Garrafinha de água retorcida do Profi II Cerâmic Dabi Atlante

A Garrafinha de água do Profi II Cerâmic Dabi Atlante com Bomba Peristáltica, já ficou alguma vez igual a imagem abaixo?

Esse tipo de garrafinha (reservatório) de água, é construído para aguentar pressão e tem validade indeterminada.

Mas o que aconteceu com essa garrafinha, foi exatamente ao contrário, ela sofreu um vácuo.

Quando um mecanismo injeta ar em um recipiente fechado, dentro se forma a pressão e quando e há um mecanismo para retirar toda essa pressão interna, dentro desse recipiente forma -se um vácuo (ausência de ar atmosférico).

Bomba Peristáltica, é utilizada nos aparelhos de profilaxia para bombear a água do reservatório para a Caneta do Ultrssom e a Caneta do Jato de Bicarbonato.

Não se assustem, mas se não ficou pode ficar…

Se já aconteceu algo parecido, entenda primeiro o funcionamento para que eu possa lhes explicar o defeito.

Garrafinhas Montagem

Hoje em dia, alguns aparelhos de profilaxia usam a bomba peristáltica para enviar a água para as pontas de jato e ultrassom.

Essa Bomba Peristáltica trabalha girando suas roldanas internas pressionando constantemente a mangueira maleável que passa entre elas, e dessa forma gera uma força centrífuga dentro da garrafinha, fazendo com que esta mesma força puxe a água, e a envie para a ponta necessária do aparelho (jato ou ultrassom).

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Concordo em ter meus dados cadastrados na plataforma MailChimp ( mais informações )
Junte-se a mais de 3.000 visitantes que recebem nossas dicas, informações e ajuda para consertar equipamentos odontológicos. Faça parte de nossa lista VIP e receba dicas de consertos por email, para manter seus equipamentos sempre em dia.
Odiamos SPAM. Seus dados estão 100% Seguros!

Na tampa da garrafinha há um pequeno tubo saliente de metal onde se encaixa a mangueira para fazer a sucção e posteriormente o envio da água.

Nesta mesma tampa também têm um pequeno tampão sextavado com um minúsculo orifício que faz a função de não deixar criar vácuo dentro da garrafinha (retirar o ar interno).

Jpeg

Quando este orifício se entope por vários motivos, dentro da garrafinha se cria um vácuo e começa a puxar a água juntamente com o ar, fazendo com que puxe a parte interna da garrafinha para o centro da mesma, ficando assim toda deformada.

SOLUÇÃO: Desobstrua este minúsculo orifício com a ponta de uma lima de endo, tomando o devido cuidado de não quebrar a ponta da lima dentro do orifício, e fazer a substituição da garrafinha por uma nova.

Observação: Têm meios de desamassar a garrafinha, mas não é recomendável, pois pode ter ficado marcada e com frissuras podendo dar vazamentos ou até ficado enfraquecida e explodir. E convenhamos, um artigo tão barato não vale a pena arriscar a integridade do aparelho e do profissional, não é?

Recomendações finais.

Se ainda estiver com dúvidas é só entrar em contato através dos comentários do artigo, pois terei o maior prazer em responder, e se eu não souber vou pesquisar para obter respostas concretas e colocar no artigo.

Sempre consultar o manual do usuário e solicitar assistência técnica autorizada ou seu técnico de confiança para não ter surpresas desagradáveis como perda da garantia, preços abusivos ou pessoas que se intitulam de técnico e acabam danificando mais seu equipamento.

Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe em suas redes sociais, para que outros possam saber também o que você sabe agora, e com essa ação, podemos ajudar mais pessoas.

Espero ter ajudado!

Quer fazer um Curso de Manutenção em Equipamentos odontológicos?

Clique Aqui ou na imagem para saber mais detalhes do Curso!

Cadastre -se em nossa lista "VIP" para ter dicas valiosas de consertos!

9 Comentários

  1. Miro Souzza

    Caro luiz
    primeiramente parabenizo pela iniciativa de criar um site de orientações.
    A garrafa pet da minha cadeira kavo amadeus esta explodindo, já é a terceira garrafa que troco. Sempre as originais, não uso nada paralelo. Sera que a pressão do meu compressor esta muito alta ? Com seria a pressão ideal ?

    • Boa noite Miro, realmente em primeiro lugar é verificar a pressão que sai do compressor e por onde esse ar passa. Precisa ver se tem filtro regulador e se está funcionando corretamente. Pressão ideal 80psi.

  2. Lilian da Silva Campos Iba Rodrigues

    Ola gostaria de saber oq esta havendo com meu Profi, pois quando aciono a opção de jato d bicarbonato a ponta d ultrassom q sai agua e não sei bicarbonato. obrigada

  3. joao nunes guimaraes filho

    gostei muito das dicas tecnicas..

    • Jorge Silva

      Como sempre bons artigos e com explicações objetivas. Parabéns . Aproveito para perguntar!!! quando não sai água na caneta de ultrassom do profi NEO Dabi…o que pode ser? Na caneta de dentística sai água naturalmente. como são 02 solenóides…o que pode ser…entupimento ou o próprio solenóide…como saber?

      • Luiz Técnico

        Olá Jorge obrigado pelo elogio. Nesse caso vai ter sim que testar a solenóide, tem que abrir o aparelho.

        • bruno

          quando a água sai fraca pode ser problema da válvula peristaltica?
          já verifiquei e não tem entupimento nas mangueiras

          • Olá Bruno. Se já verificou as mangueiras, bem provavelmente será problema com a válvula. Às vezes essa mangueirinha bem fina pode criar imperfeições ou até um pequeno furo, quase que imperceptível.

    • celide

      Excelente dica super funcionou comigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.