nosso conteúdo de canetas odontológicas.
Se precisar de assistência técnica, veja nosso site.
Recomendações finais.
Se ainda estiver com dúvidas é só entrar em contato através dos comentários do artigo, pois terei o maior prazer em responder, e se eu não souber vou pesquisar para obter respostas concretas e colocar no artigo.
Sempre consultar o manual do usuário e solicitar assistência técnica autorizada ou seu técnico de confiança para não ter surpresas desagradáveis como perda da garantia, preços abusivos ou pessoas que se intitulam de técnico e acabam danificando mais seu equipamento.
Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe em suas redes sociais, para que outros possam saber também o que você sabe agora, e com essa ação, podemos ajudar mais pessoas.
Espero ter ajudado!
5 Comentários