11 Dicas para Aumentar a Durabilidade da Caneta de Alta Rotação

Nesse artigo vou passar informações que ao longo do tempo de minha profissão como técnico odontológico verifiquei que algumas ações aplicadas nas canetas realmente dão certo, e por esse motivo, vou deixar aqui 11 Dicas para Aumentar a Durabilidade da Caneta de Alta Rotação, pois espero que pratique essas ações em seu consultório.

As canetas de alta rotação têm várias finalidades no ramo da odontologia, entre elas temos a preparação de cavidades, remoção de cáries, restaurações, odontosecção, acabamentos e outros.

De acordo com essas informações, podemos dizer que elas são de suma importância nos consultórios odontológicos, pois sem elas não tem como trabalhar.

Ás vezes o dentista sem mesmo saber, pode estar comprometendo a durabilidade de suas canetas de alta rotação.

Isso pode acontecer principalmente se o profissional trabalha muito com a mesma caneta sem fazer o rodízio adequado com as demais, se no caso tiver outras.

Para tentar ajudar a amenizar esse problema, vou listar algumas Dicas para aumentar a Durabilidade da Caneta de Alta Rotação.

Confira abaixo uma lista bem elaborada para te ajudar com 11 Dicas para Aumentar a Durabilidade da Caneta de Alta Rotação:

1 – Nunca passar somente álcool a 70% na parte externa da Caneta e nunca deixar de limpá-la com uma escova, pois somente o álcool não remove os detritos e sujeiras, ocasionando assim, um ambiente propício para proliferação de novas bactérias, comprometendo sua caneta e a saúde de seus pacientes.Dicas de durabilidade caneta alcool-70-apenas para limpeza

2 – Para esterilizar sua Caneta de Alta Rotação remova a broca, acione por uns 30 segundos, execute a desinfecção da superfície com álcool 70%, lubrifique com óleo ou spray nos locais indicados pelo fabricante, retire o excesso de óleo, empacote e leve à autoclave e antes de utilizar a mesma, lubrifique novamente.

3 – Utilize somente brocas de boa qualidade, com medidas recomendadas pelo fabricante e de preferência em boas condições, pois as brocas com diâmetro fora das especificações e de má qualidade causam um maior desgaste e aquecimento na turbina da caneta de alta rotação.Não usar broca em mau estado de uso

4 – Faça a lubrificação recomendada que seja a de no mínimo duas vezes ao dia, pois as canetas bem lubrificadas mantêm a qualidade dos rolamentos e o correto funcionamento da turbina completa.

5 – Quando não estiver usando a caneta de alta rotação, retire a broca para que a assistente ou o paciente ou até mesmo você enrosque nela e deixe – a cair no chão, e assim danificando partes internas como a turbina ou amaçando a cabeça da mesma.

como ser tecnico de equipamentos

6 – O sistema de refrigeração da caneta de alta rotação é composto de válvulas, mangueiras e reservatório de água, isso significa que há um longo trajeto para essa água chegar até a sua caneta, então é recomendado usar somente água filtrada e de preferência destilada. Se achar que é complicado ficar comprando litros ou galões de água, então produza a sua própria água destilada.

dicas de conservação com a destiladora de água

Produza sua própria água destilada com uma Destiladora.

7 – Nunca lave as canetas de alta rotação em limpadores ultrassônicos, pois podem danificar as partes internas da mesma.

8 – Nunca esterilize a caneta em equipamentos de calor seco (estufa), pois o calor sem nenhum tipo de umidade e/ou vapor danifica os rolamentos e os anéis de borracha que tem dentro da cabeça da mesma. Utilize sempre Autoclave. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Concordo em ter meus dados cadastrados na plataforma MailChimp ( mais informações )
Junte-se a mais de 3.000 visitantes que recebem nossas dicas, informações e ajuda para consertar equipamentos odontológicos. Faça parte de nossa lista VIP e receba dicas de consertos por email, para manter seus equipamentos sempre em dia.
Odiamos SPAM. Seus dados estão 100% Seguros!

9 – Nunca deixe mergulhada a caneta em solventes, óleos ou soluções de limpeza, pois os solventes e soluções de limpeza podem danificar interna e externamente sua caneta e o óleo em excesso fica impregnado acumulando mais sujeira nas partes internas.

10 – Tente sempre usar compressores de ar isentos de óleo, pois o óleo  misturado no ar de propulsão acelera o desgaste da turbina da caneta, comprometendo a potência, mas se já estiver usando um a óleo, use filtros adequados para esse fim, e nesse caso é indispensável o uso de filtro secador.

Compressor Odontológico Isento de Óleo

Dê sempre preferência a um Compressor isento de óleo.

11 – Se você tem uma caneta de alta rotação com sistema de encaixe de brocas do tipo FG (Flex Grip), ou seja, encaixar a broca através de um saca brocas, então essa dica é para você, que para evitar a deformação de brocas com pontas finas, utilize o orifício localizado na parte inferior do sacador de brocas, pois assim, não força a turbina de sua caneta e nem tem o risco de entortar a broca que pode danificar a turbina de sua caneta.colocar broca ponta fina pelo saca broca

Essas são apenas dicas de conservação e modo correto de utilizar uma Caneta de Alta Rotação e se você colocar em prática as informações citadas neste conteúdo, suas canetas passarão a ter uma durabilidade maior.

Recomendações finais.

Se ainda estiver com dúvidas é só entrar em contato através dos comentários do artigo, pois terei o maior prazer em responder, e se eu não souber vou pesquisar para obter respostas concretas e colocar no artigo.

Sempre consultar o manual do usuário e solicitar assistência técnica autorizada ou seu técnico de confiança para não ter surpresas desagradáveis como perda da garantia, preços abusivos ou pessoas que se intitulam de técnico e acabam danificando mais seu equipamento.

Se você achou este conteúdo interessante, compartilhe em suas redes sociais, para que outros possam saber também o que você sabe agora, e com essa ação, podemos ajudar mais pessoas.

Espero ter ajudado!

Quer fazer um Curso de Manutenção em Equipamentos odontológicos?

Clique Aqui ou na imagem para saber mais detalhes do Curso!

Ebook gratuito com várias dicas valiosas de consertos em alguns equipamentos odontológicos!

1 Comentário

  1. Pingback: Fita Zebrada na Autoclave Odontológica - Quando e como usar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.