Como efetuar uma boa Revelação Radiográfica Odontológica

Muitas vezes os profissionais Dentistas solicitam uma assistência técnica autorizada ou um técnico especializado para resolver alguns problemas com o aparelho de Raios-X, mas muitas vezes o problema está apenas no próprio ambiente de trabalho para obter uma boa revelação radiográfica odontológica

Para evitar algum inconveniente com o técnico, neste artigo vou citar algumas dicas de como efetuar uma boa Revelação Radiográfica Odontológica.

Para se obter uma boa revelação radiográfica é necessário seguir alguns itens de grande importância como trocar constantemente a água de lavagem do filme, para que não ocorra nenhum tipo de descoloração química e atrapalhe a revelação.

Utilize sempre uma iluminação adequada na câmara escura, pois não adianta possuir uma boa caixa reveladora e deixá-la próxima a uma janela com claridade excessiva, com certeza não vai sair boa a revelação, se sair.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Concordo em ter meus dados cadastrados na plataforma MailChimp ( mais informações )
Junte-se a mais de 3.000 visitantes que recebem nossas dicas, informações e ajuda para consertar equipamentos odontológicos. Faça parte de nossa lista VIP e receba dicas de consertos por email, para manter seus equipamentos sempre em dia.
Odiamos SPAM. Seus dados estão 100% Seguros!

Se no local onde está instalada a caixa escura, o dentista utilizar lâmpada fria (branca), esta deverá ser no máximo de 15 watts, e ainda assim, manipular os filmes com uma distância mínima de 1 metro para que não altere o resultado final da revelação.

Câmaras Escuras

Câmaras Escuras para revelações odontológicas

Para aqueles que usam uma caixa reveladora com paredes vermelhas, há a necessidade de uma iluminação mais adequada, pois este tipo de construção da caixa não filtra adequadamente a luz, e com isso também altera o resultado da revelação.

Sigam estas dicas e boas revelações…

Precisando de aparelho de Raio-x? Veja esse!

Veja também nosso conteúdo de dicas de consertos em equipamentos odontológicos Clicando Aqui!

Recomendações finais.

Se ainda estiver com dúvidas é só entrar em contato através dos comentários do artigo, pois terei o maior prazer em responder, e se eu não souber vou pesquisar para obter respostas concretas e colocar no artigo.

Sempre consultar o manual do usuário e solicitar assistência técnica autorizada ou seu técnico de confiança para não ter surpresas desagradáveis como perda da garantia, preços abusivos ou pessoas que se intitulam de técnico e acabam danificando mais seu equipamento.

Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe em suas redes sociais, para que outros possam saber também o que você sabe agora, e com essa ação, podemos ajudar mais pessoas.

Espero ter ajudado!

Quer fazer um Curso de Manutenção em Equipamentos odontológicos?

Clique Aqui ou na imagem para saber mais detalhes do Curso!

Cadastre -se em nossa lista "VIP" para ter dicas valiosas de consertos!

6 Comentários

  1. Jose Pereira cardoso

    Estou começando na profissão recibo eletrônico odonto e acompanho os seus blogs parabéns
    Estou com autoclave Bioex 12L e na termina o ciclo
    E o único problema que tenho sonhado até agora
    O que faço?

    • Olá José, obrigado pelo elogio. Me desculpe, mas realmente nunca gostei de trabalhar com autoclave, pois tomavam muito tempo, coisa que não tinha muito rsrs. Para não ficar sem executar o serviço na época, eu terceirizava a um amigo de profissão. Conclusão, realmente sendo sincero, não tenho condições de te ajudar. Me desculpe.

  2. Joao Celso do Valle

    Minha esposa é dentista eu faço a manutenção em seu consultorio, preciso de ajuda no raio x dabi atlante spectro 70 x . Qdo tira a radiografia o mesmo da sinal que executou normalmente dando sinal caracteristico. porem ao colocar para revelar a radiografia sai em branco pode me ajudar com este problema? Desde já agradeço.

    • Olá João, primeiramente verificar os líquidos se estão bons e na ordem certa, depois verificar os fios da saída do cabeçote, depois disso e por um técnico especializado verificar a ampola.

  3. Muito boa as dicas!

    Professor! será que você poderia deixar mais dicas sobre manutenção de Raio X . É que eu estou com dois Raio X, um quando liga, queima o fusível e o outro não liga.Nessa situação o que fazer? Será que você pode me ajudar?

    • Olá Davi, assim que possível vou colocando artigos variados aqui no blog, mas já te aviso que de RX vão ser poucos, pois terceirizava esse tipo de serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.